quinta-feira, setembro 20, 2007

NEGÓCIOS - FEIRA DE IATES ATRAI MULTIMILIONÁRIOS A MÔNACO

ATÉ O PRÓXIMO SÁBADO, OS MAIS LUXUOSOS IATES DO MUNDO PODEM
SER ADMIRADOS E COMPRADOS, POR PREÇOS QUE ATINGEM EM MÉDIA DEZENAS DE MILHÕES DE DÓLARES, NO MÔNACO YACHT SHOW, UMA DAS MAIORES FEIRAS MUNDIAIS DO SETOR.


No evento deste ano, estão expostos no porto e na baía de Mônaco 97 iates, sendo que 60% têm mais de 41 metros de comprimento. Nesse caso, os preços podem chegar facilmente a US$ 50 milhões. Os chamados “super iates” medem mais de 25 metros de comprimento. A grande atração do evento é o Alfa Nero, com 82 metros de comprimento, construído pelo fabricante holandês OceAnco. O Alfa Nero possui uma grande piscina, que pode ser transformada em heliporto, e oferece acomodação para 12 pessoas, além da tripulação. O iate foi decorado pelo arquiteto Alberto Pinto, um dos mais renomados do mundo.

Nesse mercado, os construtores preferem ser discretos e não gostam de revelar preços. Sabe-se, no entanto, que os maiores iates costumam custar mais de US$ 100 milhões.
“EM EXPANSÃO”
Segundo Luc Pettavino, organizador do Monaco Yacht Show, o setor de barcos de grande luxo está em plena expansão. “A demanda é superior à oferta. O mercado ainda é pequeno em relação às dezenas de milionários que surgem a cada ano e que aspiram ter um iate”, diz ele.
"Os compradores são principalmente americanos e europeus. Nos últimos dois ou três anos, surgiram também clientes chineses, russos e, em menor escala brasileiros”, afirma Johan Pizzardini, da assessoria de imprensa do salão.

Em 2007, 800 iates de mais de 24 metros de comprimento estão sendo construídos. A lista de espera vem aumentando: um iate encomendado neste ano poderá ser entregue somente em 2013.O evento em Mônaco reúne 500 expositores, entre eles os 15 maiores estaleiros navais do mundo, além de fabricantes de equipamentos e de decoração para os barcos de luxo.
Há também modelos ecológicos, como o iate TRIBU, de 50 metros de comprimento, que utiliza diversas tecnologias, como reaproveitamento de água e vidros que filtram o calor para reduzir a utilização do ar-condicionado.

O maior iate do mundo é o DUBAI, com 160 metros de comprimento, que pertence ao emir de Dubai.

O recorde será batido em breve pelo Eclipse, ainda em construção, comprado pelo bilionário russo Roman Abramovitch.
Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/09/070920_iateebc.shtml

Nenhum comentário: