sexta-feira, junho 29, 2007

PESCA DESPORTIVA OU DE ARREMESSO PARA PRINCIPIANTES

FASES DA LUA

Muito se tem discutido se a lua interfere na pesca, ou não. Há luta entre os dois lados – os que defendem radicalmente a influência da Lua, e os que negam tal influência. Afinal, com quem está a razão? Entendemos que a razão não está nem de um lado nem de outro: está no meio... Um bom pesqueiro depende de vários fatores. Conseqüentemente, a boa e pródiga pescaria, que depende do pesqueiro, está submissa a esses mesmos fatores, e um deles é a Lua, com suas fases. Em termos de pesca, é o mesmo que falar em maré, pois, como é sabido de todos, o movimento das marés está intimamente ligado às fases da Lua. Outro detalhe importante na pescaria é o horário em que se pesca, e como o movimento da maré se altera dia a dia (uma defasagem de 45 minutos), ocorrerá um fato inevitável; em determinados dias do mês, o bom horário pra pesca não coincidirá com a boa posição da maré. O Pescador experiente sabe disso, e é nisto que consiste a influência da Lua.

GARANTA SUA PESCARIA COM AS FASES DA LUA

LUA MINGUANTE

1º. Dia – pela manhã, MÁ; à tarde, BOA
2º. Dia – pela manhã, MÁ; à tarde, SOFRÍVEL
3º. Dia – pela manhã, MÁ; à tarde, BOA
4º. Dia – pela manhã, REGULAR; à tarde, ÓTIMA
5º. Dia – pela manhã, MÁ; à tarde, REGULAR
6º. Dia – durante todo o dia, MÁ
7º. Dia – durante todo o dia, MUITO BOA

LUA NOVA

1º. DIA – do alvorecer até às 08:00h da manhã, MUITO BOA
2º. Dia – até as 09:00h da manhã, MUITO BOA
3º. Dia – até as 14:00h, MUITO BOA
4º. Dia – até as 14:00h, BOA
5º. Dia – até as 14:00h, BOA
6º. Dia – os peixes não mordem a isca
7º. Dia – entre 10 e 16:00h, MUITO DUVIDOSA

LUA CRESCENTE

1º. Dia – até as 10:00h, BOA, depois, regular
2º. Dia – até às 11:00h, BOA, depois, fraca
3º. Dia – durante todo o dia, REGULAR
4º. Dia – durante todo o dia, REGULAR
5º. Dia – durante todo o dia, REGULAR
6º. Dia – Das 13:00h até ao anoitecer, EXCELENTE
7º. Dia – durante todo o dia, SOFRÍVEL
8º. Dia – durante todo o dia, REGULAR

LUA CHEIA

1º. Dia – durante todo o dia, REGULAR
2º. Dia – durante todo o dia, DUVIDOSO
3º. Dia – durante todo o dia, HORRÍVEL
4º. Dia – durante todo o dia, SOFRÍVEL
6º. Dia – pela manhã, FRACO; à tarde, REGULAR
7º. Dia – pela manhã, DUVIDOSO; à tarde, REGULAR
8º. Dia – pela manhã, DUVIDOSO; à tarde, REGULAR

NÓS

Os NÓS na pesca são importantes. Infelizmente nosso espaço não nos permite instruir o principiante a fazer uma série variada de nós. Antes de jogar pela primeira vez o anzol n’água, aprenda-os. Que ninguém cometa o sacrilégio de aparecer na praia com “nós cegos” em suas linhas.

ARREMESSO

Na pesca de praia, o arremesso é fundamental., e o pescador que arremessa bem pega mais peixe, e o que mais conta...apanha peixes maiores. Dominar a técnica do lançamento bom e preciso, de longo alcance, deve ser um objetivo constante na vida de todo principiante. Aprenda a arremessar bem, e seja um pescador bem sucedido!...ou agarre-se à sorte, companheira sempre ausente!

A MELHOR HORA DE PESCAR

O pescador nativo costuma dizer: “o peixe come de manhã e de tarde, tal qual a gente mesmo”. E é isto aí. Boa hora para a pesca – se outros fatores não tivessem também influência – seria sempre pela manhã e pela tarde. Mais precisamente: de 05:00h até às 10:00h e de 15:00h às 18:00h., e desconsiderando o horário de verão, de que os peixes não tomaram conhecimento.
Existem espécies com hábitos noturnos – preferem cear ao invés de jantar – mas em se tratando de pesca desportiva, constituem em exceção. Sendo assim só resta ao pescador zeloso conciliar a boa hora de pescar com a não menos boa posição da maré. Isto ocorre sempre nas chamadas “marés de lançamento”, ou, mais precisamente, nos 4 dias que antecedem a LUA CHEIA (ou Lua Nova) e até 3 dias depois, é o conhecido PERÍODO DE MARÉS GRANDES.

PERÍODO DE PESCA DURANTE O ANO

Em clima permanentemente quente, como o Norte e Nordeste brasileiro, pesca-se o ano inteiro, e com maior proveito no verão. Mas onde as águas se esfriam no inverno, deve o pescador se contentar apenas com os meses de verão. As espécies que teimam em aparecer com tempo frio não merecem o sacrifício do pescador.

Nenhum comentário: