sexta-feira, agosto 03, 2007

NOTÍCIAS DA CAIXA - EXTRAÇÃO DOS 45 ANOS DA LOTERIA FEDERAL


A extração 4173, alusiva aos 45 anos das Loterias Federais, começa a ser distribuída às unidades lotéricas nesta sexta-feira (3/08) e marca o início de uma nova fase na história da primeira loteria administrada pela CAIXA. A partir desta edição, os bilhetes serão produzidos em papel reciclado, uma iniciativa que visa colaborar para a redução da degradação do meio ambiente.

A medida vai gerar uma economia de 220 toneladas de papel por ano, além de reduzir os consumos de água em 55% - 30 mil litros, e de energia em 70%, o equivalente a 4 mil kwh, já que a produção do papel reciclado requer menos matéria-prima e gasto de energia. O uso do papel reciclado para impressão dos bilhetes da Loteria Federal assegura a manutenção de todos os critérios de segurança e qualidade exigidos.

A implantação do papel reciclado na impressão da Loteria Federal segue o projeto corporativo “Responsabilidade Social” da CAIXA, que dá ênfase a questões ambientais e sociais. Posiciona a instituição como socialmente responsável, atuando com ética e transparência ao implementar políticas e ações de cidadania em todas as unidades. Os bilhetes passam a contar ainda com o símbolo “reciclado e ecológico”.

A adoção do papel reciclado é a primeira ação comemorativa de aniversário das Loterias Federais e tem o objetivo de valorizar e promover esta data especial. A extração 4173 conta com premiação de R$ 600 mil nas três séries. Essa extração apresenta ainda o selo comemorativo dos 45 anos das Loterias Federais, uma marca que passará a ser utilizada em todas as extrações do calendário de 2007, como reforço de comunicação alusivo à data comemorativa.

Para fortalecer a estratégia promocional desta ação, será realizada a distribuição de três reproduções de obras do artista plástico Di Cavalcanti – um dos maiores nomes dentre os tradicionais pintores brasileiros. Ao comprar um bilhete inteiro de R$ 20, o apostador ganhará uma reprodução de um quadro do pintor. Três obras, pintadas para as extrações “São João”, “Natal” e “Independência” da Federal no final da década de 60, foram reproduzidas em papel especial, uma para cada série da extração 4173.

A quantidade de reproduções disponibilizadas aos lotéricos é equivalente ao número de bilhetes definidos nas cotas constantes no SIGEL para distribuição da referida extração. É importante lembrar que os pedidos de “bilhetes extras” no balcão CAIXA não serão acompanhados de mais reproduções.

As Loterias CAIXA ressaltam aos lotéricos que esta é uma oportunidade inédita para incentivar a venda do produto e, de forma diferencial, a TRINCA de bilhetes, permitindo que os apostadores recebam, a título de brinde, as três reproduções disponibilizadas para esta ação promocional.

História - As Loterias Federais nasceram no Brasil com uma forte vocação social. O primeiro sorteio de uma loteria autorizado pelo Governo tinha a finalidade de levantar fundos para a conclusão da Casa de Câmara e Cadeia, hoje Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais. O sorteio foi realizado em 1784, na cidade de Vila Rica, com permissão do governador da Capitania, Luiz da Cunha Menezes. Em 1962, a Loteria Federal do Brasil passou a ser administrada pela CAIXA, com repasses de recursos para obras assistenciais.

Depois de cinco anos, a instituição deu início a uma política de promoçãocultural, convidando a pintora Djanira para ilustrar quatro extrações especiais da Loteria Federal. Outros artistas deram continuidade à ação e os bilhetes tiveram estampadas obras de Di Cavalcanti, Aldemir Martins, Alfredo Volpi, Rebolo e muitos outros. Fonte: Fax Prêmio/Jornal do Lotérico

Nenhum comentário: