segunda-feira, junho 08, 2009

Automóveis - Roadster Spyder ganha transmissão eletrônica

No triciclo, da BRP, marchas são trocadas através de um botão

Tradicional fabricante de aviões, a Bombardier criou em 2003 sua divisão de veículos de recreação, Bombardier Recreational Products (BRP).

De lá para cá, vem fabricando jet-skis, quadriciclos e triciclos, como o Spyder. O modelo está à venda no Brasil há cerca de um ano e acaba de ganhar uma novidade: um sistema de transmissão semi-automática que permite a troca das marchas através de um botão posicionado no guidão.

Segundo a fabricante, a tecnologia se assemelha à utilizada em bólidos de Fórmula 1 e garante mudanças de marchas mais precisas do que os pedais de embreagem. Outra novidade do mecanismo é a existência de uma reduzida automática, que impediria uma parada inesperada do motor.

O Spyder é equipado com propulsor V2 de 998 cilindradas, desenvolvido pela austríaca Rotax. Ele gera 106 cv a 8.500 rpm e tem torque de 10,6 kgfm a 6.250 giros. Para minimizar o mergulho do Spyder, a BRP adotou a Direção Mecânica Dinâmica, que regularia o esforço necessário para mover a direção de acordo com a velocidade, o torque e a carga.

O triciclo da BRP tem preço médio de R$ 79,5 mil.
Veja mais: http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI76345-10142,00-ROADSTER+SPYDER+GANHA+TRANSMISSAO+ELETRONICA.html

Nenhum comentário: