quinta-feira, junho 25, 2009

Tecnologia - Nova lavadora de roupas usa plástico ao invés de água

A empresa britânica Xeros está desenvolvendo um novo tipo de máquinas de lavar, que usará apenas um copo de água por lavagem, deixando a limpeza a cargo de esferas de nylon, que prendem a sujeira e manchas, durando milhares de lavagens.

A máquina está em testes há três anos, e logo começarão a ser vendidas na América do Norte. Inicialmente, ela deve ser vendida para comércios de lavagem de roupas, em maior escala.

As máquinas de nova geração usam 90% menos água que uma máquina convencional, além de menos detergente e energia elétrica. Como a quantidade de água é reduzida, não há necessidade de usar secadoras elétricas.

Mas se mesmo com todas as vantagens da máquina você tem medo de como suas roupas vão ficar, o fabricante garante que testes mostraram que o novo processo de lavagem não mostra nenhuma diferença em relação com as máquinas comuns.

“Testes feitos com seda, roupas bordadas e outros itens delicados mostraram que a lavagem não tem efeitos impróprios”, afirma Tim Maxwell, presidente da GreenEarth Cleaning, empresa que fará a distribuição da máquina de lavar.

A Xeros afirma que o nylon utilizado na lavagem pode ser reciclado depois de seu uso, mas a empresa não anunciou planos de oferecer o serviço de reciclagem. [Live Science] Veja mais: http://hypescience.com/maquina-de-lavar-usa-plastico-em-vez-de-agua/

Nenhum comentário: