quinta-feira, maio 14, 2009

Internet - Veja as 25 marcas mais lembradas da web brasileira

O UOL, em parceria com o Datafolha, realizou hoje a entrega do terceiro Prêmio Top of Mind Internet, iniciativa que reconhece as marcas mais lembradas pelos consumidores da web em 25 categorias.Os vencedores foram apontados a partir de pesquisa realizada em seis capitais brasileiras – São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília. Foram ouvidas 2.048 pessoas, com 14 anos ou mais e que acessam a internet pelo menos três vezes por semana.

Os entrevistados tiveram de responder qual marca vem em primeiro lugar à sua mente em cada uma das categorias pesquisadas.“O interesse pela publicidade online vem crescendo ano a ano.

Por isso a importância do Top of Mind Internet, servir como principal referência para empresas e agências do retorno obtido com suas estratégias de comunicação na web”, destaca Enor Paiano, Diretor de Publicidade do UOL.

Segundo o executivo, os resultados da pesquisa servem também de subsídio para enriquecer a análise sobre o posicionamento da marca em relação à concorrência e a performance junto a segmentos específicos - como uma região do país ou uma certa faixa etária - informações estratégicas para o planejamento de uma estratégia digital.

A margem de erro da pesquisa, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Quando ocorreu empate entre duas empresas, o awareness – soma dos percentuais daqueles que se lembram da marca em primeiro lugar com as demais marcas lembradas, independentemente da ordem de lembrança – foi usado como critério para definir o vencedor.

CONHEÇA OS VENCEDORES DAS CATEGORIAS:

• DVD Player → LG

• TV → LG

• Câmera Digital → Sony

• Refrigerador → Brastemp

• Computador e Notebook → Dell e LG

• Acessórios de Informática → Não houve vencedor *

• Operadora de Telefonia Celular → Vivo e OI

• Aparelho de Telefone Celular → Nokia

• Banco → Itaú

• Cartão de Crédito → Visa

• Cerveja → Skol

• Refrigerante → Coca-Cola

• Lanchonete → McDonald’s

• Cia. Aérea → GOL

• Automóvel → Volkswagen e Fiat

• TV por Assinatura → NET

• Serviço Público → Não houve vencedor *

• E-Commerce → Americanas.com

• Higiene Pessoal → Não houve vencedor *

• Produtos de Beleza → Natura

• Artigo Esportivo → Nike

• Plano de Saúde → Unimed

CATEGORIAS ESPECIAIS:

• Top Teen → McDonald’s

• Feminino → Natura

• Heavy User → NET

* Nas categorias onde não houve vencedor, nenhuma empresa alcançou expressivo destaque em relação aos demais concorrentes.
Veja mais: http://www.adnews.com.br/internet.php?id=88236

Nenhum comentário: