terça-feira, fevereiro 10, 2009

Cazu Marzu – O queijo cheio de insetos vivos

Cultura é cultura, não adianta a gente torcer o nariz para os alimentos que alguns países adotam, e da Itália vem o famoso Casu Marzu, ou modde casu, casu cundhidu ou mesmo formaggio Marcio.


O queijo é notável, exatamente por sua excentricidade, normalmente está cheio de insetos vivos, larvas.

O queijo é proibido, exatamente por motivos de saúde, mas é encontrado na Sardenha na Itália, país de origem do produto, no mercado negro, o casu marzu, pode ser traduzido literalmente para “queijo podre”.

O queijo ultrapassa o tempo normal de fermentação, vai para uma fase de decomposição, inclusive é provocada pelas larvas da mosca do queijo. Estas larvas são deliberadamente introduzidas para o queijo promova um alto nível de fermentação.

Algumas pessoas procuram retirar as larvas antes de consumir o queijo, que alegam que tem um gosto muito suave, exatamente porque as larvas eliminam a gordura do queijo. Entretanto muitas outras preferem comer com larvas e tudo, uma delícia.

O Casu Marzu será considerado tóxico assim que as larvas morrerem, portanto deve ser consumido enquanto as larvas estão vivas, e deve ser servido com um bom vinho forte. Alguns até acreditam em efeitos afrodisíacos de tamanha iguaria.

Um outro detalhe é que as larvas quando perturbadas saltam a uma distância de até 15 centímetros, podendo chegar até os olhos da vitima, digo do apreciador.A proibição do consumo de tal queijo foi motivada devido às reações alérgicas provocadas, e do perigo de consumir tal produto em estado avançado tóxico, causando vômitos, náuseas, dor abdominal e diarréia sanguinolenta, isto devido às larvas serem muitos resistentes ao suco gástrico do estomago do homem.

Fonte: http://taxidriversex.blogspot.com/2009/01/casu-marzu-o-queijo-cheio-de-insetos.html

Nenhum comentário: