quinta-feira, abril 30, 2009

Sacerdócio de Umbanda

Por Alexandre Cumino

Pai de Santo, Mãe de Santo, Pai no Santo, Mãe no Santo, Pai Espiritual, Mãe Espiritual, Padrinho, Madri­nha, Cacique, “Cacica”, Mestre, Mestra, Comandante, “Comandanta”, Chefe, “Che­fa”, Orientador, Orientadora, Mi­nistro, Ministra ou Dirigente?

São varia­das as formas de identificação do Sacer­dote ou Sacerdotisa de Umbanda.Pe­ran­te o Estado é sacerdote o líder re­conhecido oficialmente por uma comuni­dade, em atas e estatutos, como o seu “ministro religioso”. Todas as religiões instituídas tem o co­nhe­cimento da necessária e bem vinda instrução e formação sacerdotal, que nos seus primórdios, era passado de “Mestre” para “discípulo”.

Já no mun­do antigo foram criadas escolas de pre­pa­ro sacerdotal coletivo, onde seus mis­térios são compartilhados pelo grupo. Com a Umbanda não seria dife­rente, os médiuns se desenvolvem den­tro do terreiro em que freqüentam e se no futuro tiverem a missão do sacer­dócio serão preparados neste mesmo am­biente por aqueles guias que o acompanharam desde o início de sua ca­minhada mediúnica.

PORÉM... Nem tudo se passa tão tranqui­la­mente, para médiuns umbandistas em ge­ral e para os que tem a missão sacerdotal em específico. Muitos umbandistas tem a mediu­nidade aflorada do dia para a noite, al­guns sem ter partici­pa­do de nenhuma corrente mediúnica e ain­da assim incor­poram Guias de Um­banda que lhe pedem pa­ra tomar a frente de um trabalho es­piritual, ex­plicando que é uma mis­são.

Ou­tros se de­sen­volveram em um tem­plo, incor­poram seus guias que traba­lham mui­to bem e em deter­minado mo­mento tam­bém lhe esclarecem so­bre sua missão: tomar a frente de um tra­balho que se fundamenta ne­les, os men­tores. Muitos começam dentro de casa, num quarto, sala, garagem ou quintal e na maioria das vezes o trabalho cresce e junto também aumentam as duvidas e os questionamentos, internos e exter­nos.

Afinal, não são poucos que se en­con­tram nesta mesma condição: já pos­suem o dom, tem missão e sentem que falta algo em sua jornada, algo que seja um amadurecimento ou ainda a orienta­ção pratica/teórica que lhe dê seguran­ça ou simplesmente lhe responda algu­mas de suas dúvidas. É a estas pessoas se destina o que chamamos de CURSO DE SACERDÓCIO e não encontramos definição melhor pa­ra identificar um modelo de ensino que envolve conteúdo teórico/prático, me­to­dologia e reconhecimento da comuni­dade que o acolheu.

ZÉLIO DE MORAES
O Pai da Umban­da, preparava seus médiuns para exer­cer o sacerdócio à frente das Ten­das fundadas pelo Caboclo das Sete En­cru­zilhadas, também ajudou e orien­tou centenas de médiuns Brasil afora em assumir esta missão.

BENJAMIM FIGUEIREDO
Fundador da Tenda Espírita Mirim, 1924, e criador do Primado de Umbanda, também orga­nizou uma metodologia de formação me­­diúnica e sacerdotal para seus mé­diuns e filiados.

PAI RONALDO LINARES
Ao que nos cons­ta, é o criador do primeiro curso, aberto, de sacerdotes na Umbanda (Cur­so de Babalawôs), na década de 70, que já está na tur­ma 27 (Barco 27), onde formou já mi­lhares de sacerdotes. Pai Ronaldo conviveu com Zélio de Moraes e encon­trou nele o apoio necessário para a cria­ção deste modelo de preparação sacer­dotal umbandista.

RUBENS SARACENI
Preparado por Ro­nal­do Linares, recebeu de seus men­tores uma enorme quantidade de infor­mações teológicas de Um­banda e junto a missão de dar inicio aos CURSOS DE DE­SEN­VOLVIMENTO MEDIÚNICO, TEO­LOGIA e SACERDÓCIO dentro de um modelo também criado pela espiritua­lidade por meio dele, enquanto médium e Sacerdote Umbandista. Mais ainda, Ru­bens, instruiu sa­cerdotes com con­dição e ou­torga de preparar outros sa­cerdotes. Entre eles estou eu, Alexan­dre Cumino, que formei neste mês a ter­ceira turma de sacerdotes (31 Sacerdotes) por meio da espiritualidade que me assiste.

Ego dos egos e vaidade das vaidades aqui estou EU, falando de mim mesmo, uma heresia para aqueles que são ou se con­sideram religiosos. No en­tanto, o obje­tivo é apresentar o pro­cesso pelo qual passaram estes sacer­dotes. Sabemos que ninguém faz do outro um sacerdote!!! Sacerdócio é Missão dentro da religião !!! Portanto, Para entrar no CURSO DE SACERDÓCIO foi pedido como pré-requisito que os médiuns fossem desenvolvidos e atuantes na religião.

O primeiro passo deste sacerdócio foi o estudo da Teologia de Umbanda e da Magia da Vela (Magia Divina das Se­te Chamas Sagradas), mais de um ano de teoria. Ao ingressarem na parte prática, foram chamados os seus ca­boclos para confirmarem se deviam ou não participar do trabalho ativo de sa­cerdócio. Durante mais de dois anos de praticas foram apresentados aos Ori­xás e demais linhas de trabalho, re­ce­beram instrução religiosa e legal para abertura e manutenção do templo.

No ultimo ano de curso, além das aulas, passaram a realizar trabalho pratico e caritativo, de atendimento com seus guias, em ambiente de terreiro, o mesmo ambiente das aulas teóricas e práticas. Este trabalho de terreiro não termina ao fim do curso formando mais uma corrente mediúnica que se perpetuará no tempo, em prol dos que procuram nossos guias. Daí, pa­ra abrir uma casa, continua valendo a máxima: O sacerdote, mesmo for­mado, só assume esta missão frente a uma tenda ou terreiro de Umbanda se o seu mentor assumir e confirmar que este é seu caminho. Faço lembrar, ainda, dos meus irmãos e irmãs abaixo, que também tiveram e têm a oportunidade de mi­nistrar o CURSO DE SACERDÓCIO UMBANDISTA:

Mãe Mercedes (Templo Pai Oxalá e Pai Ogum);
Mãe Herminia (Templo UFFAD);
Mãe Mônica e Pai Marcelo (Templo da Luz Dourada);
Pai Jorge Scritori (Templo e Instituto Cultural Sete Porteiras);
Pai Rodrigo Queiroz (Templo e Instituto Cultural Aruanda);
Pai Adriano Camargo (Templo Ventos de Aruanda);
Mãe Conceição (Templo CEIE);
Pai Luiz Renato (Templo Anjo Divino Salvador);
Paulo Sergio Ludogero (Templo Santa Rita);
Pai Eduardo Frankiw (Templo Caminhos da Evolução);
Pai Sérgio Fontes (Templo Casa de Caridade Legião de Oxossi e Ogun);
Antônio Baggio (Templo Núcleo de Umbanda Sagrada Flecha Dourada);
Cecília de Angelis (Núcleo de Culto Umbandista);

Entre outros, sacerdotes, preparados por Rubens Saraceni, formado por Ronaldo Linares, que por sua vez foi intruido por Zélio de Moraes! Teologicamente falando há toda uma linhagem sacerdotal e também uma tradição que já passa por três gerações. E como diriam os mais antigos, Umbanda é assim: “quem tem, tem... quem não tem, não tem!”

Este ano ainda darei inicio a quarta turma de sacerdotes, Apenas para quem já for médium umbandista desenvolvido (que realiza trabalhos caritativos com seus guias espirituais) e tenha cursado Teologia de Umbanda Sagrada, onde se encontra o preparo teórico básico para tal, e
Magia das Sete Chamas Sagradas, o que conclui ao final três anos de estudos teóricos e prácos além.

Um grande abraço a todos,

Alexandre Cumino .'.
Fonte: Texto enviado por email pelo próprio.

Nenhum comentário: