sábado, junho 06, 2009

Blogging para Principiantes - 14 estratégias para conseguir novos leitores para o seu blog

Por Paulo Faustino

Voltamos em força à nossa série de Blogging para Principiantes para falarmos um pouco de estratégias de promoção e angariação de novos leitores, depois de já termos analisado uma série de aspectos técnicos e relacionados com a construção e optimização de um blog.

Como provavelmente saberá de cor e salteado, quanto maior for o volume de tráfego do seu blog, teoricamente o seu potencial torna-se maior. Isso significa que quanto mais subscritores o seu blog tiver e quanto mais visitantes receber, maior é o potencial de rentabilização e marketing do mesmo.

Esta série de artigos para Principiantes conta já com outros onze artigos introdutórios, que poderá ler também se assim o desejar. São eles:

* 15 perguntas para fazer antes de começar a bloggar!
* Como escolher o nicho de mercado correcto?
* Como escolher a melhor plataforma para bloggar?
* Como escolher um domínio para o seu novo projecto?
* Como criar um design funcional para o seu blog?
* Deverá você bloggar por dinheiro?
* Como ganhar dinheiro com o seu blog usando métodos directos!
* Como ganhar dinheiro com o seu blog utilizando métodos indirectos!
* Quanto poderá render um blog?
* Como optimizar a publicidade do seu blog (tráfego e posicionamento de anúncios)?
* Como optimizar a publicidade do seu blog (estilo e dimensões dos anúncios)?

MAIS LEITORES

1. CONSEGUIR LEITORES LEVA TEMPO

Pese embora a realidade seja sempre díficil de enfrentar, a verdade é que construir uma audiência de grande qualidade é um processo que leva bastante tempo. Se deseja tornar-se um blogueiro de sucesso, considere olhar para os seus objectivos a longo pazo, inclusivamente a formulação e angariação de novos leitores. Com paciência, trabalho e dedicação, os resultados acabam por aparecer…

2. O CONTEÚDO É O MAIS IMPORTANTE

Costumo dizer inúmeras vezes aqui no blog que a peça mais importante do sucesso de um blogueiro é seguramente o conteúdo que este escreve. É portanto primordial que você se concentre absolutamente na construção de conteúdo de qualidade, único e acima de tudo recente.

Quanto mais importância você der ao conteúdo do seu blog, mais único e mais atractivo ele se tornará ao olhos dos seus leitores.
Evite ao máximo condicionar o seu conteúdo por técnicas de SEO, rankeamentos e outros esquemas que o levem a tentar ganhar dinheiro e/ou notariedade. O mais importante é sempre a qualidade dos conteúdos. O resto aparece em segundo plano.

3. LINK LOVE É IMPORTANTE

Também já referi aqui por diversas vezes a importância de linkar para outros blogueiros e outros blogs. Pese embora este tipo de estratégia seja fundamental para o sucesso de um blog, ela deverá ter sempre em conta critérios de qualidade e contextualidade.

Evite ao máximo linkar sem nexo e procure sempre linkar para conteúdos de qualidade, que valorizem também o seu trabalho e a experiência dos seus leitores. Quanto mais qualidade os seus conteúdos e os seus links tiverem, mais projecção você recebe indirectamente…

4. PARTICIPE NOUTROS BLOGS TAMBÉM

Uma das estratégias mais interessantes da blogosfera, prende-se com a participação nos blogs de outros autores. Quando se participa em outros blogs com pensamentos devidamente estruturados, criando debates e pontos de vista diferentes, geralmente cria-se rapidamente uma relação e uma sinergia com a audiência vizinha, que acaba por direccionar algum volume de tráfego para o seu blog, sempre que você deixar o seu link nos campos de preenchimento.

Evite ao máximo fazer spam ou deixar apenas um comentário do tipo “muito bom, parabéns!”. Geralmente esse tipo de comentários são eliminados e não reproduzem qualquer efeito a seu favor. Procure sempre participar pela necessidade e conhecimento que tem, acrescentando sempre algo de útil ao blog vizinho.

5. INTERACÇÃO COM LEITORES

Quando um leitor/visitante comunicar consigo, seja através de um comentário, de um email, ou de um backlink, considere sempre responder-lhe. No caso do comentário poderá e deverá comentá-lo e cimentar as ideias e as diferenças existentes, enquanto que no caso do email, deverá sempre uma resposta ainda que não consiga de certa forma ajudar a pessoa.

No caso do backlink, e por opinião pessoal, é sempre bom agradecer ao blogueiro a consideração em linkar para o seu blog.
Quanto mais interessante for a sua relação com outros blogueiros, maior será o potencial de crescimento mutuo.

6. ACTUALIZAÇÕES CONSTANTES

Todos sabemos que quanto mais actualizações um blog receber, maior é a probabilidade de ele receber tráfego. Isso acontece porque são mais os leitores que subcrevem o blog, são mais os artigos indexados nos motores de busca, é mais o tráfego orgânico, entre outras vantagens.

Pese embora nunca seja aconselhável escrever só porque sim, é importante que você tenha uma estratégia de actualizações constantes, que providenciem aos seus leitores conteúdo de primeira qualidade e uma mais-valia no seu dia-a-dia e nas horas em que procuram soluções para os seus problemas.

7. ASSINATURA DE EMAIL

Embora seja uma técnica bastante antiga, a verdade é que para todos os blogueiros que enviam dezenas ou centenas de emails por dia, a assinatura de email poderá ser uma oportunidade interessante de levar o endereço do seu blog até outras paragens.

A simples colocação do seu endereço na assinatura dos seus emails, é uma oportunidade de colocar o seu endereço à disposição de um qualquer remetente, inclusivamente aqueles que nunca souberam que você tinha um blog…

8. PROMOVA O SEU RSS FEED

Hoje em dia os RSS Feeds fazem parte do dia-a-dia de muitos blogueiros e webmasters. São considerados uma das melhores ferramentas de leitura da era moderna, uma vez que permitem mantê-lo a par de todas as novidades dos seus blogs favoritos, sem que na verdade tenha de os visitar à procura de novos conteúdos.

Torna-se portanto extremamente importante promover devidamente os seus RSS Feeds, colocando um botão visível no seu blog, uma caixa de subscrição de Feeds por Email e posteriormente, divulgar os seus RSS Feeds em websites de agregação de conteúdos.

9. DIRETÓRIOS, WEBSITES, MOTORES DE BUSCA

Existem nos dias de hoje, muitas oportunidades de listar o seu blog ou website na internet, seja em diretórios, websites, agregadores de conteúdos ou motores de busca, por exemplo. Já haviamos divulgado aqui no blog uma lista de motores de busca e diretórios onde poderá submeter o seu website ou blog, por exemplo.

No entanto existem outros locais interessantes onde divulgar o seu blog, como por exemplo o diretório em português blog.com.pt. Note no entanto, que se não o fizer, não compromete a indexação e crescimento do seu blog, principalmente no que aos motores de busca diz respeito.

10. OPTIMIZAÇÃO PARA MOTORES DE BUSCA

Pese embora muitos blogueiros não se interessem por SEO (Search Engine Optimization), a verdade é que existem técnicas básicas de SEO que podem na verdade ajudá-lo imenso a projectar o seu blog.

Tenha em mente que quando algum utilizador procura alguma coisa na internet, o primeiro recurso que ele utiliza é seguramente o motor de busca. Pese embora não recomende a obsessão pela optimização para motores de busca, também não recomendo que a descure completamente.

11. PARTICIPE EM FÓRUMS DE DISCUSSÃO

Nos dias de hoje existem cada vez mais fórums de discussão extremamente interessantes e principalmente direccionados para nichos de mercado específicos. Os que uso regularmente em português são direccionados para webmasters, falo do Mais-Tráfego de Portugal e do Webmasters Online do Brasil, por exemplo.

Participando activamente em comunidades deste tipo, é possível também angariar novos leitores e subscritores para os seus blogs, bem como criar relações comerciais e profissionais com outros webmasters e blogueiros.

12. TÉCNICAS DE PROMOÇÃO OFFLINE

Pese embora um blog seja uma plataforma presente na internet, online, existem também diversas técnicas de promoção de blogs e websites em formato offline. Há algum tempo escrevi um artigo sobre como promover o seu blog fora da internet, sendo que nele contem praticamente as minhas ideias acerca dessa temática. Nunca veja apenas um caminho para atingir um objectivo, porque seguramente existem vários!

13. PUBLICIDADE

Uma das coisas que costumo dizer a todos os blogueiros que me contactam, é que sem investimento não há retorno. Isso significa que se pretende maximizar todo o potencial do seu blog, você deverá acreditar nele e investir nele também. Se você pretende atrair empresas ou profissionais interessados em investir no seu blog, você deverá dar o exemplo primeiro, investindo na promoção do mesmo.

Aqui no blog, por exemplo, existem ofertas de publicidade com preços muito baixos, direccionadas a um nicho de mercado específico que conta actualmente com mais de 86 mil leitores mensais. Como este exemplo, haverão seguramente centenas na internet.

14. LINK BAITING

Já havia falado sobre link baiting aqui no blog, sendo que basicamente esta é uma técnica que visa a promoção viral de um conteúdo, através da angariação massiva de backlinks. Considere como exemplo um tutorial de qualidade ou uma lista de ferramentas para blogs por exemplo.

Este tipo de conteúdos geralmente atrai massas, especialmente ao nível e redes sociais e motores de busca, ajudando a auto-promover o seu blog.Com toda a lógica possível, é recomendável que o faça com coerência e devidamente contextualizado com o conteúdo primário do seu blog…

CONCLUSÃO

Na minha opinião, e independentemente de todos os processos que possam existir, um blogueiro deverá sempre fazer aquilo que lhe dá mais prazer enquanto escritor e autor. Se não der prazer, provavelmente não vai ter sucesso!
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/06/05/blogging-para-principiantes-14-estrategias-para-conseguir-novos-leitores-para-o-seu-blog/

Nenhum comentário: