segunda-feira, julho 30, 2007

HISTÓRIA DOS JOGOS PAN-AMERICANOS

Os Jogos Pan-Americanos são um evento esportivo, realizado de quatro em quatro anos, envolvendo atletas da América do Norte, América do Sul e América Central.

Os Jogos Panamericanos, são um evento multi-desportivo, que tem como base os Jogos Olímpicos e organizados pela ODEPA. Funcionam como uma versão das Olimpíadas modernas onde participam os países do continente americano. Nos Jogos, são disputados esportes incluídos no Programa Olímpico e outros não disputados em Olimpíadas. Acontecem a cada quatro anos e tradicionalmente seguem um rodízio entre as três regiões do continente: América do Sul, Central e do Norte.
Representantes de diversos países da America Latina após as Olimpíadas de 1932 propuseram uma espécie de "Competição Regional" só para as Américas. Nessa época já existiam os Jogos Abertos da América Central e seus dois últimos eventos tinham sido no México em 1926 e em 1930 na Cuba socialista. A história segue até 1938 quando a região do Caribe começa a participar da competição. Após essa inclusão (e também dos Estados Unidos no ano de 1944), todos os outros países da América quiseram competir. Foi então que o ex-presidente argentino Roberto Marcelino Ortiz, fundou o Congresso Panamericano de Esportes (Pan American Sports Congress) em Buenos Aires, Argentina, em Agosto de 1940. Ficou convencionado que Buenos Aires seria onde realizariam o primeiro Jogos Pan-americanos em 1942. Isso acabou não acontecendo em decorrência da Segunda Guerra Mundial que durou de 1939 até 1945. Com o término da segunda grande guerra, e a volta ao período de paz, alinha-se com isso, um amplo crescimento econômico (em vários países da América) em razão das exportações crescentes para a Europa destruída pela guerra. Em virtude de tudo isso que durante o período compreendido entre 8 e 15 de Agosto de 1948, em Londres, Inglaterra, aconteceu o Segundo Congresso Pan-americanos (II Pan American Congress). O Congresso delibera novamente sobre a Ata inicial dos jogos e decidem que em 25 de Fevereiro de 1951 a cidade de Buenos Aires iria sediar o primeiro Jogos Pan-americanos. A primeira edição dos Jogos Pan-Americanos ocorreu na cidade de Buenos Aires (Argentina), no ano de 1951 (cerimônia de abertura aconteceu em 25 de fevereiro). Contou com atletas de 21 países, e foram disputados 18 modalidades esportivas. Com o passar do tempo, o evento foi ganhando cada vez mais importância no cenário esportivo internacional. A próxima edição do evento, que ocorrerá no Rio de Janeiro em 2007, contará com aproximadamente 5.500 atletas de 42 países que disputarão 28 eventos esportivos.

CONFIRA TODAS AS EDIÇÕES DOS JOGOS PAN-AMERICANOS DISPUTADAS ATÉ HOJE:

1951 - Buenos Aires (Argentina)
1955 - Cidade do México (México)
1959 - Chicago (EUA)
1963 - São Paulo (Brasil)
1967 - Winnipeg (Canadá)
1971 - Cali (Colômbia)
1975 - Cidade do México (México)
1979 - San Juan (Porto Rico)
1983 - Caracas (Venezuela)
1987 - Indianápolis (EUA)
1991 - Havana (Cuba)
1995 - Mar del Plata (Argentina)
1999 - Winnipeg (Canadá)
2003 - Santo Domingo (República Dominicana)
2007 - Rio de Janeiro (Brasil)

PAÍSES FUNDADORES

Vinte e um países são membros fundadores dos Jogos. São eles:
Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Chile, Cuba, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Guiana Francesa, Haiti, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela.

MODALIDADES A SEREM DISPUTADAS

EsgrimaFutebolFutsal Ginástica ArtísticaGinástica RitmicaTrampolim Acrobático, Hóquei em Campo, Handebol, Judô, Karatê, Pentatlo moderno, Patinação sobre rodas, Remo, Vela, Tiro esportivo, Tiro com Arco, Softbol, Squash, Natação, Nado sincronizado, Tênis de mesa, Taekwondo, Tênis, Triatlo, Vôlei, Vôlei de Praia, Pólo aquático, Levantamento de peso, Luta greco-romana, Luta Livre, Esqui aquático, Maratonas Aquáticas.

Nenhum comentário: