sábado, janeiro 20, 2007

A DISFUNÇÃO ERÉTIL - DE

A DISFUNÇÃO ERÉTIL - DE

Podemos dizer que DE é a incapacidade persistente do homem em obter ou manter a ereção suficiente para a realização de uma relação sexual satisfatória. É uma situação que ocorre em pelo menos um em cada dez homens. No passado, foi usado como sinônimo de DE o termo "IMPOTÊNCIA" que deriva do latim impotens e que vem a significar
"não poder".

A sexualidade no homem é aspecto fundamental da vida, ultrapassando sua função biológica de reprodução. Os problemas de sexualidade podem alterar as relações pessoais e são melhor solucionados quando existe boa comunicação entre os parceiros e ambos tem forte desejo de resolvê-los.

Há diferentes tipos de DE:

A primária é aquela que o homem apresenta ao longo de toda sua existência.
A secundária aparece com os anos após ter tido atividade sexual normal.

A DE não é comum nos jovens, mas se faz mais freqüente a partir dos quarenta anos; em uma série de estudos foi demonstrado que 52% dos homens entre os 40 e 70 anos de idade apresentavam algum grau de diminuição da potência sexual. Há alguns fatores que contribuem para que a impotência ocorra, entre eles o fato de ser fumante, diabético, hipertenso, ter doenças cardíacas, alterações nos níveis de colesterol, etc.
É claramente normal todos homens poderem ter problemas para alcançarem a ereção completa em algum momento de suas vidas, principalmente quando estão cansados, estressados, sob o efeito do Álcool, Drogas ilícitas (cocaína, Heroína, maconha, crack, LSD, Anfetaminas, Barbitúrios, etc) ou apresentam paralelamente alguma outra doença. Quando as falhas se tornam frequentes, dizem que o homem tem DE.

CAUSAS DA DISFUNÇÃO ERÉTIL - DE

a) Psicológicas:
O mecanismo físico do pênis é normal, mas a ereção se vê dificultada por questões psicológicas que podem ser devidas a simples ansiedade em praticar o ato sexual, problemas familiares entre o casal, depressão ou mesmo outros inconvenientes deste tipo como o estresse. Devido a agitação em que vivemos e a instabilidade próprias de nossa época, o estresse é um dos fatores que mais podem afetar uma vida sexual saudável e plena.
b) Vasculares:
São muito comuns e se devem à incapacidade de chegada do sangue ao pênis ou de seu aprisionamento dos corpos cavernosos (em uma linguagem simples o homem sente desejo. Um sinal cerebral é disparado para avisar todo o corpo, principalmente o pênis, de que deve se preparar para uma atividade sexual. Os CORPOS CAVERNOSOS são "avisados" para relaxarem sua musculatura lisa, deixando livre a entrada de sangue no pênis. Imaginem dificultar a saída de sangue do pênis, enquanto se aumenta o seu fluxo de entrada. Os corpos cilíndricos vão se enchendo de sangue, tornando o pênis duro, ereto. É como uma bexiga de água, quanto mais se enche de líquido, mas rija fica a parede de borracha. Pois é assim que acontece a ereção.) Os fatores de risco neste caso, são o tabaco (fumante de cigarro, charuto, cachimbo ou outros similares), doenças sistêmicas (como a hipertensão arterial, o diabetes), as doenças cardíacas e as alterações metabólicas como, por exemplo, o aumento nas taxas de colesterol.
c)
Neurológicas:
Nestes casos ocorre interrupção da mensagem do cérebro ao pênis, como por exemplo, as lesões (na maioria traumáticas) da medula espinhal, algumas doenças pouco frequentes (como a esclerose múltipla), ou intervenções cirúrgicas no pênis ou na próstata.
d)
Hormonais:
Devido a falta de hormônios sexuais masculinos (testosterona), pode ocorrer com o envelhecimento ou conseqüência de outras doenças.
e) Medicamentos:
Os remédios utilizados para tratar a hipertensão, as doenças cardíacas e os distúrbios psiquiátricos podem interferir na capacidade de ter uma boa ereção.

TRATAMENTOS PARA DISFUNÇÃO ERÉTIL - DE

Ajuda psicológica
- A maioria dos homens que apresenta disfunção erétil foi afetada psicologicamente, mesmo sendo a causa uma doença física. A ajuda psicológica pode ser fundamental para a recuperação do paciente e para diminuir a tensão entre os parceiros.

Tratamento Hormonal - De acordo com as estatísticas, um percentual pequeno de homens, a minoria, apresenta disfunção erétil devido a problemas hormonais. A terapia destes pacientes é realizada à base de adesivos cutâneos, pílulas ou injeções de hormônios masculinos.

Terapia Transuretral - Este sistema foi criado para a plicação local de remédios no pênis através da uretra. A ereção tarda entre dez e quinze minutos para ocorer e o remédio é eficaz apenas em alguns pacientes. Alguns transtornos, como ardor na uretra e pequenas hemorragias no canal urinário podem ocorrer.

Injeção Intracavernosa - Este tratamento consiste em injetar uma dose específica do medicamento diretamente no pênis através de uma agulha fina. A droga é injetada pelo próprio paciente dez ou quinze minutos antes das relações sexuais e a dose é ajustada para cada que a ereção dure aproximadamente uma hora.

Prótese Peniana - Nesta técnica são introduzidos dois cilindros sintéticos no pênis através de cirurgia. Estes cilindros conseguem dar rigidez suficiente para a penetração. Existem vários tipos de próteses, as hidráulicas são ativadas através de um mecanismo que somente produz rigidez quando desejado. O risco dos implantes é a infecção, especialmente em pacientes diabéticos ou com defesas baixas (aidéticos, por exemplo), mas as complicações são cada vez menos frequente.
 Posted by Picasa

Nenhum comentário: