terça-feira, setembro 25, 2007

MEDICINA & SAÚDE - ATÉ ACUPUNTURA DE "MENTIRA" É MELHOR DO QUE MEDICINA TRADICIONAL

Seis meses de acupuntura tradicional chinesa ou acupuntura “de mentira” parecem ser mais eficientes do que tratamentos convencionais para dor na região lombar (inferior) das costas de acordo com um estudo alemão com 1.2 mil pacientes.

A acupuntura tradicional envolve a introdução de agulhas em pontos fixos do corpo e outros adicionais em uma profundidade de 5 a 40 milímetros, enquanto a acupuntura não verdadeira aprofunda a agulha a apenas 1 a 3 milímetros na região lombar, evitando os pontos de pressão.

Os pacientes envolvidos no estudo foram divididos em três grupos de tratamento: acupuntura tradicional, acupuntura não-verdadeira e terapia convencional (que consiste em medicação, fisioterapia e exercícios). A taxa de resposta dos pacientes (definida por 33% de melhora na dor e 12% na habilidade funcional) foi verificada depois de seis meses de tratamento.

As taxas de resposta foram:

47,6% para o grupo da acupuntura tradicional
44,2% para o grupo da acupuntura de mentira
27,4% para o grupo tratado com a medicina tradicional.
As descobertas estão na edição de 24 de setembro da revista Archives of Internal Medicine.

“A superioridade de ambas as formas de acupuntura sugere um mecanismo em comum que pode atuar na geração, transmissão ou processamento dos sinais de dor no sistema nervoso central, que são mais fortes do que a ação da terapia convencional”, escreveu o Dr. Michael Haake e seus colegas, da Universidade de Regensburg em Bad Abbach.

“A acupuntura dá aos médicos uma opção de tratamento promissora e efetiva para dor lombar crônica com poucos efeitos adversos ou contra-indicações.

A melhora tanto nas medições primárias quanto nas secundárias foram significativas e duradouras depois do tratamento completo”, eles disseram. [LiveScience]

Fonte: http://groups.tecnocientista.info/nd.asp?cod=6108

Nenhum comentário: