segunda-feira, abril 20, 2009

Doutrina e Cultura Umbandista - Pai Ogum e Jorge da Capadócia

Por Monica Berezutchi*

No mês de abril, mais precisa­mente dia 23, é comemorado nos Templos de Umbanda, o dia de Pai Ogum. Orixá da Lei Maior, que rege atra­vés das suas essências eólicas, direcio­nando, abrindo caminho, quebrando de­manda. Protetor incansável de seus filhos que lutam por um mundo melhor, que ainda carregam dentro de si a mo­ral, a honra, o caráter, a retidão e a le­­al­dade. Palavras essas que a princípio pa­recem muito fáceis de praticar, mas só quem as pratica de verdade, no mundo em que vivemos, sente o impacto que causa nas outras pessoas, achando que tais atitudes são “falsas”, e que hoje não existem mais pessoas com conteúdos interiores nobres.

Por isso, sofrem discriminação, são per­seguidas, vilipendiadas e acusadas de querer apa­rentar o que não são. Com todas essas acusações e atra­vés delas, só se sabe realmente quem é de fato um filho de Ogum, aquele que passa por isso, e mesmo assim não se corrompe, não desce seu nível vibrató­rio, não compro­mete sua espiritualida­de, e principalmente não destrói seus princípios.

Pai Ogum tem a liberdade de percor­rer os campos da consciência dos seus filhos, aqueles que são verdadeiros ma­nifestadores de suas essências vivas e Divinas. Em suas manifestações, o Orixá Pai Ogum quando ‘incorpora’ em seus filhos traz uma postura de guerreiro.

O seu elemento é o ferro e suas armas simbólicas são: espadas, lanças e escudos. Suas pedras são: granada, hematita, rubi, magnetita, sodalita e ágata azul. Suas cores: vermelho, azul escuro, branco e prata. Saudação: Ogum Yê! Seus pontos cantados são fortes e marciais.

Os guias espirituais que se mani­festam sobre a irradiação de Pai Ogum são: fortes, firmes e direcionadores, tendo como missão trazer a ordem, a disciplina, tanto do ambiente quanto da mente dos médiuns e consulentes. Qualidades de Pai Ogum:
Pai Ogum Matinata; Pai Ogum Beira Mar; Pai Ogum Iara; Pai Ogum Megê; Pai Ogum 7 Espadas;
Pai Ogum de Lei; Pai Ogum Rompe Mato.
Temos o sincretismo: São Jorge e Santo Expedito.
Flores: Cravo vermelho, crista de galo, palma vermelha, antúrio, espa­da de São Jorge.
Ponto de Força: Campo aberto, encruzilhada, estrada e caminhos. Tudo é regido por uma Lei imutável: a Lei do Criador, que é a ordem das coi­sas em todos os planos da vida e em todos os níveis consciências. Lei Divina é a Lei Maior, que rege tudo e a todos e conduz para sua senda evolutiva.
A Lei da Umbanda é essa Lei de Deus, justa e poderosa. As outras leis estão dento dela: carma, reencar­nação, causa e efeito e afinidades. A Lei Maior é o campo de atuação de Pai Ogum, que ordena os procedi­mentos, os processos e as normas ditadas pelo Divino Criador, anulando tudo que estiver em desacordo com ela. Seu campo de atuação é a linha divisória entre a razão, a emoção e a orde­nação dos processos e proce­dimentos.

É o Senhor do Movi­mento, o Senhor dos Caminhos e das Es­tradas, o Senhor que Quebra Demandas e Arrebenta as Amarras e nos liberta. Quando a Lei quer recompensar, é Ogum quem nos dá. Quando caminha­mos rumo à Luz, Ogum está à nossa di­rei­ta para nos proteger com seus símbolos, escudos e espadas. Que o escudo de Pai Ogum possa proteger todos àqueles que, trabalham na Umbanda com o objetivo da verda­deira fé, amor e caridade.

Saravá Ogum!
Salve Ogum! Axé Ogum!

Jorge da Capadócia

Musica/poesia/oração de dominio publico

Gravada por Jorge Ben Jor / Caetano Veloso / Racionais MC / Fernanda Abreu

Jorge sentou praça na cavalaria
E eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia
Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Para que meus inimigos tenham pés... e não me alcancem!
Para que meus inimigos tenham mãos...
não me peguem, não me toquem!
Para que meus inimigos tenham olhos... e não me vejam!
E nem mesmo um pensamento eles possam ter...
para me fazerem mal!
Armas de fogo...
Meu corpo não alcançarão!
Facas, lanças se quebrem...
Sem o meu corpo tocar!
Cordas, correntes se arrebentem...
Sem o meu corpo amarrar!
Pois eu estou vestido...
Com as roupas e as armas de Jorge ! ! !

Jorge é de Capadócia...
Salve Jorge!
Jorge é de Capadócia...
Salve Jorge!
Salve Jorge!
Salve Jorge!

Fonte: Monica Berezutchi* é Sacerdotiza de Umbanda responsavel pelo Templo da Luz Dourada e Idealizadora dos Cursos: Portal de Luz do Pai Obaluayê, Doutrina e Cultura Umbandista, Desvendando a Umbanda - Único Encontro. Também ministra os cursos de: Teologia de Umbanda Sagrada (Idealizado por Rubens Saraceni) e Sacerdócio de Umbanda Sagrada (Preparada por Rubens Saraceni). No Templo da Luz Dourada também há: CURSO DE DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO
Endereço: Av. Vila Ema, 3593 - Vila Ema Tel.: (11) 2302 - 4087
E-mails: curso@luzdourada.org.br - izabel@luzdourada.org.br

Nenhum comentário: