segunda-feira, dezembro 08, 2008

SEGURANÇA – PROTEJA SEUS DADOS

A CONTAMINAÇÃO POR VÍRUS

MILHARES DE VÍRUS CIRCULAM DIÁRIAMENTE PELA INTERNET, DEPOIS QUE ELES ENTRAM NO SEU COMPUTADOR, O ESTRAGO É IMPERCEPTÍVEL ATÉ QUE SEJA TARDE.VOCÊ SÓ PERCEBE A PRESENÇA DELES QUANDO NÃO TEM MAIS VOLTA, A ESSA ALTURA VOCÊ JÁ PERDEU TUDO.

O item básico que todo, usuário tem que ter instalado no próprio computador é um antivírus atualizado. Depois que você instalar o seu, é necessário fazer a atualização do programa a cada quinze (15) dias. Diariamente dezenas de novos vírus são jogados na rede e somente um bom antivírus consegue detectar e barrar esses invasores que podem chegar até sua máquina escondidos em um e-mail ou em qualquer outro tipo de arquivo. Até através de mensagens instantâneas, como o ICQ, Skype, MSN etc é possível receber mensagens e arquivos infectados, portanto, olhos abertos. Nunca abra nenhum arquivo anexado sem antes passar o antivírus neles (o gmail possui um de excelente qualidade e não deixa passar nada) e isso serve para documentos do Word, Corel Draw e outros programas, principalmente os arquivos com terminação .exe, .com, .bat.

No caso de arquivos compactados, antes de verificar a existência de vírus, é preciso descompacta-los.

A INVASÃO DE HACKERS

Com a grande invasão da internet de banda larga, cada vez mais pessoas ficam diariamente conectadas a ela. Uma coisa precisa ser muito bem esclarecida: o hacker só invade e ataca seu computador se ele for convidado a entrar.

Esse convite é feito por programas Back Orifice (Um grupo de hackers, conhecido como Cult of the Dead Cow, criou um programa para invadir micros que estejam conectados àrede Internet e que rodem Windows 95 ou Windows 98. O programa, batizado de Back Orifice, uma evidente paródia ao Microsoft Back Office, dá total acesso à máquina invadida.

"O invasor terá mais controle que o usuário real do micro", conta DillDog, um hacker envolvido na criação do software, que seria uma versão dos produtos usados por administradores de rede para help desk remoto), que funciona como Back Door, (também conhecido por Porta dos fundos, é uma falha de segurança que pode existir em um programa de computador ou sistema operacional, que pode permitir a invasão do sistema por um cracker para que ele possa obter um total controle da máquina. Muitos crackers utilizam-se de um Backdoor para instalar vírus de computador ou outros programas maliciosos, conhecidos como malware).

COMO SABER SE SEU MICRO ESTÁ SENDO INVADIDO

Para verificar se seu computador está sendo invadido, feche todos os programas que usam internet, finalize os downloads e aguarde 30segundos. Depois desse tempo.

Depois desse tempo verifique se as luzes do ícone do modem que fica no canto inferior direito de sua tela continuam acendendo. No caso de continuarem piscando, é provável que alguém esteja se comunicando com o seu computador.

Utilize um FIREWALL (nome dado ao dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto de controle da rede. Sua função consiste em regular o tráfego de dados entre redes distintas e impedir a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados de uma rede para outra) para se prevenir de ataques.

DICAS PARA MANTER A SEGURANÇA DOS SEUS DADOS

- Tenha um antivírus instalado no seu computador e não se esqueça de atualizá-lo quinzenalmente;

- É importante ter um backup dos seus arquivos como garantia;

- Antes de abrir ou executar qualquer arquivo, verifique se ele não está contaminado por vírus.

-Tenha um cuidado especial antes de abrir arquivos com terminação .exe, .com e .bat;

Veja mais:
www.avast.com
free.avg.com/download-avg-anti-virus-free-edition

Nenhum comentário: