sexta-feira, maio 22, 2009

Blogging para Principiantes - Quanto poderá render um blog?

Por Paulo Faustino

Estamos de volta a nossa série de blogging para principiantes, hoje com um tema que é bastante pertinente para a grande maioria dos principiantes da blogosfera: quanto poderá render um blog?

Muitos blogueiros perguntam regularmente, seja por email, em comentários ou em fórums, quanto deveriam estar a ganhar com os seus projectos, tendo estes um determinado número de visitas e pageviews.

Pese embora seja legítimo efectuar uma pergunta deste tipo, é necessário ter em conta que é praticamente impossível existir uma resposta para ela, uma vez que a rentabilização de um blog deriva de vários factores.

Esta série de artigos para Principiantes conta já com outros oito artigos introdutórios, que poderá ler também se assim o desejar. São eles:

* 15 perguntas para fazer antes de começar a bloggar!
* Como escolher o nicho de mercado correcto?
* Como escolher a melhor plataforma para bloggar?
* Como escolher um domínio para o seu novo projecto?
* Como criar um design funcional para o seu blog?
* Deverá você bloggar por dinheiro?
* Como ganhar dinheiro com o seu blog usando métodos directos!
* Como ganhar dinheiro com o seu blog utilizando métodos indirectos!

Ao longo dos meus últimos 2 anos de blogosfera, tenho visto praticamente de tudo no que concerne à rentabilização de websites e blogs. É muito díficil definir quanto deveria um blog render, quando na verdade ele não depende exclusividade do tráfego que gera. Embora seja líquido que quanto mais tráfego maior é potêncial de rentabilização do blog, a verdade é que isso nem sempre acontece.

Uma vez que a rentabilização de blogs está dependente de múltiplos factores, porque não analisarmos quais são esses factores, e qual o peso deles na estratégia de rentabilização do blog?

RENDIMENTO DE UM BLOG

1. NÍVEIS DE TRÁFEGO

Pese embora o volume de tráfego do seu blog seja um facto importante no cálculo da rentabilização do mesmo, seja ela directa ou indirecta, a verdade é que os factores que iremos indicar a seguir desmistificam provavelmente essa ideia. No entanto, é natural que quanto mais visitantes e páginas vistas o seu blog tiver, maior é o potêncial de rentabilização do mesmo.

Por vezes o mais complicado acaba por ser a descoberta dos melhores métodos de rentabilização para o seu projecto. Existem nichos de mercado que são rentáveis de formas completamente distintas.

2. FONTES DE TRÁFEGO

No que toca a ganhar dinheiro com blogs, o tipo de tráfego que se recebe tem um papel fundamental nos resultados de rentabilização do mesmo. A divisão do tráfego é sempre feita entre tráfego orgânico (motores de busca), leitores regulares (subscritores), tráfego de redes sociais e ainda tráfego indirecto (outros sites, blogs, etc).

Dependendo do nicho de mercado, nem todos estes tipos de tráfego são convertíveis em dinheiro. O tráfego vindo de redes sociais, por exemplo, é muito díficil de converter em dinheiro pela sua falta de específicidade e pela cultura profissional dos utilizadores que frequentam este tipo de redes.

De todos, aquele que considero como o tráfego mais rentável, é seguramente o tráfego orgânico, pese embora o tráfego gerado pelos leitores regulares também seja de grande qualidade.

3. TIPOS DE RENTABILIZAÇÃO

O tipo de programas que você utiliza no seu blog para o rentabilizar, poderão muito bem estar a influenciar o volume de rentabilização do mesmo. Se pretende ganhar mais dinheiro, provavelmente deverá começar por explorar outras formas de rentabilização. Faça testes e experiências, até perceber quais são os métodos mais rentáveis para o seu negócio. Comece por ver a nossa página de programas de afiliação, por exemplo.

4. ASSUNTO

Para quem está na blogosfera há algum tempo, rapidamente já apercebeu que existem nichos de mercado muito rentáveis, que não chegam sequer a necessitar de grandes volumes de tráfego para gerarem boas receitas. Por seu turno, existem outros nichos de mercado que necessitam de grandes quantidades de tráfego e de pageviews, para se conseguir extrair deles algum (pouco) dinheiro.

Tenho projectos na internet, em áreas completamente distintas, sendo que acabo por conviver um pouco com todo o tipo de cenários possíveis. Tenho blogs que com 200 visitas/dia rendem mais que projectos que recebem 3000 visitas/dia em outros nichos de mercado. Se não está a conseguir ganhar dinheiro, é bom que que comece a pensar em escolher um nicho de mercado mais atraente.

Se por ventura se questiona sobre o porquê de ser importante escolher um nicho de mercado, vejamos:

ANÚNCIOS CONTEXTUAIS

Assuntos diferentes, rendem montantes diferentes. É esta a fórmula da publicidade contextual, seja ela rentabilizada com Google Adsense ou com outra empresa qualquer. Existem determinados assuntos que são extremamente rentáveis e outros que nem por isso.

PROGRAMAS DE AFILIADOS

Tal como acontece com os anúncios contextualizados, existem programas de afiliados mais rentáveis que outros, sendo que geralmente essa rentabilização está associada à área de negócio. As apostas online por exemplo, são um nicho de mercado com comissões muito atractivas, mas onde é cada vez mais complicado conseguir conversões. Já programas de afiliação como a Netaffiliation, rendem valores mais baixos, mas a taxa de conversão em blogs sobre blogging, dinheiro ou webmastering, é muito maior.

MÉTODOS INDIRECTOS

Para quem pretende ganhar dinheiro com consultoria, palestras ou cursos de formação, por exemplo, saberá que existem tópicos mais atractivos que outros. Um blogueiro que tenha um blog sobre séries de televisão, provavelmente nunca conseguirá ganhar reconhecimento para dar consultoria. Já um blogueiro que escreva sobre negócios ou finanças, provavelmente conseguirá. Assuntos diferentes levam a rentabilizações diferentes.

5. IDADE DO BLOG

Pese embora muitos blogueiros não considerem que é importante ganhar maturidade para ganhar também reconhecimento e mais dinheiro, a verdade é que a experiência traz frutos a todos os níveis. Da mesma forma que um vinho fica mais apurado com a idade, um blogueiro fica mais experiente e é mais reconhecido, partindo do príncipio de que trabalha bem e com honestidade.

Essa é também uma das razões que faz com que de repente vejamos blogs e websites a aparecer na blogosfera, sem sabermos porque, acabando por dominá-la de um momento para o outro, quando na verdade isso foi fruto de vários meses de trabalho árduo. Ainda assim, vejamos alguns dos factores que levam a que um blog mais maduro tenha vantagem sobre os seus competidores:

QUALIDADE DE CONTEÚDOS

Quando criei pela primeira vez um blog, seguramente que não tinha a fluência de escrita que tenho hoje. Essa aprendizagem foi conseguida ao longo de muitos meses de escrita continua, e é o resultado de um aperfeiçoamento natural. Quanto mais dedicado você for ao seu blog, maior qualidade ele irá empergar ao longo dos meses.

OPTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA

Conseguir um bom posicionamento nos motores de busca para vários termos específicos é seguramente uma dificuldade que só se ultrapassa com o tempo e com o reconhecimento.

Conseguir com que o seu blog salte para as primeiras páginas do Google em poucas horas, só se consegue com o desenvolvimento de conteúdos de qualidade, que recebem links em troca pelo reconhecimento e autoridade que têm. Subir nos rankings e receber links, é algo que leva tempo.

REPUTAÇÃO

Tendo em conta o meu caso enquanto blogueiro, posso dizer que levei cerca de 12 a 14 meses a ganhar o reconhecimento que tenho hoje na área. Embora existam seguramente muitos blogueiros e webmasters que não se interessam pelo que faço, a verdade é que ao longo dos últimos anos tenho construído um nome baseado na dedicação e trabalho que emprego diariamente aqui no blog.

Para se conseguir algum reconhecimento num mundo global como a internet, é necessária muita dedicação, e também muito tempo e paciência…

EXPERIÊNCIA

Costumo dizer que há um par de anos atrás não fazia metade das coisas que faço hoje na internet. Desde bloggar, ganhar dinheiro, desenhar ou programar, tudo o que sei aprendi sozinho e com experiência pessoal e profissional.

Só com o tempo é possível adquirir esse conhecimento e viver na pele determinadas práticas e determinadas vivências. Nem tudo aparece escrito nos livros e nos blogs, pelo que é necessário arriscar e tomar uma atitude.

6. TEMPO INVESTIDO

Outro factor muito importante na rentabilização de um blog, é seguramente o tempo que o autor tem para dedicar ao seu projecto. Provavelmente um blogueiro que se empenha 4 horas por dia, conseguirá rentabilizar e optimizar mais eficientemente o seu blog do que um outro autor que apenas dedica 30 minutos por dia ao seu espaço.
O sucesso nunca é conseguido de uma forma fácil, pelo que se pretende ganhar notariedade e dinheiro, terá mesmo de abdicar de algumas horas de sono e dedicar-se ao seu blog.

AFINAL QUANTO PODE RENDER UM BLOG?

Como disse no ínicio deste artigo, não existe uma fórmula que diga com exactidão quanto poderá ou deverá render um blog com determinadas características. A melhor resposta que se pode dar a uma questão deste tipo, é criando um blog e fazendo o teste por si mesmo. Dê a si próprio um limite em meses, e arrisque na criação do seu próprio blog. Não tenha vergonha de criar um blog com o intuito de ganhar dinheiro, desde que cumpra algumas das regras e noções de que temos vindo a falar….
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/05/22/blogging-para-principiantes-quanto-podera-render-um-blog/

Nenhum comentário: