terça-feira, julho 14, 2009

Higiene & Saúde Bucal - Mau hálito: Existe a cura definitiva?

Uma baforada com mau hálito pode significar coisas piores do que uma refeição rica em cebola, alho ou uma esquivada da escovação dos dentes.

Exaladas asquerosas são alertas de gengivite, pouca saliva ou outras condições nada saudáveis.Infelizmente até a pessoa mais saudável do mundo acorda com gosto de cabo de guarda-chuva na boca, pela manhã. “Ninguém vai acordar de manhã com aroma de flores na boca”, disse Walter Bretz, professor da Universidade de Nova York.

As cáries e as línguas com seus fundos entalhes funcionam como reservatórios de bactérias que chamamos de placa. A bactéria produz compostos sulforosos voláteis que levam ao mau hálito, ou halitose.

Uma boca fedorenta pode ser um aviso de gengivite – inflamação nas gengivas que comumente causa inchaço, sangramento e sensibilidade na gengiva – que é causada pela placa bacteriana. Escovar os dentes e até língua ajudam a varrer as bactérias para fora.

FIO DENTAL

Os dentistas sempre encorajam seus pacientes a se infiltrarem nos locais mais difíceis entre os dentes com o fio dental. No entanto Walter disse que nenhuma pesquisa havia sido conduzida para medir no que essa prática poderia favorecer.

Em um estudo publicado na revista científica Journal of Periodontology feito com gêmeos entre 12 e 21 anos, Walter fez com que um grupo escovasse os dentes e línguas regularmente. O outro grupo adicionou o uso do fio dental.

Depois de apenas duas semanas aqueles que usavam o fio dental tinham melhor hálito e menos sangramento nas gengivas do que seus irmãos que não usaram o fio dental naquele período.

BAFO DE ALHO

Algumas vezes nem sequer o fio dental pode ajudar o mau hálito. Apenas uma mordida de certas comidas podem deixar o seu hálito repulsivo.

A halitose de um banquete temperado com cebola e alho pode durar mais tempo logo depois que a refeição é ingerida. Os alimentos são absorvidos pela corrente sanguínea e carregados para os pulmões local de origem de outros odores sinistros.

Enxaguante bucal e chicletes apenas mascara o cheiro por um breve período de tempo, pois o bodum continua até que o alimento passe através do seu corpo.

UM MAL CHEIROSO ALERTA

Uma boca pouco saudável é comumente sinal de um corpo pouco saudável. Por exemplo, cientistas correlacionaram halitose com doenças cardíacas. Pesquisas também indicaram que outras doenças e problemas de saúde produzem halitose como sintoma.

Segundo dentistas o mau hálito pode ser indicação de preocupações maiores como infecções. Boca seca, uma condição em que o corpo não produz saliva, evita que o corpo varra as bactérias fedorentas da boca.

Durante toda a noite nós ficamos com a boca seca, pois ninguém produz saliva enquanto dorme, o que causa o típico bafo mata-leão matutino. Pacientes com câncer que fazem radioterapia freqüentemente apresentam o problema da boca seca.

Um paciente na idade avançada com halitose pode ter ainda mais problemas. Com a boca seca vem a dificuldade para engolir e o paciente pode facilmente empurrar comida pela traquéia, diretamente para os pulmões, o que pode levar a pneumonia.

Insuficiência renal, diabetes, mudanças hormonais e problemas pulmonares também podem causar halitose. O cigarro contribui para uma exalação mais catinguenta para os fumantes.

CONTRIBUIÇÕES DA DIETA

Problemas digestivos como a dificuldade em metabolizar ácidos graxos e visitas poucos freqüentes ao vaso sanitário podem produzir mau hálito. Também é sinal de dietas e de alimentação com pouco freqüente.

Uma pesquisa mostrou que as pessoas que seguem a dieta das proteínas – também conhecida como dieta de carboidrato – como a dieta de Atkins, sofrem de halitose, apesar dela ser comprovadamente a melhor dieta.

Para descobrir se você deve se preocupar sobre o seu mau hálito visite um dentista ou um periodontista. Mas não antes de seguir estas dicas:

* Escove os dentes adequadamente, de preferência com uma escova elétrica, que limpa os dentes de maneira muito mais eficiente do que as antigas que funcionam apenas com a força dos seus próprios músculos.

* Use o fio dental freqüentemente.

* Use um enxaguante bucal com flúor diariamente para prevenir as cáries que acumulam bactérias malcheirosas.

* Estudos mostraram que usar um limpador de línguas freqüentemente também ajuda a diminuir a halitose.

Se você finalmente esgotar estas técnicas e inhaca baforenta persistir, procure um médico para investigar se não é uma das condições que indicamos anteriormente. [LiveScience, Cochrane]
Veja mais: http://hypescience.com/mau-halito-existe-a-cura-definitiva/

Nenhum comentário: