quarta-feira, julho 29, 2009

Medicina & Saúde - Próstata

Nós, da RHVIDA, queremos congratular você pelo seu dia.Se você não é pai com certeza é filho, e então vamos parabenizar você e seu pai. Você sabe que existem muitas coisas a fazer pelo seu filho. Mas duas são fundamentais: Amor e Exemplo. Amor é básico. Exemplo é atitude.

Uma das coisas que você faz (ou não) e que seu filho está olhando (e aprendendo)
é cuidar da saúde. E saúde é...

A música que você já cantou hoje, a caminhada de todos os dias, alguma loucura por amor, o respeito por seu trabalho, beber pouquinho, não fumar nunca, saber o nome do porteiro e verificar a próstata, após os 40 anos. A p r ó s t a t a ?

Sim, quer saber por quê?

A próstata é uma glândula que só existe no homem.Tem como função produzir substâncias que vão ajudar a tornar o sêmen mais fluido, facilitando a viagem dos espermatozóides.

Quando nos alimentamos, o que o organismo não aproveita é eliminado pelas fezes, suor, respiração e urina. Os rins filtram do sangue os elementos que devem ser eliminados, mais a água, que descem pelo ureter até a bexiga, o reservatório de urina.
No homem, a uretra começa na bexiga, passa por dentro da próstata e de todo o pênis e termina em um orifício chamado meato uretral, por onde a urina é eliminada.

O homem utiliza a uretra tanto para transportar a urina como o sêmen, na ejaculação. O sêmen é um líquido esbranquiçado que contém os espermatozóides (produzidos nos testículos) e secreções da próstata e das vesículas seminais.

A próstata fica localizada logo abaixo da bexiga.Pesa aproximadamente 20 gramas e tem a forma de uma maçã. A próstata envolve o canal da urina e, em condições normais, não comprime este canal e a urina passa normalmente.

Com o passar dos anos, a próstata pode desenvolver tumores, benignos ou malignos.
Mas a natureza preparou uma armadilha: os tumores benignos acontecem na região central da próstata e os malignos, na periferia. Isto significa que o tumor benigno
dá problemas logo no início (está perto do canal da urina). Mas o maligno só vai se manifestar mais tarde, quando chegar até a uretra ou já tiver se disseminado pelo corpo.

E o quê você sente enquanto a uretra está sendo estrangulada?

A próstata pode aumentar a ponto de fechar completamente a uretra, e a urina fica presa dentro da bexiga.A bexiga começa e inchar e pode até se romper. Esta é uma emergência, que necessita de intervenção médica.Geralmente para chegar a esta situação, é porque não houve prevenção e muitos sinais enviados pelo organismo foram negligenciados.

FATORES DE RISCO PARA TUMORES NA PRÓSTATA

a. Idade: o risco aumenta com a idade. 50% dos homens com idade entre 51 e 60 anos terão tumores na próstata. Aos 80 anos, este índice sobe para 90%.

b. História familiar de tumores prostáticos.

c. Hormônios: níveis mais elevados de testosterona (hormônio sexual masculino) predispõem a tumores (não comprovado).

d. Raça: mais comum em negros.

e. Alimentos gordurosos, principalmente carne vermelha.

COMO PREVENIR

Até o momento não há como evitar tumores na próstata.A diferença está em se antecipar!Procure seu médico.

ALGUNS MOTIVOS PORQUE OS HOMENS RELUTAM EM PROCURAR AUXÍLIO MÉDICO:

1. Constrangimento em discutir sintomas urinários.

2. Acreditar que o que sente é normal.

3. Medo do diagnóstico.

4. Aversão ao toque retal.

5. Desconhecimento dos outros métodos de avaliação.

Apenas 2% dos homens fazem regularmente prevenção de doenças da próstata. Você, que tem mais de 40 anos e é um pai de amor e exemplo, certamente já faz parte
desta estatística.

ENSINE SEUS FAMILIARES E AMIGOS SEREM COMO VOCÊ.

Fonte: Desconheço a autoria do texto. Enviado por email pelo Advogado e amigo paulista JORGE PILAN

Nenhum comentário: