sábado, janeiro 17, 2009

INTERNACIONAL - Piloto do Airbus vai receber as chaves de Nova York

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, saudou nesta sexta-feira o piloto do avião que fez um pouso forçado na noite da última quinta-feira no rio Hudson e afirmou que entregará a ele e à sua equipe as chaves da cidade.



Chesley Sullenberger (foto abaixo)estava no comando do Airbus A320, da companhia aérea US Airways, quando precisou fazer um pouso forçado no rio Hudson, em Nova York.

Apesar das proporções do incidente, todos os 150 passageiros a bordo, além dos cinco membros da tripulação, sobreviveram sem maiores ferimentos.Em uma coletiva de imprensa nesta sexta-feira, Bloomberg afirmou que Sullenberger foi “incrivelmente habilidoso” e que ele não poderia falar com a imprensa enquanto as investigações sobre o incidente não se completassem, mas que entregaria a ele as chaves da cidade.

Bloomberg citou ainda o escritor norte-americano Ernest Hemingway, que definia heroísmo como a “graça sob pressão”.

“Acho que é justo dizer que Sullenberger mostrou isso na última quinta-feira. Suas ações corajosas inspiraram milhões de pessoas nesta cidade e milhões de outros ao redor do mundo”, disse Bloomberg.O prefeito também homenageou as pessoas envolvidas no resgate dos passageiros das águas do rio.“A calma e a firme liderança mostradas pelo piloto e pela tripulação fizeram com que, milagrosamente, todas as pessoas 155 pessoas que estavam no avião estejam seguras”.

A Casa Branca também informou que o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, ligou para Sullenberger para agradecê-lo por suas ações.

Bush teria elogiado o piloto por sua “impressionante habilidade em fazer com que o avião pousasse de modo seguro”, informou a porta-voz Dana Perino.

INVESTIGAÇÕES

Investigadores estão analisando o incidente, que acredita-se ter sido causado por um ou mais pássaros que teriam entrado nas turbinas do avião.

Eles estão tentando recuperar as gravações da caixa-preta da aeronave, além de estarem entrevistando membros da tripulação sobre o que ocorreu depois de o avião ter levantado vôo no aeroporto de La Guardia, em Nova York, rumo à cidade de Charlotte, no Estado americano da Carolina do Norte.

Um dos passageiros teria quebrado as duas pernas no incidente e os médicos atenderam 78 pessoas com ferimentos leves.

Informações dão conta de que Sullenberger teria afirmado que o avião poderia ter se chocado contra um grupo de gansos.Estas aves são comuns na região, mas raramente causam danos do tipo.

EXPLOSÃO

Jeff Kolodjay, que estava no avião, disse à BBC que "cerca de três ou quatro minutos depois da decolagem (...) o motor esquerdo explodiu (...).

"Eu estava olhando porque estava sentado perto. Começou um cheiro forte de combustível e uns dois minutos depois o piloto disse 'vocês têm que se preparar para um impacto forte'".

Segundo Kolodjay, "foi aí que todo mundo começou (..) a rezar e nós olhamos para a água e pensamos que tínhamos uma chance".

O passageiro disse que o pânico após o pouso forçado não durou muito. "Primeiro foi caos, mas todo mundo agiu de maneira ordeira. Depois de um tempo, eu fiquei repetindo 'relaxe, relaxe, mulheres e crianças primeiro'. E aí começou a entrar água depressa."

Poucos minutos depois de o avião ter pousado no rio Hudson, barcos começaram a chegar para resgatar os passageiros.

A temperatura da água era de cerca de -7ºC e a correnteza estava forte.

Depois do resgate, foram usados um guindaste e uma lancha para puxar a aeronave para fora do rio.

O avião foi levado para um píer em Nova York, onde está sendo analisado.
Veja mais: http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2009/01/090116_airbus_prefeito_cq.shtml

Nenhum comentário: