quinta-feira, maio 07, 2009

Tecnologia da Informação - Petrobras usa rádio para banda larga no mar

Prédio da Petrobrás em São Paulo: escritórios falam com plataforma no mar de Sergipe por VoIP

A plataforma petrolífera Sevan Piranema, localizada no oceano a 37 quilômetros da costa brasileira, estreou um sistema de banda larga sem fio que permite aos trabalhadores no mar comunicar-se com os escritórios no continente por sistemas de voz e vídeo sobre IP, além de trocar dados com os servidores em terra firme.

O sistema, construído pela Motorola a pedido da empresa norueguesa Sevan Marine, que presta serviços para a Petrobras, exigiu a construção de uma torre de transmissão de dados em Aracaju, em Sergipe. A torre recebe e envia sinais para quatro antenas receptoras na plataforma marítima.

O uso de várias antenas na plataforma é justificado pelas condições climáticas e geológicas do ponto de prospecção de petróleo no oceano. Dependendo das condições do mar e quantidade de óleo armazenada, a plataforma pode apresentar inclinações, o que prejudica ao menos uma das antenas.

A rede banda larga continente-plataforma é usada para treinamentos por vídeo conferência, operação remota de máquinas e equipamentos, transmissão de arquivos e voz.

A torre de transmissão em Sergipe distribui ainda sinal de internet para dois escritórios em Sergipe.
Veja mais: http://info.abril.com.br/noticias/ti/petrobras-usa-radio-para-banda-larga-no-mar-06052009-34.shl

Nenhum comentário: