sexta-feira, setembro 05, 2008

TURISMO - " LISBOA - PORTUGAL "

MUITOS OUTROS TRABALHOS SOBRE LISBOA, DE DIFERENTES AUTORIAS, CIRCULAM PELA INTERNET.CADA QUAL COM SUA VISÃO E SUAS IMAGENS SOBRE ESSA BELÍSSIMA CIDADE.

Eu, porém, trago meu ponto de vista, a opinião de um turista que visita Lisboa pela primeira vez e se surpreende. Não dá para esconder o encantamento com a cidade, seu lado romântico e poético, a beleza de seus parques e monumentos, e, principalmente, a hospitalidade do povo para com os turistas, especialmente brasileiros. Poucos lugares do mundo vi tamanho carinho para com os brasileiros como observei em Lisboa. Que coisa boa sentir-se em casa, estar numa cidade e num país distante, mas rodeado de carinho e simpatia por toda parte. Lisboa, maior cidade e capital de Portugal, com aproximadamente 600.000 habitantes, localizada no estuário do Rio Tejo, é uma das principais e mais antigas cidades da Europa. Seu porto é, também, um dos mais importantes da europa.



A região de Lisboa é a mais rica de Portugal, com um PIB per capita situado na média do constatado na União Europeia. Apesar da economia de Lisboa ser baseada na área de serviços, sua zona metropolitana é altamente industrializada.

Lisboa é mais antiga que Roma. Uma das versões da história atribui seu descobrimento aos Fenícios, no ano 1.200 a.C. Sua arquitetura é notável, numa conjunção do histórico com o moderno em perfeita harmonia.

Depois de seu ingresso na comunidade européia, ocorrido em 1986, Portugal prosperou muito, modernizou rodovias e ferrovias, ampliou as comunicações, restaurou portos e aeroportos, prédios e praças, e com isso atraiu um fluxo muito mais intenso de turistas e de negócios para suas terras.

Hoje Lisboa experimenta taxa de desemprego ao redor de 5,5% apenas. O nível de inflação gira a casa dos 2,8% ao ano e tende chegar a zero, assim como em toda comunidade européia. A economia caminha com muito vigor.

Em Portugal as crianças vão para a escola obrigatória aos seis anos e lá permanecem até os quinze anos, para completar o primeiro ciclo. E desde esse primeiro ciclo, já estudam 4 idiomas: o portugues, o inglês, o francês e um quarto idioma opcional.


O nível de segurança na cidade é muito bom, entretanto a cautela é sempre boa aliada. Como em toda cidade do mundo, por mais segura que seja, nunca é demais se precaver.

É grande o número de brasileiros vivendo em Lisboa. A grande Lisboa, que conta hoje com população aproximada de 2.500.000 habitantes, tem 80.000 deles. Eles estão em toda parte, no comércio, nos serviços (hotéis, restaurantes, bares), até mesmo na indústria. A acolhida dos brasileiros em Lisboa é impressionante, o carinho das pessoas é notório. Os portugueses têem nos brasileiros, o filho que um dia partiu em aventura na época dos descobrimentos pelo mundo e que hoje volta à casa.

Lisboa tem temperaturas que variam de 5ºC nos meses de dezembro e janeiro, e de até 39ºC nos meses de julho e agosto.

A visita a Lisboa e toda europa não requer necessidade de "vistos" para os brasileiros, apenas ter o passaporte dentro da validade. Existem vôos diários direto do Brasil, principalmente partindo de São Paulo, para Lisboa e outras cidades portuguesas e européias, com duração de 10 horas de vôo (para Lisboa).



Os preços em Lisboa se situam acima dos níveis de preços brasileiros. Vejamos alguns exemplos de coisas corriqueiras compradas nos restaurantes e bares da cidade: uma garrafa de água mineral de 500 ml custa E$ 1,50 euros; uma coca-cola E$ 1,30, uma lata de cerveja E$ 1,50 euros, uma sopa para uma pessoa E$ 6,00 euros, gasolina custa E$ 1,42 euros. Nota-se valores bem maiores que os praticados no Brasil, mas compatíveis com os níveis de europa. Vale esclarecer que existem preços bem mais baixos em supermercados e nos restaurantes e bares mais populares da cidade.

O salário mínimo em Portugal é de E$ 403,00 euros, e normalmente, no primeiro emprego, o salário dos iniciantes situa-se em E$ 500,00 euros. Quem já visitou Lisboa há mais de 10 anos não a reconhecerá. Quem não conhece, precisa conhecer. Vale a pena, a cidade está linda.

Fonte: Enviado por email pelo amigo português Francisco Perfeito.
Desconheço a autoria do texto.

Nenhum comentário: