Por Alexandre Cumino
Pai de Santo, Mãe de Santo, Pai no Santo, Mãe no Santo, Pai Espiritual, Mãe Espiritual, Padrinho, Madrinha, Cacique, “Cacica”, Mestre, Mestra, Comandante, “Comandanta”, Chefe, “Chefa”, Orientador, Orientadora, Ministro, Ministra ou Dirigente?
São variadas as formas de identificação do Sacerdote ou Sacerdotisa de Umbanda.Perante o Estado é sacerdote o líder reconhecido oficialmente por uma comunidade, em atas e estatutos, como o seu “ministro religioso”. Todas as religiões instituídas tem o conhecimento da necessária e bem vinda instrução e formação sacerdotal, que nos seus primórdios, era passado de “Mestre” para “discípulo”.
Já no mundo antigo foram criadas escolas de preparo sacerdotal coletivo, onde seus mistérios são compartilhados pelo grupo. Com a Umbanda não seria diferente, os médiuns se desenvolvem dentro do terreiro em que freqüentam e se no futuro tiverem a missão do sacerdócio serão preparados neste mesmo ambiente por aqueles guias que o acompanharam desde o início de sua caminhada mediúnica.
PORÉM... Nem tudo se passa tão tranquilamente, para médiuns umbandistas em geral e para os que tem a missão sacerdotal em específico. Muitos umbandistas tem a mediunidade aflorada do dia para a noite, alguns sem ter participado de nenhuma corrente mediúnica e ainda assim incorporam Guias de Umbanda que lhe pedem para tomar a frente de um trabalho espiritual, explicando que é uma missão.
Outros se desenvolveram em um templo, incorporam seus guias que trabalham muito bem e em determinado momento também lhe esclarecem sobre sua missão: tomar a frente de um trabalho que se fundamenta neles, os mentores. Muitos começam dentro de casa, num quarto, sala, garagem ou quintal e na maioria das vezes o trabalho cresce e junto também aumentam as duvidas e os questionamentos, internos e externos.
Afinal, não são poucos que se encontram nesta mesma condição: já possuem o dom, tem missão e sentem que falta algo em sua jornada, algo que seja um amadurecimento ou ainda a orientação pratica/teórica que lhe dê segurança ou simplesmente lhe responda algumas de suas dúvidas. É a estas pessoas se destina o que chamamos de CURSO DE SACERDÓCIO e não encontramos definição melhor para identificar um modelo de ensino que envolve conteúdo teórico/prático, metodologia e reconhecimento da comunidade que o acolheu.
ZÉLIO DE MORAES
O Pai da Umbanda, preparava seus médiuns para exercer o sacerdócio à frente das Tendas fundadas pelo Caboclo das Sete Encruzilhadas, também ajudou e orientou centenas de médiuns Brasil afora em assumir esta missão.
BENJAMIM FIGUEIREDO
Fundador da Tenda Espírita Mirim, 1924, e criador do Primado de Umbanda, também organizou uma metodologia de formação mediúnica e sacerdotal para seus médiuns e filiados.
PAI RONALDO LINARES
Ao que nos consta, é o criador do primeiro curso, aberto, de sacerdotes na Umbanda (Curso de Babalawôs), na década de 70, que já está na turma 27 (Barco 27), onde formou já milhares de sacerdotes. Pai Ronaldo conviveu com Zélio de Moraes e encontrou nele o apoio necessário para a criação deste modelo de preparação sacerdotal umbandista.
RUBENS SARACENI
Preparado por Ronaldo Linares, recebeu de seus mentores uma enorme quantidade de informações teológicas de Umbanda e junto a missão de dar inicio aos CURSOS DE DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO, TEOLOGIA e SACERDÓCIO dentro de um modelo também criado pela espiritualidade por meio dele, enquanto médium e Sacerdote Umbandista. Mais ainda, Rubens, instruiu sacerdotes com condição e outorga de preparar outros sacerdotes. Entre eles estou eu, Alexandre Cumino, que formei neste mês a terceira turma de sacerdotes (31 Sacerdotes) por meio da espiritualidade que me assiste.
Ego dos egos e vaidade das vaidades aqui estou EU, falando de mim mesmo, uma heresia para aqueles que são ou se consideram religiosos. No entanto, o objetivo é apresentar o processo pelo qual passaram estes sacerdotes. Sabemos que ninguém faz do outro um sacerdote!!! Sacerdócio é Missão dentro da religião !!! Portanto, Para entrar no CURSO DE SACERDÓCIO foi pedido como pré-requisito que os médiuns fossem desenvolvidos e atuantes na religião.
O primeiro passo deste sacerdócio foi o estudo da Teologia de Umbanda e da Magia da Vela (Magia Divina das Sete Chamas Sagradas), mais de um ano de teoria. Ao ingressarem na parte prática, foram chamados os seus caboclos para confirmarem se deviam ou não participar do trabalho ativo de sacerdócio. Durante mais de dois anos de praticas foram apresentados aos Orixás e demais linhas de trabalho, receberam instrução religiosa e legal para abertura e manutenção do templo.
No ultimo ano de curso, além das aulas, passaram a realizar trabalho pratico e caritativo, de atendimento com seus guias, em ambiente de terreiro, o mesmo ambiente das aulas teóricas e práticas. Este trabalho de terreiro não termina ao fim do curso formando mais uma corrente mediúnica que se perpetuará no tempo, em prol dos que procuram nossos guias. Daí, para abrir uma casa, continua valendo a máxima: O sacerdote, mesmo formado, só assume esta missão frente a uma tenda ou terreiro de Umbanda se o seu mentor assumir e confirmar que este é seu caminho. Faço lembrar, ainda, dos meus irmãos e irmãs abaixo, que também tiveram e têm a oportunidade de ministrar o CURSO DE SACERDÓCIO UMBANDISTA:
Mãe Mercedes (Templo Pai Oxalá e Pai Ogum);
Mãe Herminia (Templo UFFAD);
Mãe Mônica e Pai Marcelo (Templo da Luz Dourada);
Pai Jorge Scritori (Templo e Instituto Cultural Sete Porteiras);
Pai Rodrigo Queiroz (Templo e Instituto Cultural Aruanda);
Pai Adriano Camargo (Templo Ventos de Aruanda);
Mãe Conceição (Templo CEIE);
Pai Luiz Renato (Templo Anjo Divino Salvador);
Paulo Sergio Ludogero (Templo Santa Rita);
Pai Eduardo Frankiw (Templo Caminhos da Evolução);
Pai Sérgio Fontes (Templo Casa de Caridade Legião de Oxossi e Ogun);
Antônio Baggio (Templo Núcleo de Umbanda Sagrada Flecha Dourada);
Cecília de Angelis (Núcleo de Culto Umbandista);
Entre outros, sacerdotes, preparados por Rubens Saraceni, formado por Ronaldo Linares, que por sua vez foi intruido por Zélio de Moraes! Teologicamente falando há toda uma linhagem sacerdotal e também uma tradição que já passa por três gerações. E como diriam os mais antigos, Umbanda é assim: “quem tem, tem... quem não tem, não tem!”
Este ano ainda darei inicio a quarta turma de sacerdotes, Apenas para quem já for médium umbandista desenvolvido (que realiza trabalhos caritativos com seus guias espirituais) e tenha cursado Teologia de Umbanda Sagrada, onde se encontra o preparo teórico básico para tal, e
Magia das Sete Chamas Sagradas, o que conclui ao final três anos de estudos teóricos e prácos além.
Um grande abraço a todos,
Alexandre Cumino .'.
Fonte: Texto enviado por email pelo próprio.
quinta-feira, abril 30, 2009
Sacerdócio de Umbanda
às 8:00:00 PM Postado por Urubu_Rei
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário