sábado, julho 11, 2009

Fotografia - Mostra em Munique celebra 150 anos do nu artístico

A exposição "Nude Visions - 150 anos de imagens de corpos na fotografia", em um museu de Munique, no sul da Alemanha, conta a história do nu artístico na fotografia através das décadas.

Galeria: Nude Visions
A foto Estudo de Nu Artístico 3113, de Rudolf Lehnert e Ernst Landrock, foi tirada em cerca de 1920. (Fotos: Müncher Stadtmuseum)

Com cerca de 250 trabalhos de seu acervo, a mostra do Münchener Stadtmusem procura investigar os limites entre arte, sensualidade e pornografia. Aberta até dia 13 de setembro, a exposição é organizada cronologicamente, trazendo um panorama que vai de 1855 até 2005.

Casal Dançando Livremente, de Gerhard Riebicke já é de 1930, quando fotógrafos passam a experimentar mais e usar ângulos arrojados.

As peças mais antigas são datadas do início da história da fotografia, na metade do século 19. Essas obras, entretanto, não tinham um fim artístico - eram produzidas para servir de apoio ao estudo de pintores, desenhistas e escultores.

Essas primeiras experiências, desenvolvidas dentro de ateliês, trazem pessoas em trajes históricos, em poses inspiradas em motivos da antiguidade e do renascimento e retratam tanto homens, como mulheres e crianças. Somente no começo do século 20 é que o gênero ganha vida própria, se transformando em obra de arte, com diversas correntes.

A Última Pose mostra a atriz americana Marilyn Monroe clicada por Bert Stern em 1962 e marca a época do glamour (Foto: Bern Stern)

Os anos 20 e 30 marcam o começo das experiências com perspectivas, distorções e ângulos mais arrojados. Os movimentos de vanguarda nos anos após a Primeira Guerra Mundial desconstruíram e fragmentaram o corpo humano através de exposições múltiplas e contrastes fortes de claro e escuro.

Árabe com Flores, de Herbert List, foi tirada em 1935 fase em que a fotografia passa a explorar novos ângulos. (Foto: Hebert List Bequest, Hamburg and Münchner Stadtmuseum)

Nas décadas posteriores, os retratos de nus foram ganhando o glamour, tomando as páginas de revistas de moda e conquistando estrelas de cinema. Uma imagem que já entrou na memória coletiva é a de uma lasciva Marilyn Monroe clicada em 1962 pela câmera do fotógrafo Bert Sterns.
Veja mais: http://www.bbc.co.uk/portuguese/cultura/2009/06/090605_galerianufotografia.shtml

Nenhum comentário: