sexta-feira, junho 12, 2009

De férias no Algarve - 6 coisas para fazer com o seu blog quando você vai de férias

Por Paulo Faustino

Em Agosto do ano passado, viajei até Barcelona e aproveitei a oportunidade para explicar como é possível trabalhar fora do país sem perder ritmo de trabalho, especialmente para todos aqueles que trabalham exclusivamente da internet e que estão dependentes dos seus rendimentos e do seu trabalho diário.

Entretanto, viajei na madrugada de terça-feira até ao Algarve, onde estou a passar alguns dias, tendo o Domingo como data marcada para o regresso à rotina.Tal como eu, muitos blogueiros e webmasters procuram de vez em quando retirar férias e/ou aproveitar alguns dias para descansar um pouco mais e recarregar as baterias para os meses seguintes.

No entanto, férias geralmente significam que os seus blogs podem parar, pelo que é muito importante ter uma estratégia bem definida acerca do que fazer e de que forma manter o seu blog actualizado ao máximo.Quando se tem múltiplos projectos, este cenário é ainda mais assustador, especialmente quando os rendimentos da internet são o ganha pão do dia-a-dia.

O QUE DEVO FAZER COM O MEU BLOG QUANDO VOU DE FÉRIAS?

Não existe nenhuma fórmula de sucesso para actualizar um blog quando se está de férias, mas existem seguramente várias estratégias que podem ser colocadas em prática antes e durante essas mesmas férias.

Esta é uma das perguntas que faço regularmente a mim próprio, sempre que desejo tirar alguns dias para recarregar as baterias e/ou aproveitar a companhia dos amigos e familiares.

De acordo com as experiências que fui vivendo nos últimos anos, acredito que existem diferentes fórmulas e estratégias que podem ser interessantes de colocar em prática, dependendo logicamente do tipo de blog, da sua disponibilidade, entre outras.

VEJAMOS:

1º - DÊ FÉRIAS AOS SEUS LEITORES
Este é considerado o cenário mais comum entre blogueiros. Quando se aproxima um momento de pausa, geralmente os blogs são deixados ao abandono durante alguns dias, oferecendo aos seus leitores também uma oportunidade para descansarem e sentirem saudades dos conteúdos.

Tal como todas as estratégias existentes, existem prós e contras em deixar de actualizar o seu blog, sendo que a única vantagem vísivel será seguramente o baixo nível de manutenção necessário.

A juntar a isso, deverá ter em conta que o seu volume de tráfego poderá descrescer um pouco, poderá perder algumas notícias relevantes enquanto estiver fora, ou poderá inclusivamente ver alguns dos seus subscritores cancelar a newsletter ou os RSS Feeds.

2º - ESCREVER ARTIGOS EM ANTECIPAÇÃO
Uma das grandes vantagens das plataformas de blogging da era moderna, é que estas permitem a publicação de artigos em anticipação, com datas posteriores, ficando os artigos em espera até ao dia e hora em que são publicados automaticamente pelo sistema. Isto permite ao blogueiro, antecipar as suas férias, produzindo conteúdos suficientes para os dias em que estará longe do computador.

Este tipo de estratégia dá ao blogueiro a possibilidade de manter os níveis de tráfego constantes, bem como manter o seu blog actualizado como se estivesse presente. Além disso, dá-lhe a possibilidade de controlar todo o conteúdo que é lançado online.

Nas desvantagens, poderemos considerar o facto de estes artigos terem a necessidade de ser intemporais, uma vez que são publicados alguns dias depois de terem sido escritos. Além disso, poderá contar também com grandes dificuldades na moderação de comentários e spam. De todas as desvantagens, a escrita antecipada tem uma que na minha opinião é a mais díficil de gerir e que se prende com o excesso de trabalho antes das férias.

Programar 5 ou 10 artigos antes de uma viagem pode revelar-se um desafio bastante complicado.

3º - RETROSPECTIVAS
Outras das estratégias interessantes de utilizar quando se vai de férias, é recorrer aos arquivos do seu blog, fazendo alguma retrospectiva acerca de temáticas que já haviam sido faladas no blog, nomeadamente séries de artigos e conteúdos que são relevantes e intemporais.

Nas vantagens, poderemos considerar o facto de ser um trabalho menos exigente que o ponto Nº2, uma oportunidade para realçar temáticas que estavam esquecidas nos arquivos do seu blog, entre outras.

Nas desvantagens poderemos considerar o facto de ser também um trabalho que exige alguma dedicação antes das suas férias, o facto de muitos leitores estarem interessados na leitura de conteúdos novos e depararem-se com conteúdos de arquivo, entre outras.

4º - GUEST BLOGGING
Uma das coisas que já fiz várias vezes aqui no blog, foi aceitar que outros blogueiros publicassem artigos em troca de visibilidade perante a comunidade de leitores do Fique-Rico. A isto chama-se "Guest Blogging", ou seja, artigos de convidados. Uma das vantagens do "Guest Blogging" é que permite-lhe manter o seu blog actualizado com conteúdos relevantes e de qualidade, ao mesmo tempo que exige um grau de manutenção muito reduzido.

Com uma estratégia devidamente organizada, é possível angariar 5 ou 10 blogueiros disposto a escrever 1 artigo para publicação no seu blog, sendo que posteriormente você deverá recorrer à publicação antecipada para que esses mesmos artigos sejam publicados automaticamente e durante o seu período de ausência.

Nas desvantagens podemos considerar o facto de os seus leitores não gostarem de ver outros blogueiros a tomar as rédias dos conteúdos do seu blog, bem como o facto de ser-lhe bastante díficil moderar os comentários e spam resultantes das publicações.

5º - BLOGGAR DURANTE AS FÉRIAS
Esta é geralmente a minha estratégia preferida, embora muitas vezes acabe por não publicar o número de conteúdos que desejava. Escrever e bloggar enquanto se encontra de férias pode revelar-se um desafio bastante duro, especialmente quando se viaja com amigos e/ou família. Nas viagens a solo torna-se bastante mais simples gerir o tempo e actualizar o blog com conteúdos de qualidade.

Nas vantagens podemos incluir o facto de o seu blog se manter actualizado como se você nunca tivesse ido de férias, o que faz com que os seus níveis de tráfego se mantenham constantes e os seus leitores satisfeitos.

Nas desvantagens encontramos precisamente a irregularidade das actualizações, sendo que é extremamente complicado actualizar um blog diariamente enquanto se procura descansar do stress e exigência do trabalho.

Esta irregularidade faz com que os seus leitores se sintam de certa forma descontentes com o facto de não puderem ler conteúdos novos diariamente, tal como você fazia antes de ir de férias…

6º - BLOGGING COMUNITÁRIO
Outra iniciativa bastante interessante para quando se viaja e se procura manter o blog vivo e a crescer, é seguramente o Blogging Comunitário. Esta estratégia consiste na publicação de pequenos conteúdos em jeito de pergunta, que exigem aos seus leitores a publicação de comentários com as suas opiniões pessoais acerca do assunto.
Isso faz com que os seus leitores se sintam parte integrante da comunidade, ao mesmo tempo que interagem uns com os outros num sentido real de comunidade.Nas vantagens poderemos considerar o Comunitarismo, que é sempre importante no que toca à construção e alicerção de um grupo de leitores regulares para o seu blog, bem como o facto de manter o seu blog vivo e em crescimento.

Nas desvantagens consideramos a organização exigente e o enorme desafio que se prende com a moderação de comentários dos seus leitores.A escolha de uma estratégia para o seu blog depende sempre de vários factores, nomeadamente dos seus níveis de tráfego, do seu nicho de mercado, da sua disponibilidade, do tipo de visitantes, do nível de interacção dos seus leitores, entre outros.

No meu caso concreto, prefiro sempre actualizar o blog enquanto me encontro de férias, por ser não só algo que adoro fazer, mas também porque me ajuda a manter-me perto daquilo que gosto, ao mesmo tempo que me obriga a manter alguma disciplina de trabalho!

E VOCÊ, O QUE É QUE FAZ COM O SEU BLOG QUANDO VAI DE FÉRIAS?
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/06/11/de-ferias-no-algarve-6-coisas-para-fazer-com-o-seu-blog-quando-voce-vai-de-ferias/

Nenhum comentário: