quinta-feira, abril 30, 2009

Automóveis - Pininfarina BlueCar já tem 3.300 pedidos de compra

Idealizado por Andrea Pininfarina, que morreu em 2008, modelo pode salvar o estúdio italiano.


O belo carro elétrico criado por Pininfarina e Bolloré sob o nome de B0 se transformou no BlueCar. É o mesmo nome que a Bolloré escolheu para o carro que mostrou no Salão de Genebra de 2007, mas, por sorte, a aparência é bem mais atraente. Tão atraente que as empresas já anunciam ter nas mãos 3.300 pedidos pelo carro. Considerando que elas começaram a aceitar encomendas em março, é um resultado melhor do que qualquer um poderia ter imaginado.

A divisão de tarefas entre as duas é simples. O estúdio de design italiano fabrica a carroceria e aplica nela o sistema propulsor elétrico criado pela Bolloré, com destaque para as baterias da empresa francesa. E que baterias... Elas são de lítio-metal-polímero (LMP), que não tem líquidos, mas películas de polímeros (uma espécie de plástico) atuando como meio entre os elementos que geram eletricidade na bateria, o anodo e o catodo. Toda essa explicação técnica serve apenas para dizer que essa bateria é melhor que as outras em termos de peso e volume.

Com a nova tecnologia, a BatScap, braço do grupo Bolloré e criador do sistema, afirma que uma bateria pode ser de 4 a 5 vezes mais leve e de 2 a 3 vezes menos volumosa que outra bateria de capacidade semelhante, mas que utilize chumbo, por exemplo

Aplicadas ao BlueCar, essas baterias permitem que o carrinho chegue à máxima de 130 km/h (limitada eletronicamente, para poupar as baterias), acelere de 0 a 60 km/h em 6,3 s e rode até 250 km. Isso é autonomia suficiente para os deslocamentos urbanos diários da esmagadora maioria das pessoas.

Considerando que o BlueCar tem 3,65 m de comprimento, 1,72 de largura e 1,60 de altura, com um porta-malas de 200 l, ABS, airbags, direção e freio de mão elétricos e ar-condicionado de série, é um desempenho excelente.

Dá até para fazer uma viagem curta de ida e volta ou um pouquinho mais longa, se a volta não tiver de ser no mesmo dia. As baterias do BlueCar levam 4 horas para serem plenamente recarregadas. Recargas leves, em 10 ou 20 minutos, podem permitir deslocamentos curtos. No teto e na grade dianteira, o BlueCar tem painéis de células fotovoltaicas que ajudam a manter as baterias carregadas com a luz do sol. Em ultrapassagens, o BlueCar conta a ajuda de supercapacitores. Esses elementos fornecem energia em picos de necessidade e a conseguem a partir da força da frenagem, que em carros comuns é desperdiçada em forma de calor.

Andrea Pininfarina, idealizador do carro, morreu em 7 de agosto de 2008. Sucedido por seu irmão, Paolo Pininfarina, ele teria gostado do resultado final de seu projeto, que será comercializado a partir de 2010.

A produção do carro vai seguir o ritmo da de baterias. A empresa espera fabricar 10 mil unidades no ano que vem, chegando a 60 mil unidades em 2015. Pode ser pouco. Ao ritmo de 3.300 pedidos por mês, a Pininfarina chegaria em 29,7 mil pessoas para atender até o final de 2009.

Como 2010 terá só 10 mil unidades do carro, a fila de espera pode ficar longa demais, uma excelente notícia para a Pininfarina, que vinha enfrentando sérias dificuldades financeiras. Nada como um carro elétrico para recarregar as baterias do estúdio.
Veja mais: http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/MSNNoticia_conteudo.vxlpub?hnid=41959

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