quarta-feira, maio 06, 2009

Automóveis - BMW 135i, um pouco além do limite

Esportivo vem com motor de 300 cv, mas pode chegar até 420 cv

Loucura, substantivo feminino. 1- Estado de quem está louco; Insanidade; 2- Grande excitação. Marketing corporativo é algo divertido. Pegue o exemplo do BMW 135i Coupé. Quase tudo nesse carro é superlativo: 300 cavalos extraídos de um seis cilindros turbinado em um modelo mais leve e menor que qualquer Série 3. Dá para imaginar? Muita gente vai falar bem dele, o que é propaganda garantida para a marca.

Além disso, esse pequeno cupê lembra o antigo modelo 2002, um dos mais lembrados pelos fãs da marca bávara. Com sobra de fôlego, não seria exagero as pessoas saírem de dentro dele vestidas com macacão de piloto como se estivessem numa pista de corrida.

Bem, há controvérsias. Há quem considere o 135i Coupé um pouco menos do que ele deveria ser. De qualquer forma, não resta dúvida de que, sendo um carro de imagem ou não, esse esportivo já tem seu lugar reservado na história da BMW. Ficará conhecido como o pequeno insano.

E com um motor fantástico, que meras palavras não são capazes de descrever, além de ter superado as expectativas da própria fabricante. Todo esse bom resultado foi ajudado pela experiência de sete anos desenvolvendo o Mini Cooper S. Para chegar no 135i, foi um pulo.

O criador dessa loucura sobre quatro rodas chama-se George Mehallick e ficou contente com o resultado final da sua obra-prima. Falando sobre o carro por telefone, ele não consegue conter seu entusiasmo. De fato, a força e a potência desse carro são capazes de viciar qualquer um. Motores turbinados de última geração são bons de respostas em baixa rotação, um dos temperos que fazem a diferença, mas que não é do gosto de todos.

O problema é que o mapeamento do módulo eletrônico está cada vez mais complicado, dificultado aqueles que pretendem mudar o comportamento do carro. Outro senão é que esse motor esquenta demais andando forte em dias quentes, talvez porque a BMW não quis instalar radiadores de óleo nos modelos vendidos nos Estados Unidos. Mas isso pode ser resolvido com um kit para sedãs 335i.

Esse pequeno problema também pode ser solucionado com a reprogramação do funcionamento do ventilador do radiador e da bomba de água, ou ainda com um novo intercooler, maior que o original. Se for partir para a preparação mais radical, saiba que já existem especialistas que conseguem aumentar a potência para 420 cavalos medidos em dinamômetro e sem muitas mudanças. O problema é que o carro fica muito arisco, saindo de frente como um porco na lama.

O remédio é trocar os pneus à prova de furo, vindos de fábrica, por outros mais largos. Há também um kit para a suspensão, que passa a ter altura regulável e barras nas torres para aumentar a rigidez torcional. Além disso, são trocadas as barras estabilizadoras por outras 35 mm mais espessas, embora essa mudança não seja recomendada para uso apenas no dia-a-dia, mas para quem vai andar em pista.

Para completar a preparação, costuma-se instalar pneus de aro 18” Continental Sport Contact3 e freios com pinças de aço inoxidável e pastilhas Willey. Mas também é usado geralmente para aqueles que, de fato, vestirão seus macacões, luvas e sapatilhas e entrarão numa pista de corrida. Mas essas modificações melhoram bastante a dirigibilidade do carro, em vários aspectos. Além desses itens, se você for perfeccionista, ainda pode substituir as buchas de suspensão por outras de poliuretano e terá uma ligeira redução de peso. Ok, mas atenção: qualquer outra mudança além dessas deve transformar o carro em um verdadeiro demônio sobre rodas. Mantendo o nível ideal de veneno, o 135i Coupé é um carro para ser aplaudido.

Veja mais: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI71464-15846,00-BMW%20I%20UM%20POUCO%20ALEM%20DO%20LIMITE.html

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