terça-feira, julho 21, 2009

Gestão de Blogs&Websites - Elimine a rejeição ao seu blog! Saiba como manter os seus visitantes mais tempo online

Por Paulo Faustino

Não há muito escrevi aqui no blog sobre a importância da taxa de rejeição do seu blog e também sobre como compreender e diminuir a taxa de rejeição do seu blog. Infelizmente na blogosfera dos dias de hoje, são poucos os blogueiros que se preocupam com a taxa de rejeição dos seus blogs, muitas vezes elevadíssima e resultado de más decisões ou falta delas.

Provavelmente já leu diversas vezes sobre o número de “hits” que determinadas páginas ou blogs recebem. Nos dias de hoje os “hits” caíram completamente no esquecimento, ou tornaram-se completamente inúteis na compreensão do progresso e evolução de um website ou blog.

Para substituir os “hits”, surgiu um novo conceito intitulado de “taxa de rejeição”, ou em inglês “bounce rate”, que na verdade é uma forma de dizer ao blogueiro a percentagem de utilizadores que visitou o seu blog e foi-se embora imediatamente sem clicar em mais lado nenhum. Literalmente! É o mesmo que dizer o número de pessoas e sessões em que só foi produzida uma única visualização de página. Nada mais.

É tão importante compreender o número de visitantes que o seu blog recebe, como é igualmente importante compreender o número de utilizadores ou visitantes que não ficaram agradados ou impressionados com o seu blog, saindo imediatamente e após a sua aterragem.

A TAXA DE REJEIÇÃO E OS SEUS ATRIBUTOS:

1- Esta taxa mede a percentagem de utilizadores que entrou na sua página e saiu sem clicar em mais nada, literalmente!

2- Está disponível actualmente na grande maioria de ferramentas de análise estatística para blogs.

3- É fácil de compreender e ajuda-o a perceber rapidamente quais as alterações a efectuar imediatamente no seu blog, providenciando um comportamento diferente. Pode fazê-lo em menos de uma hora.

Se por ventura fizer uso de uma conta do Google Analytics, quando efectuar o login na sua conta e aceder a um dos seus blogs, irá visualizar o seguinte ecrã:

Este valor significa que a percentagem de utilizadores que este blog/projecto recebe, é de apenas 27%, um valor bastante bom, tendo em conta que a média anda na casa dos 50/60% geralmente. Este valor significa que cerca de 27% dos visitantes recebidos, entraram e saíram imediatamente do site sem efectuar mais uma única página visitada.

Para quem tem taxas de rejeição iguais ou superiores a 60%, o problema pode ser alarmante. No entanto, existem formas de melhorar esses resultados, reduzindo a taxa de rejeição gradualmente, após uma hora de trabalho de background a analisar como efectuar isso. Vejamos duas dicas preciosas:

DICA Nº 1
Primeiro procure pelos visitantes que chegaram ao seu blog, e liste-os de acordo com a sua taxa de rejeição. Compreenda quem lhe está a enviar tráfego de baixa qualidade. Para o fazer, a única coisa que necessita é visitar o menu “Traffic Sources” e clicar em “Referring Sites“.

Depois disso, liste-os de acordo com a taxa de rejeição. Vamos analisar um exemplo novamente:

Em apenas 5 minutos é possível perceber quais os websites e blogs que o ajudam a melhorar o seu tráfego de qualidade, e quais aqueles que estão claramente a fazer a sua taxa de rejeição aumentar drasticamente.

Identificando os sites que lhe enviam tráfego com taxa de rejeição muito elevada, você pode facilmente tentar compreender o porquê de isso acontecer (as campanhas, qual o contexto dos seus links, os anúncios, a forma como o seu blog é apresentado, etc) e dessa forma melhorar ou editar o conteúdo presente nesses sites, tornando-o mais prestável e agradável para os visitantes que o procuram com curiosidade.

No entanto, não são apenas os locais de tráfego que podem induzir o seu blog a taxas de rejeição muito altas, mas também as páginas de aterragem (landing page) onde os visitantes caem depois de clicar no link ou anúncio do seu blog. Vejamos a próxima dica.

DICA Nº2
Comece por visitar o menu “Content” que se encontra do lado esquerdo da navegação do seu Google Analytics, e posteriormente clique no menu “Top Landing Pages” para produzir um relatório semelhante a este:

Neste relatório é facilmente perceptível à esquerda a quantidade e quais as páginas de aterragem mais utilizadas no seu blog, e à direita a taxa de rejeição correspondente. Lembre-se que não é você que decide onde os visitantes e leitores aterram, pelo que é importante ter todas as páginas devidamente optimizadas para garantir que os seus visitantes permanecem tempo suficiente online.

Quando um visitante procura algo, um motor de busca geralmente retorna resultados de qualidade para essa pesquisa, sendo que muitas vezes essas páginas não são a homepage própria do blog, mas são a homepage que o visitante irá visualizar na sua primeira visita. Se você tiver algo como 10,000 páginas diferentes no seu blog, você terá 10,000 homepages disponíveis para aterragem.

Com isto, chegamos à conclusão de que existem páginas mais propícias à rejeição, pelo que é importante compreender o porquê. Ou porque são páginas de erro, ou porque o conteúdo não é relevante, ou porque não existem mais links de interesse, entre outras.

Em menos de uma hora é possível você verificar quais as páginas que levam mais tráfego para o seu blog e quais aquelas que produzem maior rejeição. Dessa forma será possível intervir, diminuindo gradualmente a taxa de rejeição do seu blog, criar maior envolvimento com a sua audiência, e provavelmente gerar mais receita para o seu blog também!
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/07/16/elimine-a-rejeicao-ao-seu-blog-saiba-como-manter-os-seus-visitantes-mais-tempo-online/

Nenhum comentário: