quinta-feira, junho 18, 2009

Negócios - Mesas e cadeiras de mármore sintético conquistam bares

Os irmãos Carlos e João Piovezana escolheram o mármore sintético para fabricar cadeiras e mesas. Foram dois anos de investimentos e pesquisas. “Gastamos pra desenvolver esse produto.

Acredito que por volta de uns 100 mil reais... A empresa prima por fazer produtos que outros concorrentes talvez não queiram fazer”, disse o empresário Carlos Piovezana. Esta empresa cresceu quando apostou na inovação. Os empresários venceram pela ousadia.

Mesas e cadeiras de mármore sintético são feitas de pó! O pó de pedra, misturado com resina! O processo é rápido! Não leva mais de 3 minutos! Em seguida, a massa é espalhada em moldes. A última etapa é a secagem! Em uma hora, a empresa está com a matéria prima pronta.

As peças passam por vistoria de qualidade. A solda e o polimento são conferidos. Todas as etapas da fabricação são ecologicamente corretas. Temos uma preocupação com o meio ambiente. Por exemplo, todo o resíduo químico, gerado dentro da empresa, ele é embalado e mandado para empresas que dão fim ecológico, empresas outorgadas pela Cetesb. Os irmãos produzem 5 mil peças, entre mesas e cadeiras, por mês. E não há limite para encomendas.

Eles podem fazer uma única peça personalizada ou montar uma praça de alimentação. Tem cliente que gosta do nome do estabelecimento nas mesas, assim como as grandes empresas fazem... É um bom negócio vender móveis, sim. A nossa empresa vem crescendo, há vários anos, uma média de 15% por ano.

Este clube esportivo de São Paulo modernizou o restaurante e escolheu mesas e cadeiras de mármore sintético. A decisão foi pela praticidade do produto. Quando a gente optou por esse material, a gente optou por um material que ele fosse resistente, que ele tivesse uma boa acomodação porque o nosso tipo de público tem meninos que são leves, tem meninos que são mais pesados.

Além disso, as peças são fáceis de limpar e não mancham. O ambiente fica bonito e organizado. “Agora, com essas mesas aí ficou bastante espaço e bem confortável”, diz o cliente Bernardo Teixeira.

Elas não se movimentam, né? Ficam paradas e não é daquelas cadeiras que o pessoal chega e empurra. Para planejar a abertura de um novo restaurante, que não é feito só de mesas e cadeiras, há o trabalho de consultores como João Gomes.

“A nossa empresa auxilia as pessoas que querem entrar na área de alimentação a formatarem um projeto com mais probabilidade de sucesso”, diz João. A empresa dele existe desde 2001, e assina 15 novos projetos, por ano.

Ele é responsável pela criação de muitos restaurantes de São Paulo. O consultor ajuda o novo empresário a escolher o ponto e a definir o tipo de culinária. Não adianta eu fazer uma receita que seja simplesmente saborosa num dia só. Eu tenho que ter uma variedade de receitas para que as pessoas voltem mais de uma vez ao meu restaurante. Renato Lawder é um dos clientes do consultor. Ele queria montar uma lanchonete especializada em sanduíches enrolados.

Mas, mudou o projeto para atrair quem não gosta de lanches na hora do almoço. “Se eu servisse só os sanduíches que gostaria de ta servindo, eu não atenderia as expectativas dessas pessoas.

Aí entrou a consultoria, me ensinando a fazer os grelhados, as saladas, um cardápio bem amplo, onde as pessoas podem combinar o prato delas,” diz Renato, dono do restaurante. O consultor orienta o empreendedor na área de gestão do negócio. E dá dica entre o número de clientes atendidos e a lucratividade.

Se ela quer faturar R$ 50 mil, precisa passar na casa duas mil pessoas gastando em média 25 reais, por pessoa. Segundo João Gomes, um dos problemas de um novo negócio é a falta de capital de giro. É preciso ter reserva financeira até que o empreendimento se firme no mercado.

É natural que você passe por um período de três a seis meses até formatar tua clientela. O restaurante de Renato Lawder atende 120 pessoas por dia e o faturamento mostra que ele acertou, quando aceitou as sugestões do consultor. “Às vezes a gente acha que sabe certas coisas. a gente vai, executa sozinho e na hora do resultado vê que não atingiu ele. Aí vai precisar desfazer, consertar teu erro e isso vai te custar tempo e dinheiro. por isso é muito bom a consultoria do teu lado,” diz Renato.
Fonte: http://pegntv.globo.com/Pegn/0,6993,LIR335411-5027,00.html

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