segunda-feira, dezembro 08, 2008

UTILIDADE PÚBLICA - COMO LIMPAR O NOME NO SPC

Muitos brasileiros enfrentam o complicado problema de ter o nome “sujo”, devido a dívidas que não puderam ser pagas. Isso acaba limitando o crédito e impedindo que façam novas compras, as vezes até mesmo depois de quitarem o valor devido. Mas como resolver esse problema?

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é um banco de dados das associações comerciais, presentes em todos os estados do Brasil. Nessas associações, são mantidos cadastros de consumidores que não quitaram seus débitos.

Para limpar o nome no SPC - no caso de cheque sem fundos protestado - a primeira providência é procurar a agência do banco que apresentou a ocorrência. Solicite ao banco informações sobre o número, valor e data do cheque.

Verifique no seu canhoto para quem foi emitido o cheque, procure a pessoa ou a empresa para regularizar o débito e recuperar o cheque. Em seguida, de posse do cheque, prepare uma carta, conforme orientação do gerente da sua conta no banco. Junte à carta o original do cheque recuperado.

Recolha no banco as taxas pela devolução do cheque e protocole uma cópia dos documentos entregues ao banco. A carta deve ser entregue no banco em que a pessoa possui conta. A regularização na base de dados do SPC vai acontecer depois que o Banco do Brasil (responsável pela atualização do arquivo do CCF) enviar os documentos para o SPC.

Fonte: http://nachapa.net/2008/04/01/como-limpar-o-nome-no-spc/

Nenhum comentário: