segunda-feira, abril 13, 2009

Negócios - Skype pode ser vendido para seus fundadores

Os fundadores do Skype, serviço de VoIP atualmente controlado pelo eBay, estão analisando a possibilidade de comprar de volta a companhia, vendida há quatro anos para o site de leilão americano.

Niklas Zennstrom e Janus Friis entraram em contato com diversas empresas de private equity com o objetivo de fazer uma proposta pelo Skype, de acordo com reportagem do New York Times. O Skype está crescendo em ritmo acelerado e em 2008 gerou 550 milhões de dólares em receita. A companhia foi adquirida pelo eBay após a ex-CEO do site, Meg Whitman, chegar à conclusão de que o Skype atrairia seus clientes. Entretanto, o atual CEO do eBay, John Donahoe, declarou recentemente que não existe sinergia entre o serviço de VoIP e o eBay, que também controla o serviço de pagamentos online PayPal.

Donahoe afirmou que estava disposto a fazer o que fosse melhor para ambas as companhias, o que foi interpretado por analistas de Wall Street como interesse em vender o Skype.

De acordo com fonte familiar ao assunto entrevistada pelo NYT, os fundadores do Skype estão tentando levantar cerca de 1 bilhão de dólares de investidores.

Analistas vêm pressionando o eBay para tornar as operações do Skype e do PayPal independentes ou vendê-las, o que resultaria em lucros maiores para os acionistas do site de leilão.
Fonte: Reuters - http://www.adnews.com.br/negocios.php?id=86749

Nenhum comentário: