domingo, março 15, 2009

8 formas de utilizar o Twitter para optimizar o seu dia-a-dia de blogueiro/freelancer

O Twitter é hoje uma das startups web2.0 mais bem sucedidas do mundo.

Embora não seja um projecto rentável do ponto de vista económico, porque não integra publicidade, é um dos projectos com maior crescimento em todo o mundo, tanto ao nível de tráfego como de utilizadores inscritos (mais de 7 milhões já). No entanto, existem ainda muitos cépticos acerca da utilização do Twitter como ferramenta de trabalho. Muitos pensam que o Twitter serve única e exclusivamente como perda de tempo, quando na verdade ele pode ser utilizado como uma ferramenta de trabalho poderosa, capaz de optimizar o seu dia-a-dia enquanto blogueiro ou freelancer.

Um dos problemas de hoje, é que as redes sociais consomem demasiado tempo, e verdade seja dita, existem outras tarefas mais importantes para fazer, e provavelmente mais rentáveis.

No entanto, é possível utilizar o Twitter com extrema frequência e ainda assim conseguir realizar mais tarefas e produzir mais.

Pese embora o Twitter não seja uma plataforma por excelência para a gestão pessoal e profissional, se já o utiliza com muita frequência, porque não espremer mais o seu sumo?

1. LEMBRANÇAS/LEMBRETES

Se costuma ter tarefas agendadas com frequência, reuniões, ideias para por em prática dentro de alguns minutos, entre outras coisas, e está constantemente a esquecer-se do que pretende fazer porque não aponta nada, o Timer é a solução ideal para si.

Apenas necessita de seguir o ‘Timer‘ no Twitter, enviar-lhe uma mensagem directamente com o tempo e tarefa, e ele irá avisá-lo há hora exacta. Exemplo: ‘d timer 30 reunião com cliente A’.

2. LISTA DE TAREFAS

Para quem tem constantemente listas de tarefas para realizar e não se consegue organizar com os horários e as constantes investidas no Twitter, existem hoje soluções muito interessantes para esse problema.

Apenas necessita de seguir um destes dois serviços: "Remember the Milk" ou "Nozbe", e enviar-lhes uma mensagem sempre que desejar adicionar uma nova tarefa à sua lista de tarefas correntes.

3. CALENDÁRIO

Se por ventura gosta de utilizar o calendário do Google (Google Calendar), visite a página do Twittercal e depois siga o ‘gCal‘ (Google Calendar) no Twitter.

Sempre que desejar adicionar um novo evento ao seu calendário, apenas necessita de enviar uma mensagem ao gCal. Exemplo: ‘d gcal reunião com cliente at 9pm’.

4. DELEGAR TAREFAS

Partindo do principio de que utiliza algumas das ferramentas em cima descritas, você poderá utilizar o Twitter para delegar tarefas a colegas de trabalho com relativa facilidade.

Visite a sua lista de tarefas pendentes no Twitter, encontre uma tarefa interessante para delegar, e envie uma mensagem via Twitter, ao seu colega, com a informação que desejava ver concluída. A automatização destes processos é na verdade bastante mais rápida do que enviar um email ou realizar uma chamada telefónica.

5. FOLLOW UP

A tarefa de following up é na verdade um excelente optimizador de conversas e também uma forma de realizar contactos rápidos com os seus clientes, amigos e colegas de trabalho. Ao invés de estar constantemente a abrir o email, a escrever o endereço do destinatário, a dar um título ao email e a redigir um texto de acordo com o que pretende, comece a pensar em enviar um Twitt a essa pessoa, com a ideia ou tarefa que deseja. Simples!

6. DESAFIOS E OBJECTIVOS

O Twitter é na sua essência uma ferramenta comunitária e de participação. Se pretende ganhar alguma motivação extra para atingir os seus objectivos, porque não comprometer-se com os seus seguidores? Se pretende ganhar $500/mês com o Google Adsense, comece por escrever os seus ganhos diários, todos os dias, no seu Twitter.

Crie um género de comprometimento consigo, com os seus seguidores e com os seus objectivos, e vá apresentando os resultados com regularidade. Além de ganhar um novo alento, você irá receber também muito feedback e apoio dos seus leitores.

7. COLECCIONAR IDEIAS E RESPOSTAS

Quando se tem uma larga escala de seguidores no Twitter e se faz uma pergunta pertinente, regra geral chovem respostas. Esse é o poder que o Twitter tem face a qualquer outro tipo de rede social. Se pretende uma ideia para um artigo, conhecer um novo programa de afiliação, encontrar um determinado produto ou script, o Twitter é o local ideal para questionar.

8. TRABALHAR NO TWITTER

Embora seja possível realizar trabalho no Twitter (escrever textos, histórias, artigos, etc), a verdade é que o Twitter é um distractor por natureza. Na minha opinião, se pretende mesmo trabalhar e produzir a sério, desligue o Twitter durante algum tempo, cumpra a sua tarefa, e depois volte a ligá-lo durante mais alguns minutos.
Veja mais: http://www.fique-rico.com/2009/03/12/8-formas-de-utilizar-o-twitter-para-optimizar-o-seu-dia-a-dia-de-blogueirofreelancer/

Nenhum comentário: