terça-feira, maio 26, 2009

Tecnologia - Motorola A3100 combina com touch screen?

Pegue uma carcaça com tela sensível ao toque, no estilo do iPhone, e coloque aquela bolinha que comanda os BlackBerry. Agora instale um sistema operacional feito para os velhos computadores de mão, mas não se esqueça de recauchutar o visual.

O resultado é esse que você está esperando mesmo: um aparelho com cara de novo, mas interface ultrapassada, ressuscitando a indesejada canetinha stylus. Antes de sair xingando quem fez o A3100, conhecido lá fora como Atila, dê uma chance para o novo filho da Motorola, pois ele tem lá seus encantos.Assim como todos os grandes fabricantes fazem com dispositivos baseados em Windows Mobile 6.1, a Motorola também tratou de criar um menu mais bacaninha para seu smartphone. E fez isso com alguma competência, colocando botões grandes nas telas de entrada para facilitar o acesso com o dedo aos principais aplicativos.

A feliz ideia da trackbal melhora um pouco mais sua experiência com o sistema, principalmente nos programas com ícones minúsculos (ou seja, quase todos). Porém, embora haja opções de configuração, a sensibilidade do círculo não é das melhores.

Na hora de digitar, aí não tem jeito – só usando a caneta mesmo, pois o teclado virtual é pequeno demais. Se você tiver muita paciência, é até possível escrever com os polegares, quando a tela estiver em formato paisagem.

Mas, em vez de ficar se matando, o melhor é apelar para o bom reconhecimento de escrita. Até porque, como o aparelho não possui acelerômetro, você precisa segurar o botão End, se quiser virar a tela.

O problema não é ficar esperando três segundos, mas sim acabar desligando a conexão de dados acidentalmente. Se você estiver navegando e quiser um tecladão na horizontal, precisa tomar o maior cuidado para não jogar fora seu link com a web.

A maior encheção de saco em todas essas implementações está na lentidão do sistema. A culpa nem é da interface touch screen, que até responde bem, mas o próprio hardware bota a língua para fora quando muitos aplicativos estão abertos ao mesmo tempo.

Outra decepção está na escolha da Motorola pela tela QVGA, com resolução de 320 por 240 pixels, deixando o smartphone com cara de velho. Em suma: as soluções da Samsung e da HTC para o “problema” do Windows Mobile foram mais sofisticadas, com Omnia e Touch Diamond.
Veja mais: http://info.abril.com.br/reviews/hardware/smartphones/motorola-a3100-combina-com-o-touch-screen.shtml

Nenhum comentário: