sexta-feira, junho 29, 2007

DOENÇAS DE INVERNO

ALERGIAS RESPIRATÓRIAS - Com a chegada do inverno muitas pessoas, adultos e crianças, são acometidos pelas chamadas alergias respiratórias. A grande maioria dos pacientes apresenta sintomas de RINITE e ASMA. Antes de tudo, é bom saber o que é ALERGIA. Trata-se de uma doença hereditária (transmitida dos pais para os filhos), relacionada ao sistema imunológico da pessoa. Se um dos pais é alérgico, a chance de o filho ser é de 20%; se os dois pais são, as chances passam a ser de 80%. Este fator sofre influências, também, da região e do ambiente onde a pessoa vive, que podem, ou não, facilitar o desencadeamento da doença, explicam os especialistas em alergia clínica e ambiental. Segundo os médicos, no caso do Brasil, um país tropical com grande extensão territorial, as pessoas alérgicas sofrem influências de fatores ambientais inerentes a cada região, por exemplo: no sul, são registrados mais processos alérgicos desencadeados devido ao pólen que cai das flores e a alimentação. Nas grandes cidades do sudeste, como Rio de Janeiro e São Paulo, as influências são devido à poluição ambiental causada pela fumaça do trânsito, indústrias e chaminés. Caso seja comprovado o fator alérgico como tosse constante, dor no peito e nariz escorrendo, com freqüência, os médicos aconselham procurar um especialista, para diagnosticar as causas. Na maioria dos casos, as alergias podem ser controladas evitando-se o contato com as substâncias causadoras, monitorando o ambiente e eliminando os fatores externos que possam estar desencadeando o processo alérgico. O correto é tratar os sinais e sintomas da doença, para que ela não progrida. Em algumas situações, no entanto, é necessária a prescrição de medicamento antialérgico. Conforme atestam os médicos, alguns casos mais graves, como a asma não controlada e as reações anafiláticas devem ser tratadas com urgência. A reação anafilática, que pode ser desencadeada, principalmente, por picada de insetos (abelhas, vespas e formigas), medicamentos (antibióticos, ácido acetil salicílico entre outros) e ingestão de certos alimentos (como frutos do mar), tem como sintomas: inchaço principalmente da região do rosto (boca e olhos), dificuldade de respirar e tontura. Além dos fatores genéticos e ambientais, os especialistas alertam para a tendência de alimentos, como corantes, chocolate e leite, pois estes são grandes desencadeadores de alergia. Ou seja, para driblar esta grande vilã, que acompanha a humanidade durante séculos, é importante minimizar os fatores de risco, procurando viver em um ambiente seco (sem umidade), ventilado (sem fungo e ácaro, o parasita responsável por desencadear processos alérgicos) e limpo (sem poeira ou sujeira).

ALERGIAS

Rinite Alérgica - É caracterizada por espirros, prurido nasal, coriza e nariz entupido. A crise pode ser causada por ALÉRGENOS (poeira, pólen, mofo, pêlo de animais etc. Asma - Inflamação das vias aéreas. Os sintomas comuns são falta de ar, acompanhada de respiração ofegante, tosse e congestão nasal. Causadas por poeira doméstica, cheiros fortes, inseticidas, lustra móveis, tinta, mofo, pêlos de animais, emoções fortes e até alguns medicamentos, como, por exemplo, Aspirina, AAS, Novalgina. Para o reconhecimento da asma é necessário conhecer suas diferentes manifestações: na ASMA LEVE, os sintomas são discretos e esporádicos, não há sintomas entre as crises, não prejudica o sono, não atrapalha as atividades físicas, não provoca falta às aulas ou ao trabalho. Na ASMA MODERADA, os sintomas já são mais significativos: há cansaço, chiado e tosse, aparecem sintomas noturnos e prejudica o sono, atrapalha as atividades diárias (estudo, trabalho, esportes). Na ASMA FORTE, os sintomas são intensos e até diários, o sono é muito prejudicado, há muita interferência na vida escolar e profissional, as atividades físicas são limitadas.

DOENÇAS DE INVERNO

BRONQUITE - Facilmente confundida com a asma, é uma inflamação dos brônquios que provoca inchaço na mucosa e dificulta a passagem de ar. SINUSITE - Inflamação dos seios da face. Ocasiona dor no rosto, acima e abaixo dos olhos, muco espesso ou pus no nariz, às vezes com mau cheiro, nariz entupido e febre. Sempre que ocorrer um resfriado ou o nariz estiver entupido, tente mantê-lo limpo. Não assoe o nariz com força. RESFRIADO - Ataca principalmente o nariz e a garganta, causando espirros, coriza e tosse. A recuperação acontece em dois ou três dias. GRIPE - Em geral há extremo cansaço, febre por dois ou três

dias, dores no corpo, dor de cabeça, na garganta e coriza. A melhora ocorre entre três e cinco dias. A vacina reforça a imunidade. PNEUMONIA - Infecção nos pulmões, ocorre freqüentemente após outra doença respiratória mal curada. Caracteriza-se por calafrios, seguidos de febre alta, respiração rápida, dor no peito e tosse.

Nenhum comentário: