segunda-feira, abril 13, 2009

Pianista Ana Fridman resgata a obra de Chiquinha Gonzaga em show na Caixa Cultural em São Paulo

A pianista e compositora Ana Fridman resgata a obra menos conhecida da compositora e maestrina Chiquinha Gonzaga no show “A Chiquinha Que Não Tocou no Rádio”, que a CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111) promoverá de 23 a 26 de abril. No dia 25, a artista realizará um workshop de música aberto ao público (veja abaixo). Ambos os eventos têm entrada franca.

A obra de Chiquinha é revisitada por meio de arranjos concebidos pela compositora e pelo contrabaixista e compositor Gilberto Assis para uma formação instrumental, propondo um diálogo entre passado e presente.

Chiquinha Gonzaga é uma das compositoras mais relevantes e reverenciadas da história da música brasileira, tanto pelo valor musical e estético de sua obra, quanto pelo seu pioneirismo a exemplo no fato de ser a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

Entretanto, o que se conhece e se difunde de Chiquinha Gonzaga está bastante relacionado aos temas musicais que a tornaram popular, como os temas "Ó Abre Alas" e "Lua Branca" entre outros. “A Chiquinha Que Não Tocou No Rádio” contempla as composições menos difundidas da maestrina, como por exemplo, “A Chinelinha do Meu Amor” e “Cananéia”.

Ana Fridman considera as composições de Chiquinha Gonzaga de uma riqueza indescritível. “Os temas são vivos, alegres e, por vezes, muito líricos, revelando a personalidade forte da compositora.

Buscamos em nossos arranjos uma conversa através do tempo: tomamos emprestados os temas e damos nossa contribuição musical sob um olhar contemporâneo, sem em nenhum momento perder de vista o fato de querer que o público conheça mais a autora, respeitando e revivendo sua grande obra.”

Sobre a sensação de revisitar a obra da maestrina, Ana completa: “Ao interpretar e rearranjar Chiquinha Gonzaga sinto-me mais viva, vibrante. É mesmo como se pudesse conversar com ela através de sua música!”

“A Chiquinha que não Tocou no Rádio” tem participações de Ronen Altman (bandolim e bandola), Vitor Lopes (gaita), Isabel de Latorre (clarinete e clarone) e Sérgio Reze (set de bateria e percussão), além de Ana Fridman (piano) e Gilberto Assis (baixo), músicos atuantes no cenário da música instrumental e orquestral paulistana, conferindo ao projeto um resultado sonoro de qualidade. Depois de São Paulo, o show seguirá para Curitiba e Brasília, com o patrocínio da CAIXA Cultural.

O show “A Chiquinha Que Não Tocou no Rádio” será realizado na CAIXA Cultural (Praça da Sé, 111), no Grande Salão, de 23 a 26 de abril, às 19h. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. São 100 lugares. A classificação é livre. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3321-4400 ou no site www.caixa.gov.br/caixacultural.

WORKSHOP

A pianista Ana Fridman realizará o workshop “Música e Movimento”, no dia 25 de abril, às 17h30, na Sala de Oficinas, no 6° andar do Edifício Sé (Praça da Sé, 111). O encontro é aberto a participantes maiores de 16 anos. São 30 vagas e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (11) 3321-4400.

ANA FRIDMAN

Selecionada em 2007 pelo projeto Rumos, do Itaú Cultural, na categoria de composição, com reconhecida competência nas áreas de orquestração e arranjo em Música Popular e Jazzística e autora de trilhas sonoras para Teatro e Dança, incluindo trabalho de 10 anos com o coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Lançou em 2004 o CD “O Tempo, a Distância e a Contradança” (Zabumba/Rob Digital) com composições e arranjos de sua autoria, e produção de Gilberto Assis. Atualmente Ana foi selecionada pelo PAC para gravar seu próximo trabalho de música instrumental.

GILBERTO ASSIS

Baixista, compositor e produtor musical, também autor de trilhas sonoras para Dança (recentemente para o Ballet da Cidade de São Paulo e para o coreógrafo Maurício de Oliveira), ganhador do projeto Rumos 2007 na categoria "homenagem" e, entre outros trabalhos, diretor musical e parceiro do compositor Tom Zé por 12 anos. Em 2008 teve suas composições “Com o passar dos timbres” e “Uma vida em 60s”, selecionadas para o Projeto FrammentAzioni, com performances agendadas em Udine, Itália.

REPERTÓRIO:

Cubanita; Sultana; Passos no Choro; Falena; Cananéia; Suspiro; Itararé; A Sertaneja; Corta-Jaca; A Chinelinha do meu amor; Tava assim de português; Sou Morena, todas composições de Chiquinha Gonzaga

Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal - www.caixa.gov.br/caixacultural
CAIXA Cultural – (São Paulo/SP)
Fone: (11) 8493-3662 e 3321-4400 – paulamartinvi@yahoo.com.br

Nenhum comentário: