segunda-feira, setembro 24, 2007

AH, SE EU PUDESSE FAZER O TEMPO VOLTAR..


Quem nunca se arrependeu de palavras que disse ou de coisas que fez na vida? Uma palavra dita na hora errada, um ato realizado num momento de ímpeto... Coisas que nos fizeram mal e magoaram pessoas que amamos. E quando essas pessoas não mais estão nesta vida, o lamento é ainda maior. Lamentamos o abraço que não demos, o afago que não fizemos, uma palavra de força, de ânimo, de amor, que os lábios não proferiram...Mas eles não estão mais aqui... Não podem mais ouvir-nos... Ah, se pudéssemos fazer o tempo voltar...
Como nos lamentamos por um “sim” que negamos, o “não” dito de forma áspera; como lamentamos não termos estendido a mão a quem esperou por nós.... Não tivemos coragem...o orgulho falou mais alto; trancamos a porta do coração. Ah, se pudéssemos fazer o tempo voltar...

Alguém já disse que há quatro coisas que são irrecuperáveis:

A pedra, depois de atirada;
A palavra, depois de proferida;
A ocasião, depois de perdida;
O tempo, depois de passado.

Quantas amizades não foram desfeitas por causa de uma palavra mal proferida? Ou em razão de “pedras” atiradas sob a forma de críticas , de ódio, de discórdia...Ou pela falta de humildade de dizer: Perdoe-me...Pelo orgulho de negar o perdão...Ah, se pudéssemos fazer o tempo voltar...

Quantas pessoas desfilam pelas ruas da vida, frustradas, sem esperança, por não terem tomado uma decisão na ocasião que lhes apareceu? Ah, se pudéssemos fazer o tempo voltar...

O tempo passa, e rápido. Flui entre nossos dedos enquanto nos preocupamos com coisas sem importância. E quando nos damos conta, com tristeza vemos que não valorizamos os melhores anos de nossa vida, porque nos preocupamos com tantas coisas sem importância , tantos detalhes insignificantes ...Ah, se pudéssemos fazer o tempo voltar...

Mas a máquina do tempo não tem marcha a ré. O tempo é implacável, mas é um bom mestre também. As cicatrizes que ele nos deixa são lições que devemos aprender, porque quando não se aprende pelo amor, aprende-se pela dor.

A Bíblia nos ensina que “como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita à seu tempo” (Prov. 25.11). Eis aí um sábio conselho para evitarmos ferir, magoar alguém, perder amizades, ou a pessoa amada. A intempestividade não é boa conselheira; ela pode causar rupturas em relacionamentos.

Valorize cada minuto que passa com uma pessoa querida; pode ser que amanhã você não a tenha mais ao seu lado. Se tiver que dizer um “sim” ou um “não” diga com amor. Não deixe para amanhã o abraço que você tem; o amanhã poderá não mais existir. Não deixe alguém partir sem ouvir de você: Eu te amo. Não deixe chegar o tempo de você dizer : Ah, se eu pudesse fazer o tempo voltar.

“A felicidade”, segundo os versos de Vinicius de Moraes, “é como a gota de orvalho numa pétala de flor; brilha tranqüila, depois de leve oscila, e cai como uma lágrima de amor”. Não deixe sua felicidade ser como uma gota de orvalho caída, não como uma lágrima de amor, mas como uma lágrima de dor, por uma palavra dita na hora errada, por um ato inconseqüente, pela falta de um abraço, de uma declaração de amor...

Não espere para dizer:

AH, SE EU PUDESSE FAZER O TEMPO VOLTAR..

E POR FALAR EM COISAS BONITAS, AQUI VAI UM BRINDE PARA VOCÊ

Se é verdade que a cada dia basta sua carga, por que então teimamos em carregar para o dia seguinte nossas mágoas e dores?

Há ainda os que carregam para a semana seguinte, o mês seguinte e anos afora... Nos apegamos ao sofrimento, ao ressentimento. Como nos apegamos a essas coisinhas que guardamos nas nossas gavetas, sabendo inúteis, mas sem coragem para jogar fora.

Vivemos com o lixo da existência, quando tudo seria mais claro e límpido com o coração renovado. As marcas e cicatrizes ficam para nos lembrar da vida, do que fomos, do que fizemos e do que devemos evitar. Não inventaram ainda uma cirurgia plástica da alma, onde podem tirar todas as nossas vivências e nos deixar como novos.
Ainda bem...

Não devemos nos esquecer do nosso passado, de onde viemos, do que fizemos, dos caminhos que percorremos. Não podemos nos esquecer de nossas vitórias, nossas quedas e nossas lutas.

Menos ainda das pessoas que encontramos, essas que direcionaram nossas vidas, muitas vezes sem saber. O que não podemos é carregar dia-a-dia, com teimosia, o ódio, o rancor, as mágoas, o sentimento de derrota e o ressentimento.

Acredite ou não, mas perdoar a quem nos feriu dói mais na pessoa do que o ódio que podemos sentir durante toda uma vida. As mágoas envelhecidas transparecem no nosso rosto e nos nossos atos e moldam nossa existência.

Precisamos, com muita coragem e ousadia, abrir a gaveta do nosso coração e dizer:
Eu não preciso mais disso, isso aqui não me traz nenhum benefício; E quando só ficarem a lembrança das alegrias, do bem que nos fizeram, das rosas secas, mas carregadas de amor,
mais espaço haverá para novas experiências, novos encontros.

Seremos mais leves, mais fáceis de ser carregados, mesmo por aqueles que já nos amam.
Não é a expressão do rosto que mostra o que vai no coração? De coração aberto e limpo nos tornamos mais bonitos e atraentes e as coisas boas começam a acontecer.

Luz atrai, beleza atrai. Tente a experiência!!! Sua vida é única e você é único, Sua vida merece que, a cada dia, você dê uma chance para que ela seja plena e feliz.

(Autor desconhecido)

Enviado por e-mail pela amiga CHARMOSA.

Nenhum comentário: