sexta-feira, fevereiro 20, 2009

10 técnicas para receber mais comentários no seu blog (que realmente funcionam!)

Tenho lido com frequência, blogueiros a queixarem-se da falta de participação dos seus leitores nos comentários dos seus blogs. Embora não exista fórmula eficaz no que toca ao incentivo à participação dos leitores, existem seguramente técnicas que ajudam a construir mais eficazmente uma comunidade em torno de um blog ou website.


Não há muito tempo li um estudo datado de 2006, que apontava que apenas 1% dos seus leitores têm necessidade de comentar e participar activamente no seu blog. Isso significa que em cada 100 leitores, apenas 1 irá submeter um comentário no seu blog. Esse é um valor manifestamente baixo.

Já falei algumas vezes sobre como atrair mais comentários ao seu blog, sendo que regra geral é necessário seguir uma estratégia a longo prazo, mantendo-se fiel a esse princípio, sempre.

Muitos blogueiros sabem que se forem pro-activos, comentarem noutros blogs e responderem activamente aos comentários do seu blog, mais tarde ou mais cedo irão colher esses frutos. No entanto, são poucos aqueles que investem o seu tempo nesse tipo de estratégia, por exemplo.

Vamos então analisar 10 técnicas (que realmente funcionam!) que o irão ajudar a receber mais comentários no seu blog a médio/longo prazo. Todas elas exigem um pouco de investimento e dedicação da sua parte, mas trazem efectivamente resultados credíveis.

1. CONVIDE OS SEUS LEITORES A COMENTAR

Alguns blogueiros sabem, e eu já vivi essa experiência várias vezes, que quando estes convidam os seus leitores a comentarem um determinado artigo, o resultado é sempre extremamente positivo.
No entanto, um dos erros mais frequentes dos blogueiros é suprimirem ao máximo essa necessidade, convidando constantemente os seus leitores a comentar, o que mais tarde ou mais cedo, acaba por se tornar trivial.

Tenha também noção de que os novos leitores nem sempre sabem como comentar e/ou participar dos debates do seu blog. Convideo-os pontualmente a comentar e a exercer o seu direito de opinião.

2. FAÇA PERGUNTAS AOS SEUS LEITORES

Uma das técnicas que melhor funciona ao nível dos comentários em artigos, é fazer uma pergunta pertinente num título de um artigo.

Independentemente de essa pergunta ser passível de ser feita dentro do próprio artigo, quando ela é feita no título, cria um impacto extremamente positivo nos leitores.
Sempre que faço perguntas pertinentes e directas aos meus leitores, geralmente recebo um feedback muito interessante.

3. APRENDA A DEIXAR A PORTA ABERTA À OPINIÃO DOS OUTROS

Embora quando se escreve um artigo informativo, se pretenda incluir o máximo de informação possível, é importante compreender que se por ventura você não deixar lugar para a opinião dos seus leitores, eles seguramente não a irão expressar.

Imagine um determinado artigo técnico, em que você simplesmente disse tudo o que havia para dizer, não deixando espaço para a opinião e/ou para os seus leitores acrescentarem informação que consideram pertinente. Quando isso acontece, geralmente o leitor retrai-se e não comenta.

4. RESPONDA AOS SEUS COMENTÁRIOS JÁ!

Se por ventura está a começar o seu blog, é importante que vá respondendo com brevidade aos comentários que lhe vão sendo colocados. Nos primórdios dos blogs, esse tipo de estratégia é extremamente importante e ajuda o blogueiro a criar uma relação com os seus leitores, ao mesmo tempo que vai criando debates e discussões realmente interessantes. Não deixe os seus leitores sem resposta, nunca!

Há medida que o seu blog for crescendo e o número de comentários aumentando, você irá sentir que não é necessário responder a todos os comentários, uma vez que os leitores ajudam-se mutuamente. No entanto, evite deixar de aparecer e mantenha-se sempre activo e participativo.

5. CRIE ALGUMAS BARREIRAS

Embora comentar seja um direito à opinião, ele não deverá ser exercido de uma forma ofensiva ou penalizante para o autor. Seja através de comentários ofensivos, pouco instrutivos ou spam, alguns dos seus leitores perdem o direito a expressar a sua opinião, e deverá ser você a definir essa barreira.

Utilize alguns plugins de gestão de spam como o Askimet ou o Defensio, crie uma política de comentários e mantenha-se atento aos debates que vão desplotando no seu blog. É importante a existência de debates, mas é igualmente importante mantê-los sãos e positivos.

6. SEJA HUMILDE

É importante que em determinados momentos da sua carreira de blogueiro, você tenha capacidade de mostrar aos seus leitores onde errou e porque errou. Errar é humano. Muitas vezes os leitores identificam-se com a humildade dos autores e pela sua capacidade de serem transparentes e directos.

Um autor que fala sempre num tom de superiorismo ou que julga ter sempre mais sabedoria que os seus leitores e/ou que a sua concorrência, acaba por se tornar um alvo da sua própria prepotência.

7. SEJA SIMPÁTICO

De tempos a tempos surgem aqui no blog comentários menos positivos, de leitores que por qualquer razão resolvem expressar a sua opinião.

Embora seja fácil responder de uma forma agressiva e em jeito de protecção ao trabalho que faço, a melhor forma de lidar com esses comentários, é analisá-los, aprender com eles, e responder sempre de uma forma graciosa e simpática.

Todos nós, em determinados momentos, temos algo a aprender uns com os outros, pelo que é importante aprender tanto com a crítica positiva, como com a negativa.

8. CONTROVÉRSIA É SINÓNIMO DE ANIMAÇÃO

Ser controvérso geralmente é sinónimo de animação para o seu blog. Embora este tipo de estratégia resulte, no âmbito geral, pode muito bem não funcionar em determinados momentos e dependendo do assunto.

É necessário algum cuidado quando se pretende funcionar de uma forma invertida, apelando ao clubismo, ao humor dos seus leitores e também dos seus concorrentes.

Com a controvérsia vem a animação, que resulta claramente em comentários e debates interessantes, mas vem também uma imagem de marca e uma personalidade associadas: você.

9. PREMIAR OS COMENTÁRIOS

Existem muitas maneiras de premiar os comentadores do seu blog, seja através de um TOP de comentadores com links Follow na sidebar do seu blog, seja através da oferta de um livro, seja através da citação de um comentário num determinado artigo, etc, etc, etc.

É importante de alguma forma, agradecer a participação daqueles que dispendem o seu tempo a acrescentar valor ao seu blog, pelo que se ainda não o fez, esta é a altura ideal para o fazer.

10. É FÁCIL COMENTAR NO SEU BLOG?

É incrível como nos dias de hoje ainda se encontram blogs que obrigam os leitores a registarem-se para comentar. O acto de comentar num blog deverá ser sempre o mais simples e isento possível, de forma a tornar a actividade e/ou necessidade do leitor, em algo aprazível e que o faça sentir bem.

Se o processo de comentar for complexo e/ou demasiado burocrático, é certo que o número de comentadores e comentários no seu blog, será muito baixo quando comparado com a sua concorrência.

Existem ainda outras formas de estimular a participação dos seus leitores, através da promoção de concursos, da utilização de plugins como o CommentLuv, entre outras formas de tornar o seu blog num autêntico fórum de discussão.

Embora este tipo de técnicas se aplique mais aos iniciantes na blogosfera, a verdade é que os comentários são um problema presente na vida de muitos autores e blogueiros, tanto experientes como inexperientes.
Veja mais: http://feeds2.feedburner.com/fiquerico

Nenhum comentário: