terça-feira, setembro 25, 2007

UTILIDADE PÚBLICA - SEGURANÇA DOS PNEUS

MITO

Se precisar trocar apenas dois pneus do carro, vou colocar os dois novos na frente e deixar os dois meia-vida nas rodas traseiras.

FATO

Quer você tenha um sistema de tração dianteira ou traseira, os grandes fabricantes de pneus e automóveis recomendam colocar os pneus mais novos no eixo traseiro, para maior segurança em situações imprevistas e difíceis, como frenagem brusca e curva fechada, principalmente em pista molhada.


POR QUE COLOCAR OS PNEUS NOVOS OU MENOS USADOS NO EIXO TRASEIRO DO VEÍCULO?
Pneus mais gastos na frente do veículo, ajudam a diminuição do espaço de frenagem por 2 motivos:

1. Os pneus terão área de contato maior com o solo pois já estão "assentados" .

2. Estarão com menor altura de borracha na rodagem. Neste caso, há menor movimentação dos blocos e lâminas, portanto, maior performance de frenagem.

Numerosos testes demonstraram que geralmente é mais fácil controlar uma perda de aderência dianteira do que traseira;

Se os pneus dianteiros derraparem, o motorista perderá, por um curto espaço de tempo, o controle do veículo;

O reflexo natural para recuperar o controle é tirar o pé do acelerador e girar o volante no sentido da curva. Esse reflexo pode permitir o restabelecimento do controle do veículo.

Se a perda de aderência ocorrer nas rodas traseiras, a situação será muito mais difícil de controlar, pois o veículo poderá dar um “cavalo-de-pau”.

O motorista deverá, nesse caso, acelerar e girar o volante no sentido contrário ao da curva.

Somente um motorista muito experiente e especialmente treinado possui esse reflexo.

Por isso, para uma segurança reforçada, a melhor prática é colocarmos pneus novos no eixo traseiro:

Para uma boa estabilidade na frenagem;
Para uma melhor aderência nas curvas.

MELHOR NÃO USAR TODO O LIMITE DE DESGASTE DO PNEU

Pela lei brasileira, a profundidade mínima dos sulcos é 1,6 mm.

Na Alemanha, as seguradoras exigem a “regra da meia-vida” (4 mm) e não pagam sinistros se a recomendação não for seguida.

São os pneus trocados com meia-vida que chegavam (ou chegam) ao mercado brasileiro para serem usados até o limite de 1,6 mm.

PNEU TEM DATA DE VALIDADE!

A vida de útil de um pneu é de cerca de 5 anos. Depois disso ocorre ressecamento da borracha, perda de flexibilidade, micro-rachaduras e tendência ao “estouro”. A data de fabricação está na lateral do pneu com o código “DOT”. DOT 5001 significa que o pneu foi fabricado na semana 50 de 2001.

E O DESCARTE DOS PNEUS?

Enquanto no mundo inteiro o pneu é considerado um grave problema ambiental, pois leva mais de 600 anos para se decompor, no Paraná, a Unidade de Negócio da Industrialização do Xisto da Petrobras (SIX), está reciclando o produto;

A SIX recebe os pneus inservíveis de empresas fabricantes e importadoras do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais;

Desde que a tecnologia foi implantada, em maio de 2001, a SIX já reciclou mais de 9 milhões de pneus;

No co-processamento de pneu e xisto, são obtidos gases, óleo combustível e enxofre;
Cada pneu fornece 52% de óleo, 2,4% de água, 3,6% de gás e 42% de resíduo que, misturado ao xisto já beneficiado, serve de insumo para termoelétricas ou pode retornar ao solo sem agredir o meio ambiente;

O arame dos pneus é levado para reciclagem nas indústrias siderúrgicas;

Essa é mais uma das formas que a Petrobras encontrou para contribuir com a melhoria da qualidade da vida urbana.

FIQUE DE OLHO!

Preparado por:
Regional Norte-Nordeste
SMS/SMA

Fontes:
http://six.ab.petrobras.biz/portalsix/conheca/ReciclagemPneus.htm
http://www.unilivre.org.br/banco_de_dados/experiencias/experiencias/411.html
http://www.uol.com.br/bestcars/colunas/bob-116.htm
http://www.uol.com.br/bestcars/servico/dm-101.htm
http://www.uol.com.br/bestcars/ct/pneu15.htm

Enviado por e-mail pela amiga ANA CAROLINA (CHARMOSA).

DICAS

Os hábitos de cada motorista ao volante têm grande influência no desgaste e na durabilidade dos pneus do seu carro. Veja algumas recomendações úteis para o bom desempenho dos pneus do seu carro:

Evite dirigir em alta velocidade, porque a alta velocidade propicia um flexionamento excessivo da carcaça, o que provocará o superaquecimento dos pneus, incrementando o desgaste da banda de rodagem.

Evite fazer curvas em velocidade, porque esta situação força o arrasto dos pneus e origina um desgaste maior na área do ombro dos mesmos.

Evite freadas ou arrancadas bruscas, porque esta prática favorece o aparecimento de um desgaste irregular e acelerado da banda de rodagem do pneu.

Evite subir ou descer nas guias da calçada, em acostamentos ou outros desníveis com severidade, porque este hábito pode causar cortes e arrancamentos da banda de rodagem e quebras nos cordonéis da carcaça, resultando em separações e até estouros.

Evite roçar os pneus no meio-fio, porque o atrito violento ou repetido entre o costado do pneu (que é a área de flexionamento e a mais delgada da estrutura do pneu) e o meio-fio pode provocar separações e arrancamentos nessa área. Fonte: http://www.baraopneus.com.br/

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