sábado, julho 25, 2009

Gastronomia - As sopas voltam à Ceagesp

Aprenda a fazer duas sopas que, além de esquentar o inverno, serão servidas nas comemorações dos 40 anos do entreposto.

Sopa de legumes: tradição que a Ceagesp traz à mesa em festival

Como parte das atividades especiais desenvolvidas para comemorar seus 40 anos, a Ceagesp - Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo vai sediar um festival de sopas até 29 de agosto, de quinta a sábado.

Nos anos 70, em uma São Paulo com bem menos atrações turísticas do que a de hoje, e com uma madrugada menos animada, os usuários do entreposto costumavam se reunir para saborear uma sopinha de cebola. Tomar sopa no "Ceasa", como o local era então conhecido, acabou virando moda entre os paulistanos.

"O Festival de Sopas é uma forma de homenagear os pioneiros da Ceagesp, na medida em que era o alimento que aquecia as madrugadas", diz o presidente da companhia, Rubens Boffino. "Neste ano em que completamos 40 anos, decidimos fazer diversas ações para resgatar a autoestima de funcionários, permissionários e ainda levar um pouco da história da empresa a toda a população", diz.

No evento, serão servidos 40 sabores diferentes de sopas a um público de cerca de 100 pessoas ao dia. À frente da cozinha está o chef Ivair Félix, que durante seus 17 anos de profissão já passou pelo conceituado La Tambouille e pelo restaurante da Sociedade Hípica Paulista.

Aqui ele ensina a fazer duas das sopas que serão servidas no festival, para quem quiser esquentar os dias frios do inverno.

SOPA DE MILHO VERDE COM FRANGO DESFIADO

INGREDIENTES:

2 colheres de azeite
2 dentes de alho
100 gramas de cebola picada
1 talo de salsão
300 gramas de frango desfiado
2 litros de água
800 gramas de milho verde batido e coado
280 gramas de catupiry
250 ml de creme de leite fresco
100 gramas de queijo parmesão
Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

Em uma panela refogue o frango desfiado com o alho, a cebola, o salsão e o azeite, depois acrescente a água e o milho verde batido e o catupiry. Deixe cozinhar por cerca de 30 a 40 minutos. Por último acrescente o creme de leite e o queijo parmesão. Tempere com sal e pimenta a gosto. Serve 10 pessoas

SOPA À MODA ANTIGA DE LEGUMES

INGREDIENTES:

1 colher de azeite
2 dentes de alho
300 gramas de cebola picada
700 gramas de músculo picado
3 litros de água
2 talos de salsão picado
300 gramas de feijão branco cozido
250 gramas de cenoura picada
300 gramas de batata em cubos
250 gramas de mandioquinha picada
300 gramas de tomate picado sem pele
200 gramas de vagem picada
1 maço de cheiro verde
Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

Em uma panela refogue a carne com o alho, a cebola, o azeite por cerca de 20 minutos. Acrescente a água, o salsão, o feijão branco previamente cozido e deixe cozinhar por mais algum tempo. Depois coloque a cenoura, a batata, a mandioquinha, o tomate, a vagem e o cheiro verde. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto. Sirva com queijo parmesão. Serve 10 pessoas.

SERVIÇO:

FESTIVAL DE SOPAS DA CEAGESP

Quando: 23 de julho a 29 de agosto (de quinta a sábado)
Horário: 18h às 23h
Preço: R$ 14,00 (por pessoa) self service de sopas
Pagamento: dinheiro, cartão de débito e crédito Visa ou cheque
Onde: No antigo prédio da Nossa Caixa - entrada pelo Portão 3 (Av. Dr.Gastão Vidigal, 1946 - Vila Leopoldina - Estacionamento gratuito
Veja mais: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1702944-1641,00.html

Nenhum comentário: