segunda-feira, maio 25, 2009

Mídia - Brasil terá TV 3D antes da Copa de 2014

Em menos de cinco anos, as TVs em 3D (três dimensões) já poderão fazer parte da realidade brasileira. A chegada da novidade vai coincidir com a realização da Copa do Mundo no país, em 2014, importante evento com grande apelo imagético. Depois de ter sido redescoberta pelo cinema, a tecnologia 3D se tornou a possível "salvação" do meio televisivo, que a cada dia perde mais público para as novas mídias. A informação é do colunista da Folha de S.Paulo, Daniel Castro. Além de atrair mais telespectadores, as TVs em 3D também poderão se tornar uma nova forma de alavancar a TV digital, uma vez que a alta definição oferece boas imagens, mas sem tanto impacto.

Testes e experiências fechadas já têm sido feitas pela rede Globo, durante eventos internacionais. Uma dessas apresentações foi feita na NAB-2009, no final de abril, em Las Vegas. Na ocasião, a emissora mostrou imagens tridimensionais feitas no Carnaval carioca. De acordo com a colunista da revista "Variety", Anne Thompson, as gravações da rede foram consideradas as mais impressionantes.

De acordo com José Dias, diretor de multimídia e de projetos especiais da Globo, em três anos já será possível realizar transmissões em alta definição e 3D via cabo e pelo ar, com um mesmo canal de TV digital. Dias ainda ressalta que, do ponto de vista técnico, a mudança será menos radical do que provocada pela migração do sinal analógico para o digital.

TELEVISORES EXISTEM, MAS FALTA CONTEÚDO

Apesar de não admitirem, muitos fabricantes já possuem aparelhos que projetam em 3D disponíveis no mercado. Já nos Estados Unidos, a expectativa é de que sejam vendidos cerca de 2 milhões de unidades até o final do ano.

Entre os aparelhos prontos para a tecnologia, existem dois modelos da Samsung (o PL50A450 e o PL42A450). Os "3D ready" também servem para assistir TV convencional e exigem a utilização de óculos especiais para aproveitamento dos recursos.

No entanto, o grande problema no país é a falta de conteúdos em 3D, ainda muito restrito. "O pessoal do game está usando essas TVs", diz José Dias.

Fonte: Com informações do colunista Daniel Castro
Veja mais: http://www.adnews.com.br/midia.php?id=88695

Nenhum comentário: