segunda-feira, julho 27, 2009

Religião & Literatura - Reiki Umbandista A Energia da Mãe Terra

Por Edmundo Pellizari*

Reiki é um sistema de cura que canaliza a ener­­gia universal.Ele foi revelado ao mun­do por Mikao Usui,um curandeiro tradicional japonês, durante o ano de 1922.

A técnica do senhor Usui usa imposição de mãos e alguns símbolos milenares. Mikao Usui era um homem profundamente religioso e praticante de uma vertente do Budismo Esotérico (Mikkyo). O Reiki foi revelado a ele durante um retiro no sagrado Monte Kurama, perto da cidade de Kyoto.Ali existe um grande santuário, onde algumas poderosas deidades estão assentadas

e emanam uma atmosfera muito especial ao redor. Curiosa­mente, uma destas entidades é o magnífico Sojobo, Rei dos espíritos Tengu,en­tidades das matas e montanhas que possuem características muito parecidas aos nossos com­padres Exus. Tempos depois desta revelação, uma boa quantidade de técnicas energéticas foram descobertas ou redescobertas no mundo inteiro. Hoje temos mais de 200 estilos de Reiki espalhados por todos os continentes.

Alguns estilos estão conectados com tradições xamânicas e suas técnicas são utilizadas pelos curandeiros nativos desde a origem da humanidade. Na Polinésia os xamãs Kahunas incentivaram o Huna Reiki e o Aloha Reiki. Os curandeiros sufis reinventaram o Sin Ilahi Reiki e o Sufi Reiki. O Xamanismo Escandinavo en­sinou o poder curativo das Runas e nasceu o Run Valdr. A tradição celta dos druidas mostrou o Celtic Reiki.

No Brasil, terra da medicina milenar dos pajés, o curandeiro Alberto Águas criou a técnica Amadeus (Reiki Xamânico de Cura) baseada em sua experiência entre os guaranis. Na Paraíba, onde temos os misteriosos petroglifos da Pedra do Ingá, uma curandeira nordestina, Severina da Silva, descobre o poder de cura de alguns destes signos e desenvolve o Reiki Ingá.

No mundo todo conhecemos símbolos sa­grados que podem ser veículos da cura espiritual. As tradições religiosas zelam por estes sinais e seus sacerdotes (xamãs e curandeiros) os guardam com carinho. Na Umbanda temos os famosos Pontos Ris­cados. Estes sinais são a tradução visível de forças invisíveis e foram revelados pelas entidades es­pirituais.O conjunto dos Pontos Riscados, seus fun­damentos e mistérios constituem a Lei de Pemba.

Muitos dos Pontos Riscados tem poder curativo e podem ser ativados, magisticamente,
através do som (Ponto Cantado) e do fogo (velas, lampa­rinas ou outra fonte ígnea).
Eles também podem ser usados em conexão com a energia universal e aplicados pela imposição de mãos. Este tipo de tratamento energético é presencial (o paciente está diante do terapeuta) ou não presencial (o paciente está distante do terapeuta).

Muitos terreiros e centros umbandistas estão usando o Reiki com grande satisfação, indepen­dente do estilo empregado. Contudo, durante os últimos dez anos, alguns umbandistas começaram a se perguntar qual seria o estilo mais sintonizado com a Umbanda. Melhor dizendo, qual seria a técnica reikiana que traduziria melhor a energia movimentada pelas entidades umbandistas.

No Caribe, em algumas ilhas da região baixa das Antilhas, alguns curandeiros começaram a fazer algumas perguntas semelhantes. Eles pertenciam a cultos bem parecidos aos nossos e trabalhavam, inclusive, com as mesmas entidades espirituais. Alguns deles notaram que alguns símbolos tinham um poder curativo bem distinto e os separaram dos outros.

Com o tempo, eles reuniram nove tipos diferentes de símbolos, seus nomes, cores e modalidades curativas.Nasceu assim o Obya Reiki, também chamado de Sistema Yawd Obya de Cura.Seu mentor foi o curandeiro antiguano Ras Abner La Cruz, meu mentor dentro do Xamanismo Caribenho dos “Quatro Ventos” (Quatre Wintis), um ramo da Obeah no Caribe.Ras Abner me impressionou muito e me incentivou a meditar num processo semelhante.

Eu tinha pesquisado quase trezentos símbolos de cura de vários sistemas xamânicos ou de Reiki, mas não tinha encontrado uma direção espiritual para eles. Ou seja, para o nascimento de um sistema de cura espiritual, o ideal é que alguma força invisível e luminosa apadrinhe e guie o tra­balho!

Conversando com alguns curandeiros nativos, o estímulo necessário foi dado quando a figura de Avaré Suman foi invocada. Esta entidade, se­gundo os pajés que conheci, é o padroeiro natural do Brasil.

Suman é também conhecido como Sumé ou Tonapa. Ele é descrito como um homem de elevada estatura, todo branco e luminoso, com cabelos e barbas grandíssimos. Tonapa ensinou as artes e ciências sagradas nativas e foi um herói civilizador.

Dizem que percorreu, bem antes do estrangeiro Cabral, as terras brasileiras inteiras e ensinou a Boa Nova aos verdadeiros donos da terra. Também subiu até o Peru e desceu até a Pata­gônia...Suman deixou sua marca em todo o canto da América do Sul!

Pois, foi com a inspiração do Grande Pajé Suman que sete símbolos foram selecionados, nascendo o Reiki Umbandista ou Sistema Sumé de Cura. Neste sistema também foram aproveitadas as técnicas de pajelança que utilizam a imposição de mãos, junto com os saberes dos curandeiros caribenhos.

Certos símbolos do Reiki Umbandista também estimulam a vitalidade mediúnica, tão importante ao médium curador e de incorporação. Afinal, o médium umbandista é o herdeiro do pajé nativo e do curandeiro africano. A Umbanda é uma poderosa pajelança urbana!Nada melhor que agregar elementos tradicionais.O Reiki Umbandista é simples.

Basta querer ser instrumento da cura espiritual, usar um dos Sete Símbolos e se conectar com Pai Suman através da iniciação ritual. A energia vem do Mundo Espiritual, fonte inesgotável de Amor, Cura e Poder.

- Saravá Suman! Saravá Tonapa!

Fonte: Edmundo Pellizari* - ilhasanta@hotmail.com - Enviado por email pelo amigo ALEXANDRE CUMINO

Nenhum comentário: