sexta-feira, junho 19, 2009

Notícias da Caixa - Homens ganham seis meses de licença-adoção na Caixa

Medida vale para solteiros e casais com relação homoafetiva.

A Caixa Econômica Federal decidiu conceder até 180 dias de licença-adoção para seus empregados solteiros ou em relação estável homoafetiva. O benefício já havia sido instituído pelo banco em abril deste ano, quando também passou a valer a licença-maternidade e adoção de seis meses para as empregadas do banco.

No caso dos homens solteiros ou unidos a companheiros do mesmo sexo, a licença estava limitada a 30 dias. A partir de agora, a ampliação do benefício garante direitos iguais para homens e mulheres que trabalham na instituição.

A licença-adoção para o homem solteiro ou em união homoafetiva terá início na data estabelecida para a guarda com fins de adoção, e terá prazos diferenciados de acordo com a idade da criança.

O prazo de 180 dias vale para a adoção de criança com até um ano de idade. No caso de crianças até quatro anos, a licença será de 120 dias e de 75 dias para a idade de quatro a oito anos.

Para o vice-presidente de Gestão de Pessoas da CAIXA, Édilo Ricardo Valadares, a instituição tem assumido posturas pioneiras e vanguardistas, em busca da equidade de gênero e da inclusão.

“Isso não só consolida cada vez mais a imagem de empresa socialmente responsável entre o nosso público interno e externo, como também visa o bem-estar e desenvolvimento equilibrado da sociedade brasileira”, frisa ele.

IGUALDADE DE DIREITOS

Pioneira na criação da licença-adoção para homens solteiros e casais em união homoafetiva, a CAIXA também foi a primeira empresa a reconhecer, em 2006, a parceria de pessoas do mesmo sexo para as políticas internas de benefícios trabalhistas.

A medida permitiu que funcionários incluíssem seus companheiros homossexuais e os filhos dessa união no plano de saúde corporativo e plano de previdência privada, entre outras coisas. Desde então, a CAIXA passou a patrocinar a Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) de São Paulo.

Estas iniciativas estão alinhadas à política de responsabilidade social e de gestão de pessoas da empresa, que reconhece e valoriza a diversidade humana, as diferenças culturais, sociais e individuais e opõe-se a toda forma de discriminação, seja ela de raça, etnia, religião, idade, capacidade, gênero, orientação sexual, orientação político-partidária ou de qualquer ordem.

Na CAIXA, 154 empregados cadastraram seus companheiros do mesmo sexo no Programa de Previdência Privada (Funcef), dos quais 21 recebem o benefício. Hoje, 228 funcionários já inscreveram seus companheiros do mesmo sexo no plano de saúde do banco.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Caixa Econômica Federal - www.caixa.gov.br
Tel. (61) 3206-8543 / 8775 / 9298 / 8022

Nenhum comentário: