sexta-feira, maio 08, 2009

Blogging para Principiantes - Como escolher a melhor plataforma para bloggar?

Por Paulo Faustino

Depois de ter dado ínicio a esta série de artigos de Blogging para Principiantes já começaram a surgir as primeiras dúvidas e os primeiros debates nos 2 primeiros artigos: 15 perguntas para fazer antes de começar a bloggar! e Como escolher o nicho de mercado correcto?. Hoje vamos falar sobre como escolher a melhor plataforma para bloggar, quais os prós e contras das opções que se encontram no mercado, e ajudá-lo a fazer a escolhada mais acertada para um futuro mais risonho, mais completo e mais profissional.

Geralmente quando se fala de plataformas para bloggar, surgem rapidamente muitas questões e muitas dúvidas. Algumas delas são inerentes a praticamente todos os blogueiros e webmasters. Vejamos:

* Qual a melhor plataforma do mercado para bloggar?
* Deverei usar uma conta gratuita no Blogger ou um serviço pago e profissional?
* Deverei usar Wordpress, TypePad, Drupal, ou outra plataforma? Porquê?
* Deverei começar com uma conta gratuita e mudar mais tarde?

plataformas de blogging

QUESTIONE-SE ANTES DE COMEÇAR
Antes de se iniciar no mundo da blogosfera e da rentabilização de blogs online, é necessário escolher uma plataforma. No entanto, são poucos os blogueiros e webmasters que equacionam devidamente as suas escolham antes de começar, e à medida que os seus projectos crescem, acabam por encontrar obstáculos e problemas na transicção para melhores plataformas.
O processo de selecção de uma plataforma para bloggar deverá ir de encontro a uma série de questões, dúvidas e teor técnico, para que você se inicie (ou continue) neste mundo, alicercado pelo que de melhor existe no mercado para o servir.
Concentre-se em fazer uma escolha acertada, baseada em várias opiniões, em pesquisas e acima de tudo nos seus gostos e conhecimentos. Vejamos de seguida uma série de questões que deverá colocar a si próprio antes de tudo o resto…

QUAIS SÃO OS SEUS OBJECTIVOS?
Antes de você decidir qual a melhor plataforma para bloggar, você deverá começar por definir quais são os seus objectivos enquanto blogueiro. Dependendo desses objectivos, fica mais simples decidir quais as melhores opções no mercado para o levar a esses mesmos objectivos. Vejamos algumas questões para as quais você deverá tentar obter uma resposta:

* Você pretende bloggar por quanto tempo? Prevê-se a bloggar durante anos?
* Qual é o propósito do seu blog? Gosto pessoal, rentabilização, branding, etc?
* Você pretende bloggar como hobbie, ou de uma forma profissional?
* Pretende rentabilizar o seu blog com anúncios?

Dependendo das respostas que você der, fica mais fácil compreender para qual plataforma você deverá pender. Se por ventura se imagina a bloggar por dinheiro, então provavelmente você não poderá usar serviços como o Wordpress.com. Esse tipo de plataforma não permite aos seus utilizadores uma rentabilização com publicidade, pelo que seguramente seria um erro ingressar por ai.
Por seu turno o blogger apenas permite a integração de anúncios Adsense, pese embora ainda de uma forma não muito eficiente e flexível.

QUAL É O SEU ORÇAMENTO?
Depois de definir os seus objectivos enquanto potencial blogueiro, é importante definir qual o seu orçamento para a criação e utilização de uma plataforma. Como provavelmente saberá, existem muitas plataformas gratuitas, mas existem outras que requerem um espaço de alojamento/hospedagem num servidor e também um domínio próprio.
Vejamos alguns dos custos com que você poderá lidar durante o processo de criação e instalação de uma plataforma para blogging:

* custo da plataforma (algumas cobram pela licença de utilização. ex: MovableType)
* custo do espaço em servidor
* custo do domínio próprio
* custo da construção de um design único
* custo das ferramentas e aplicativos profissionais

Praticamente todas as plataformas existentes no mercado oferecem níveis de serviço completamente distintos. Tanto o Wordpress.com como o Blogger.com oferecem alojamento gratuito para o seu blog e permitem-lhe adquirir um domínio próprio, por exemplo. No entanto, acaba por estar limitado ao nível de serviço que a empresa oferece, que na minha opinião é bastante estrangulador e limitado.
Por seu turno, o Wordpress.org exige a instalação da plataforma em servidor próprio, o que paralelamente obriga-o a comprar um domínio também.
Outros exemplos, como o MovableType, obrigam-no a pagar por uma licença de utilização da plataforma.
Dependendo do seu orçamento, será mais fácil direccioná-lo para a opção correcta.

QUE CONHECIMENTO TÉCNICO É QUE VOCÊ TEM?
Este é também um ponto extremamente importante e a ter em conta na escolha da sua plataforma para blogging. Dependendo do nível de conhecimento que você tem, seja a utilizar plataformas de blogging, seja como programador, existem várias opções extremamente distintas no mercado para preencher os seus requesitos.
Se por ventura você não tem qualquer tipo de experiência na gestão de blogs, talvez as plataformas do Blogger.com e do Wordpress.com sejam as mais recomendáveis. No entanto, recomendamos-lhe que continue a acompanhar a nossa série de artigos de Blogging para Principiantes, que iremos ensiná-lo a utilizar outro tipo de plataformas e a aprender a dominá-las de uma forma simples e eficiente.

PLATAFORMAS GRATUITAS vs. PLATAFORMAS PRIVADAS
Actualmente são muitas as diferenças entre as plataformas de blogging gratuítas e as plataformas de blogging privadas/próprias. Não há muito tempo falámos aqui no blog precisamente sobre isso, num comparativo entre hospedagem gratuita e hospedagem própria. Aconselhamo-lo a ler esse artigo e retirar algumas ilações acerca das diferenças existentes entre ambas.

BLOGGER vs WORDPRESS vs TYPEPAD vs BLOGWARE vs MOVABLE TYPE
Aproveitamos também a oportunidade para dar a nossa opinião acerca de 5 plataformas que consideramos as melhores do mercado, referindo alguns pontos essênciais, baseados na nossa experiência pessoal e profissional, e que reflectem apenas e somente o nosso gosto e experiência. Considere ser você a escolher qual aquela que se adapta melhor às suas necessidades, sendo que todas elas são capazes de oferecer competências para diversos objectivos distintos.

plataforma blogger

BLOGGER.COM
O Blogger.com é um serviço gratuito que promete colocá-lo na blogosfera em menos de 10 minutos. Na verdade o serviço consegue fazê-lo, e pese embora seja gratuito, oferece um vasto leque de funcionalidades que neste momento são mais que suficientes para quem pretende simplesmente introduzir-se no mercado e começar a bloggar por prazer.
Um dos maiores problemas do Blogger é a falta de categorização dos seus conteúdos, e também a necessidade a que obriga, de conhecer um pouco de HTML e CSS para puder exercer alterações no layout do seu template.

O Blogger é um dos serviços mais simples para quem pretende colocar um blog online rapidamente e não se preocupar com a customização dos seus templates. Ainda assim o blogger é uma ferramenta de grande nível para quem não pretende investir e está com alguma pressa em colocar projectos novos online. Na verdade ele oferece tudo gratuitamente, em servidores Google de qualidade, não necessitando de um único cêntimo de investimento.

Custo: Nenhum
Curva de Aprendizagem: Inferior a 10 minutos

plataforma wordpress

WORDPRESS.ORG
O Wordpress é na nossa opinião a plataforma ideal para todos aqueles que equacionam bloggar a sério no futuro e/ou de uma forma profissional. É também a plataforma por excelência para todos os que não pretendem perder nenhuma funcionalidade nos dias de hoje.
A plataforma oferece URLs amigáveis, que se tornam bastante úteis ao nível da optimização para motores de busca. Os comentários são extremamente interessantes e oferecem algum nível de moderação, podendo ser eliminados, marcados como spam, ou simplesmente aceites no blog.

Uma das grandes vantagens do Wordpress face a qualquer outro sistema de blogging, é o facto de este oferecer uma vasta gama de plugins. São já milhares os plugins disponíveis para a plataforma, que oferecem um role de opções infinito para quem pretende ter um blog realmente a sério e com um nível de customização fora de série.

A única desvantagem da plataforma é o facto de obrigar a algum conhecimento de HTML, PHP e CSS, caso contrário torna-se complicado customizar templates e tornar o seu blog único. No entanto, existem dezenas de templates de grande qualidade, gratuitos ou pagos, que o ajudam rapidamente a marcar a sua posição no mercado.

Custo: Nenhum excepto servidor e domínio
Curva de Aprendizagem: Inferior a 30 minutos

plataforma typepad

TYPEPAD.COM
O Typepad é uma das plataformas mais utilizadas por jornalistas. Actualmente a plataforma oferece um esquema de mensalidade dividido em cerca de 3 pacotes: Básico, Plus e Pro. A customização de templates é extremamente limitada no nível básico, e extremamente completa no nível Pro. Se por ventura você desenhar ter um blog multi-autor e com algumas das funcionalidades presentes em outros concorrentes, terá seguramente de optar pelo pacote PRO.

O Typepad é actualmente uma opção viável para todos aqueles que pretendem criar um blog rapidamente e ainda assim assegurar alguma customização e exclusividade. Uma vez que a customização é bastante complexa, a plataforma torna-se rapidamente numa opção viável para todos aqueles que pretendem construir um blog rapidamente e não mais se chatearem com esse tipo de teor técnico.

Custo: $4,95 - $14,95 - dependendo do pacote escolhido
Curva de Aprendizagem: Inferior a 30 minutos

plataforma blogware

BLOGWARE.COM
A Tucows é a responsável pela plataforma de blogging Blogware, uma plataforma robusta e considerada uma das melhores do mercado ao nível de conteúdo e customização. No entanto, o Blogware é extremamente complicado de customizar, mesmo para quem tem alguns conhecimentos de HTML. Uma das vantagens da plataforma é que oferece um painel de controlo extremamente robusto, capaz de o ajudar a configurar o seu template sem sequer necessitar de editar ficheiros.

Comprar uma licença do Blogware é na verdade um processo um pouco diferente do que está habituado. Para adquirir um blog terá de o comprar através de um revendedor, pelo que os preços praticados podem variar bastante de empresa para empresa. Um bom revendedor para começar seria seguramente a Blog Harbor, com preços extremamente competitivos.

Custo: Média ronda os $8 - $15 por mês
Curva de Aprendizagem: Inferior a 30 minutos

plataforma movabletype

MOVABLE TYPE.ORG
O MovableType foi construído pela equipa da Six Apart, e é considerada unânimente como a plataforma mais robusta e mais complexa do mercado. Instalar num servidor uma cópia do Movable Type pode tornar-se um processo relativamente complicado.
Esta plataforma oferece um nível de customização e de poder fora do comum. Além de estar baseada em plugins desenvolvidos pela sua comunidade, ela oferece de raíz um painel de controlo excelente e capaz de produzir não só blogs, mas também websites. Considere-a um verdadeiro CMS.

A instalação em servidor, como referi, pode ser penosa, especialmente para todos aqueles que não sabem lidar com servidores de FTP e com upload e download de ficheiros em servidores web. Uma das vantagens é que já existem muitas empresas de alojamento/hospedagem que oferecem instalação gratuita de blogs em Movable Type, por exemplo.

Custo: $69,95 para uso pessoal e $199,95 para uso comercial
Curva de Aprendizagem: No mínimo 2 horas

CONCLUSÕES
Como digo sempre e geralmente, se você pretende ser um blogueiro de topo e/ou de alguma forma pretende que levar o acto de bloggar um pouco mais a sério e de uma forma profissional, é extremamente recomendável que opte por uma plataforma de blogging que exiga instalação em servidor próprio: Wordpress.org, Drupal, MovableType, TypePad, etc. De todas, a que recomendo mais é seguramente o Wordpress.org, uma vez que é extremamente intuitivo e muito simples de aprender a utilizar.

Se por ventura pretende levar o blogging na brincadeira e/ou como um hobbie, de uma forma descontraída, poderá e deverá optar por uma plataforma gratuita, reduzindo os custos operacionais. De todas, a que recomendamos para essa função é seguramente o Blogger.com, que oferece alguma flexibilidade, pese embora o Wordpress.com e o TypePad sejam também boas opções de escolha.
Obviamente que este artigo não pretende de alguma forma ser uma biblia para quem pretende escolher uma plataforma de blogging.
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/05/07/blogging-para-principiantes-como-escolher-a-melhor-plataforma-para-bloggar/

Nenhum comentário: