terça-feira, julho 21, 2009

Automóveis - Jaguar mostra detalhes da nova geração do sedã XJ

Desenho do novo XJ, assinado por Ian Callum, segue o estilo adotado no sedã XF, mas com um pouco mais de arrojo

A Jaguar está de volta. E não apenas de olho nos tradicionais rivais alemães (leia-se Mercedes-Benz Classe S, BMW Série 7 e o futuro Audi A7), mas também no recém-lançado Porsche Panamera.

Esqueça o tempo em que a marca inglesa foi controlada pela Ford, assim como modelos que não fizeram jus à reputação da fabricante, como o morno X-Type. A nova geração do sedã de luxo XJ vai fazer os puristas sorrirem novamente e tirar o sono dos concorrentes.

No Brasil, o carro deve chegar ao mercado no início do ano que vem, mas já pode ser encomendado nos Estados Unidos e Europa. Tecnologia, design, desempenho e sofisticação são itens que não faltam.

Iluminação azulada está presente até nas saídas de ar do sistema de climatização

As linhas elegantes do modelo seguem o estilo adotado no sedã XF, mas com um pouco mais de arrojo. Dê uma olhada nas fotos e repare nas lanternas traseiras que usam leds no lugar das lâmpadas convencionais. Os faróis contam com lâmpadas de xenônio em todas as versões, são direcionais e ainda funcionam com outros auxiliares para iluminar perfeitamente até as curvas mais fechadas.

Por dentro, um dos detalhes que chamam a atenção fica por conta das saídas de ar do sistema de climatização ladeadas por filetes de luz azulada. O som de alta fidelidade Bawers&Wilkins foi projetado especialmente para o carro e entre os itens de segurança há mais air bags do que num festival de balões.

Requinte e sofisticação são as marcas registradas do interior do nov o sedã de luxo XJ

No conjunto mecânico há três opções de motorização, todas V8. A mais discreta tem 385 cavalos e 52,6 kgfm de torque a 3.500 rpm, o que representa um ganho de potência de 28% em relação à geração anterior.

A intermediária tem 470 cavalos e 58,7 kgfm de torque a partir de 2.500 rpm ( o que é 18% mais de força que o seda XJ anterior). E o topo de linha vem com o mesmo motor do esportivo XFR, com 510 cv e brutais 63,8 kgfm de torque, também a partir de 2.500 rpm. São números suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, conforme a fabricante.

Não é à toa que não fizeram cerimônia em cravar o felino na tampa do porta-malas. O XJ é o maior Jaguar
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