quinta-feira, maio 07, 2009

Como funciona o GPS

Com o boom do google maps, google earth, etc, virou moda a utilização de gps. Usamos no carro para saber onde estamos, para onde vamos. Assim como também alguns aparelhos celulares mais modernos já possuem um sistema gps para o usuário se localizar.

Mas afinal de contas, como isso funciona? Preciso pagar pelo serviço?
Essa é sempre a grande dúvida de todos nós, nada nos é dado de graça, sempre tem algum espertinho para cobrar algum serviço fornecido no final das contas. Pois bem , alguns sistemas GPS não se paga absolutamente nada, somente o aparelho, é claro.

Qualquer pessoa hoje em dia pode comprar um GPS, mais ou menos moderno, com mapa ou sem mapa, conforme a grana que se queira pagar no equipamento. O que acontece é que para receber o sinal dos 24 satélites espalhados em órbita que nos mostram a localização aqui na terra não se paga nada.

Constantemente esses satélites, colocados pelos americanos é claro, ficam enviando informações com a hora local deles. Com a triangulação de 3 ou 4 satélites o seu aparelho vai identificar no globo terrestre a sua localização, demonstrando no mapa do visor, dependendo do preço que você pagou pelo aparelho.

Ou então somente te dirá a longitude e latitude, dai você pega um mapa em papel e verifique sua localização. Alguém pode estar se perguntando e os GPS dos caminhões de carga, porque aquela bola tão grande em cima deles? Simplesmente porque eles não ficam somente recebendo o sinal dos satélites como nossos gpss de bolso, eles necessitam transmitir informações, e isso precisa de potência, por isso o tamanho mais avantajado.

E nesses casos é necessário pagar para ter o serviço. Resumindo, se você vai somente receber o sinal dos satélites de GPS, nada se paga, se você vai transmitir informações para alguma central como abrir porta, bloquear o carro, etc, é necessário tirar dinheiro do bolso sim.

Veja mais: http://como-funcionam.blogspot.com/2009/05/como-funciona-o-gps.html

Nenhum comentário: