terça-feira, julho 07, 2009

Tecnologia - Pagamento por celular será aceito no comércio

A Itaucard e a Vivo anunciam nesta terça-feira (07) um novo serviço que vai permitir o uso do celular para pagamento de compras. O aparelho vai funcionar como um cartão de crédito. Usuários da Vivo que possuem Itaucard e, além disso, têm celulares 3G, com pacote de dados para utilizar a web, terão um programa disponível no site da Itaucard. Quando o dispositivo for instalado no aparelho, ele vai "conversar" com as máquinas que realizam transações financeiras nos estabelecimentos. Dessa forma, os valores serão lançados na fatura do comprador.

Segunda a Folha de S.Paulo, qualquer modelo de celular que possua jogos instalados pode realizar a transação. Os clientes da Vivo que não utilizam esse tipo de aparelho, o serviço será disponibilizado através de torpedos SMS. Ainda não há informações se clientes pré-pagos também terão acesso à novidade.

O objetivo é realizar pagamentos e transferências pelo celular, até mesmo usuários que não têm conta em banco poderiam utilizar o serviço. De acordo com o jornal, o Itaú assinou um acordo com a Vivo e até metade de 2010, a maioria dos bancos do Brasil já deve oferecer o serviço.

Para Marcelo Condé, presidente da Spring Wireless, responsável pelo sistema implantado, similar ao brasileiro, no Banco Mercantil, o maior da Venezuela, a medida vai ajudar as pessoas que não têm conta.

"Isso permitirá aos bancos abrir contas específicas para quem usa celular e não tem conta corrente porque não consegue comprovar renda ou não tem dinheiro suficiente. A padronização permitiria que, caso haja problema na transação via celular, esses clientes possam sacar via celular em caixas automáticos." A Febraban (Federação dos bancos) pretende chegar a um acordo até o fim de 2009.
Veja mais: http://www.adnews.com.br/tecnologia.php?id=90862

Nenhum comentário: