sexta-feira, julho 10, 2009

Vida Animal - Índia planeja importar guepardos, extintos no país há 60 anos

Em uma iniciativa ambiciosa, o governo indiano planeja reintroduzir guepardos em seu território, 60 anos depois de terem sido declarados extintos no país. Como? Importando alguns representantes da espécie para repovoar a natureza local.

E, como nos últimos anos a caça, principal ameaça ao animal, tem exercido menos pressão na Ásia Central, em países como Índia e Afeganistão, o plano é atraente, apesar de audacioso.

A última aparição do animal documentada na Índia data de 1947, quando um príncipe indiano matou um guepardo com três tiros, durante uma expedição de caça. Mas apenas cinco anos mais tarde a espécie entrou oficialmente na lista de extintos do país.

Estimativas apontam que esse felino, também chamado de chita e considerado o mais rápido dos animais terrestres, está em perigo desde a época do imperador indiano Akbar, no século XVI.

Hoje, há menos de cem representantes da espécie na Ásia, todos vivendo no Irã. Segundo Jairam Ramesh, ministro do meio ambiente da Índia, o governo encomendou um estudo para analisar a viabilidade de reintroduzir os guepardos por meio da importação.

"Dois naturalistas sugeriram a ideia de trazer guepardos da África. Nós estamos avaliando se é possível, e iremos promover um encontro com outros especialistas para discutir o assunto, em setembro", disse Ramesh ao diário britânico Telegraph.

No entanto, ele ressaltou que, ainda que aprovado, o projeto pode demorar para ser implantado, já que a transferência de animais deve obedecer a uma série de normas internacionais.
Veja mais: http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1702370-1641,00.html

Nenhum comentário: