terça-feira, julho 07, 2009

Ciência - Italianos criam hidrogênio a laser

A fim de uma solução limpa para combustível, um grupo de pesquisadores de Florença, na Itália, utilizou lasers para produzir hidrogênio a partir de água sob alta pressão. O centro de pesquisa estudou as misturas gasosas e descreveu que a fotodissociação das moléculas de água por radiação próxima à UV (ultravioleta), em temperatura ambiente e pressões de alguns décimos de 1 gigapascal, pode ser usada para desencadear reações químicas em misturas de água com monóxido de carbono ou nitrogênio.

A detecção de hidrogênio molecular entre os produtos da reação, segundo os italianos, é o mais relevante do artigo. “Além das implicações em química fundamental, as condições de leve pressão e irradiação, a eficiência do processo e a natureza dos reagentes e das moléculas produzidas sugerem aplicações em síntese”, escreveram na apresentação.

Com isso, a “irradiação pressurizada em reatores volumosos” poderá ser usada para processos químicos sustentáveis, como a obtenção de hidrogênio combustível.

Os responsáveis pelo projeto Matteo Ceppatelli, Roberto Bini e Vincenzo Schettino possuem o artigo completo “High-pressure photodissociation of water as a tool for hydrogen synthesis and fundamental chemistry” publicado na internet em PDF, no site do PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of América).
Veja mais: http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/italianos-criam-hidrogenio-a-laser-07072009-3.shl

Nenhum comentário: