sexta-feira, maio 15, 2009

Blogging para Principiantes - Deverá você bloggar por dinheiro?

Por Paulo Faustino

Hoje estamos de volta à nossa série de Blogging para Principiantes, para falar um pouco sobre o ganhar dinheiro com blogs. Tenho muitos leitores regulares do blog, que me enviam regularmente emails pois estão interessados em rentabilizar mais eficientemente os seus projectos e não sabem como.

No entanto, uma grande porção desses blogueiros/webmasters, nunca se questionou se deverá ou não rentabilizar o seu blog…Esta série de artigos para Principiantes conta já com outros cinco artigos introdutórios, que poderá ler também se assim o desejar. São eles:

* 15 perguntas para fazer antes de começar a bloggar!
* Como escolher o nicho de mercado correcto?
* Como escolher a melhor plataforma para bloggar?
* Como escolher um domínio para o seu novo projecto?
* Como criar um design funcional para o seu blog?

Antes de tudo o resto, é importante definir alguns dados importantes relativamente ao ganhar dinheiro com blogs. Nem todos os blogs são potencialmente rentáveis, e nem todos os nichos de mercado são convertíveis em dinheiro. Além disso, existe muito o estigma acerca da rentabilização de um trabalho que supostamente deverá ser feito por outros motivos, nomeadamente reconhecimento e auto-realização. Vamos analisar…

bloggar por dinheiro

QUAIS SÃO OS SEUS OBJECTIVOS?
A razão pela qual você blogga é o primeiro passo para a decisão da rentabilização, ou não. Existem muitos blogueiros que bloggam por prazer, por dinheiro, e por muitos outros objectivos. Existem também diferentes estimulos na arte de bloggar, sendo o dinheiro apenas um desses estimulos. Vejamos algumas das razões para se bloggar:

* Bloggar para aliviar o stress e descarregar sentimentos, ideias, pensamentos…
* Bloggar para promover negócios, projectos, produtos…
* Bloggar para manter um registo do dia-a-dia e da minha vida pessoal…
* Bloggar para ajudar outros profissionais e blogueiros…
* Bloggar para conhecer novas pessoas e fazer novos amigos…
* Bloggar porque é engraçado e todo o mundo faz também…
* Bloggar para criar reconhecimento social…
* Bloggar para ganhar dinheiro e pagar algumas contas lá em casa…
* Bloggar para me tornar no próximo Problogger nacional…

Obviamente que existem sempre vários motivos para se bloggar. Eu por exemplo, escrevo neste blog diariamente por vários motivos, nomeadamente porque me dá imenso prazer, porque gosto de puder ajudar os outros com o pouco conhecimento que tenho, e também porque pretendo ganhar algum dinheiro enquanto o faço.

No entanto, nem todo o tipo de projectos é rentabilizável e nem todos os nichos de mercado funcionam da mesma forma. Existem seguramente muitos projectos na web, que não são rentáveis simplesmente porque estão em áreas e/ou modelos de negócio que não visam uma rentabilização eficiente. Vamos ver alguns cenários possíveis e directamente relacionados com a rentabilização de blogs:

1. BLOGS EMPRESARIAIS NÃO RENDEM
Na minha humilde opinião, os blogs empresariais e/ou websites empresariais, nunca deverão, em momento algum, recorrer à publicidade como forma de rentabilização. Primeiro porque é contra-natura, e segundo porque não é de todo rentável.

Um blog empresarial é um espaço que visa potenciar determinado negócio e/ou produto, pelo que se por ventura o responsável resolver utilizar publicidade contextual, chegará rapidamente à conclusão de que essa publicidade é recorrentemente alusiva a empresas concorrentes. Se não desejar perder os poucos visitantes que chegam até si, procure promover os seus produtos e a sua empresa, e não tente ganhar dinheiro de outra forma além dessa.

2. LEITORES ABORRECIDOS
Existem muitos casos de blogueiros e webmasters que de um momento para o outro começaram a perder a sua audiência. A grande maioria desses casos está associada à utilização abusiva de publicidade nos seus espaços.

Se desde o primeiro minuto o seu blog nunca foi rentabilizado com publicidade, a melhor forma de introduzir alguns anúncios, é fazendo-o gradualmente. Existem muitas comunidades de leitores que não lidam muito bem com a monetização dos espaços que inicialmente poderiam ler confortavelmente e sem qualquer tipo de anúncio. Tenha cuidado. A ganância pela rentabilização poderá levá-lo à colocação excessiva de publicidade.

3. OBSESSÃO PELA RENTABILIZAÇÃO
Quando se inicia a rentabilização de um blog, é necessário ter em conta o estatuto que este já tem perante a sua audiência. Existem blogs que são naturalmente rentáveis dado o seu nicho de mercado, o que pode levar aos seus autores a tornarem-se demasiado obsecados com a rentabilização dos mesmos.

O que geralmente acontece na fase da obsessão, é que o autor começa a escrever conteúdos que acha que são rentáveis do ponto de vista dos anúncios, e não propriamente conteúdos que interessem aos seus leitores. Ele coloca também inúmeras publicidades a preencher os seus conteúdos, e acaba por matar a leitura que antigamente era simples e eficiente.A curto/médio prazo, um blogueiro/webmaster desse tipo, perde toda a sua credibilidade e posteriormente a sua audiência base….

4. BAIXA CONVERSÃO/RENTABILIZAÇÃO
A grande maioria dos blogueiros/webmasters que retiram publicidade dos seus blogs, resumem essa iniciativa à baixa taxa de conversão do site. Existem muitos nichos de mercado pouco rentáveis, como por exemplo o “Make Money Online”, que funciona menos bem ao nível de Adsense, muito por culpa de operar com um grupo de leitores que geralmente também sabe do assunto e sofre de ‘ad blindness’, ou seja, cegueira face a anúncios publicitários.

Se por ventura um determinado programa de afiliação não está a render bem no seu blog, ou mesmo o Adsense, tome uma atitude e remova-o ou substitua-o por um outro mais rentável. Se por ventura não encontrar nada rentável para utilizar no seu blog, remova a publicidade de vez e concentre-se na construção da sua comunidade.

5. REPUTAÇÃO
Costumo dizer que construir uma reputação pode levar anos, mas destrui-la pode levar apenas alguns dias. Na blogosfera, todos aqueles que trabalham em prol de uma reputação, sabem o quão importante é mantê-la.

Quando você constroi uma reputação baseada na escrita regular, em conteúdos de grande qualidade, em experiências pessoais, e também pela não tentativa de enganar os seus leitores, você saberá que se por ventura mudar esse cenário, a sua reputação cai por terra.
Seja coerente consigo e com os seus leitores, se não deseja deitar tudo por terra…

CONCLUSÃO E OPINIÃO PESSOAL
Na minha opinião todo o tipo de projecto pode ser rentável até determinado momento. Tudo depende da forma como a estratégia é montada em torno da massa de leitores existente no blog ou website.
Mais importante que a rentabilização, é tentar perceber qual é a sua motivação para bloggar. Um blogueiro que apenas se motiva e/ou movimenta por dinheiro, provavelmente não irá acrescentar nada de valor ao mercado…

Procure encontrar a sua área de acção, fazer algo de que realmente gosta, e se conseguir rentabilizar esse trabalho/hobbie, melhor ainda….

E agora diga-nos, qual é a sua motivação para bloggar?
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/05/15/blogging-para-principiantes-devera-voce-bloggar-por-dinheiro/

Nenhum comentário: