terça-feira, junho 30, 2009

Religião & Literatura - O Outro

Por Juvenal Arduini

Estamos sempre com o “outro”.

E o outro é pessoa. O outro contém certa magia, ao mesmo tempo sedutor e enigmático.O outro é plural, apresenta múltiplos rostos.Pode encantar ou desencantar.Refletir sobre o outro é apaixonante e interminável. Mas é preciso evitar que o outro seja reduzido a um termo genérico e neutro.

O “outro” ocluso é hermético, indecifrável e, mesmo quando fala, procura esconder-se.
É desconhecido, distante, estranho, participante de universo cultural inabitual. O “outro” ameaçador inspira desconfiança, espalha medo e sugere risco.

O “outro” prepotente esmaga os subalternos e espolia o sangue dos mais fracos. O “outro” vio­lento é agressivo, revela atitude hostil e ação destrutiva. E tende a eliminar os desafetos.

O “outro” egocêntrico encastela-se em seus próprios interesses e não enxerga o sofrimento injusto dos que padecem necessidade. O “outro” constrangedor coage a liberdade e bloqueia a comunicação.

Sartre analisa o olhar do Outro que inibe decisões e tranca pessoas na incomuni­cabilidade.O “outro” rejeitado é discriminado, é excluído do emprego, da cultura, da saúde e da cidadania.

É o outro envergonhado. O “outro” insensível não se abala perante os assassinatos, a fome, o desemprego, as crianças prostituídas. O “outro” traiçoeiro derruba parceiros e abandona os aliados de ontem.

O “outro” cínico engana a sociedade, mas jura publicamente que está a favor do povo. O “outro” diferente é original, inédito e revitaliza a comunidade com valores sólidos e com propostas fecundas.

O “outro” companheiro ca­minha conosco por estradas planas ou esbura­cadas. E acompanha-nos sem ter marcado encon­tro, diz Aldo Gargani. O “outro solidário” é a pessoa com quem se pode contar nas horas de alegria e também de angústia e desespero.

O “outro” aliado assume as causas legítimas daqueles que lutam para que a justiça alicerce a nova sociedade em estrutura igualitária. O “outro” movido pela espe­rança avança sempre, sem jamais desistir ou re­cuar.

O “outro” audacioso suscita coragem, remove barreiras e limpa o horizonte embaçado por temores. O “outro” emancipatório descativa pessoas aprisionadas por tantas formas de servidão.

O “Outro” honesto não se vende a barga­nhistas nem se deixa enlamear por tramas corrup­tas. O “outro” autêntico é reserva de humanismo e compromete-se radicalmente com a dignidade humana.

O “outro” dialogal fundamenta a inter­subje­tividade. O “outro” fraterno é habitado pela caridade transparente, como diz Levinas, e não se acumplicia com práticas anti-sociais.

O “outro” interpelador acorda consciências anestesiadas para que definam o rumo de seu futuro. O “outro” evangélico é capaz de sacrificar-se para que outros sofram menos e tenham o necessário para sobreviver.

Não podemos esquecer que também cada um de nós é um “outro” para os outros. E poderíamos perguntar-nos que espécie de “outro” temos sido para os demais outros.
Ser “outro” é responsa­bilidade.

Fonte:ARDUINI, Juvenal. Antropologia: ousar para reinventar a humanidade. São Paulo: Paulus, 2002. Texto enviado por email pelo amigo ALEXANDRE CUMINO

Nenhum comentário: