quinta-feira, outubro 18, 2007

BIOLOGIA – DESCOBERTO PEIXE QUE VIVE EM ÁRVORES


Biólogos americanos descobriram que uma espécie de peixe pode permanecer meses - ou até mesmo um ano - fora da água, vivendo em galhos podres e troncos de pântanos, informou o jornal inglês Daily Mail. O killifish-de-mangue (Rivulus marmoratus) altera suas funções biológicas para conseguir respirar fora d´água. Os especialistas ficaram surpresos pelo fato dessa espécie conseguir ficar tanto tempo longe do seu habitat natural. Isso acontece quando a água das piscinas de lama dos mangues localizados no Estado americano da Flórida, na América Latina e no Caribe seca, fazendo com que eles busquem novos locais para se esconder.

Com cerca de 5 cm de comprimento, eles se alojam em troncos de árvores até que o nível da água volte ao normal. Enquanto isso, ficam alinhados e se alimentando de pequenos insetos. Para permanecer fora d´água, suas guelras são alteradas para reter água e nutrientes, enquanto nitrogênio é excretado pela pele.

Segundo os biólogos, essa descoberta, junto com a habilidade da espécie em procriar sem a ajuda de uma parceiro, talvez faça do killifish-de-mangue um dos peixes mais estranhos conhecidos pelo homem.

"Eles realmente não têm um comportamento normalmente encontrado em peixes", disse o biólogo americano Scott Taylor.
Fonte: http://groups.tecnocientista.info/nd.asp?cod=6163

Nenhum comentário: