terça-feira, julho 28, 2009

Coisas da Vida - É muito bom ser Bahiano!

È muito bom ser Bahiano...Ser Bahiano é...

...Ser chamado de preguiçoso pelos cariocas e sentir no tom de voz que eles morrem de inveja porque aqui tudo é perto...Toda hora tá cedo...
E o trem das 11 passa as 12:30...De modo que sempre dá pra tomar 1 guaraná.

...Ser chamado de barbeiro pelos paulistas...E saber que aqui não tem revezamento, porque o ar não é poluído, os motoristas são calmos e o som das buzinas toca em ritmo de axé (paz) pra todo mundo.

...Ver os mineiros falarem da nossa culinária e ficarem babando quando passam na frente de uma baiana de acarajé.

...Saber que as mulheres mais lindas do país estão no Espírito Santo...e ter a felicidade de saber que nas férias elas vem ficar de joelhos e dizer amém na Bahia

...Ver as loiras gaúchas e catarinenses andando com os negões, no maior love...E os loiros tentando descobrir "o que é que a baiana tem"

...Passar no Dique receber um axé dos orixás...Seguir direto e ver a Fonte Nova toda azul, vermelha e branca e vermelho e preto, com os torcedores do Vitória misturados aos do Bahia, mas...sempre, cheia e alegre, sem bomba, sem tiro, sem pancadaria.

...Ver o pôr do sol do Farol da Barra, do Humaitá, de Mar Grande,...Ahhh!... De qualquer lugar...Aqui o Sol se põe inteiro, em qualquer lugar dá pra ver ele dormir sobre o mar.

...Sentar em Cira, pedir um abará ou um acarajé "cortadinho" com camarão...E ver as pessoas passando para um lado e para outro...Depois de sair do trabalho.

...Vestir branco na sexta feira...Ir à lavagem do Bonfim...E lavar a cara...No Bonfim Ligth.

...Morrer de rir quando ver na televisão o carnaval em outros estados com um ou dois trios elétricos falsificados, tocando na praia, e o pessoal jogando "espuminha" enquanto um som mecânico toca música de Bel e de Ivete...

...Ver os "turistas" fazerem (errado) as coreografias que fizeram sucesso na
Bahia...No ano passado.

...Ir passar o Carnaval em Recife e Olinda, dançar frevo melhor que os pernambucanos, e poder curtir saudosamente aquele carnaval de mil
novecentos e antigamente, quando o tempo parou lá.

...Ir para qualquer lugar e ser logo reconhecido: onde estamos, fazemos amigos, sabemos conversar, dançar, cantar, encantar e sorrir, hehehe...

...Ir pra o Aeroclube, passear na porta de todas as boates, barzinhos, paquerar, arrumar namorada(o)...

...Ir para Piatã e Ipitanga e não estar num programa de índio, para o Porto da Barra de segunda a sexta e não ver um navio...Lá só tem avião.

...Não ser expert e sempre se dar bem, não ser "Ó meu" e mandar no pedaço.

...Somos nordestinos até Ilhéus, sulistas a partir de Porto Seguro e nortistas até Juazeiro...

...Ser baiano é saber que mora na maior cidade do Brasil (as duas primeiras não são uma cidade só, são um amontoado: grande isso, grande aquilo), aqui que tem tudo que uma cidade pequena deve ter, tudo que uma cidade grande precisa, e podemos sair a noite com relógio no pulso...Sem medo de bala perdida...Ou certa.

...Ser baiano é ser amigo, ser honesto e ser alegre, e ter a consciência que mora em uma cidade onde Deus pegou o melhor de cada parte do mundo, encostou no mar, botou do lado de umas serras, cortou por uns rios...e mandou o sol brilhar todos os dias do ano...Quando viu como ficou, de tão feliz, colocou nela o nome de seu filho, SALVADOR!

Fonte: Desconheço a autoria do texto (se alguém souber me avise que eu coloco os créditos). Enviado por email pelo amigo ANTONIO LUIS CHAGAS(Airasse)

javascript:void(0)

Nenhum comentário: