quinta-feira, março 26, 2009

Radicais Livres - Eles fazem você envelhecer

A Wikipédia nos diz:

Denomina-se radical livre toda molécula que possui um elétron ímpar em sua órbita externa, fora de seu nível orbital, gravitando em sentido oposto aos outros elétrons. Este elétron livre favorece a recepção de outras moléculas, o que torna os radicais livres extremamente reativos, inclusive com moléculas orgânicas. Os radicais livres têm vida média de milésimos de segundo, mas eventualmente podem tornar-se estáveis, produzindo reações biológicas lesivas.

Esta não é uma obra científica, mais é preciso explicar que os radicais livres representam a maior ameaça para o tempo de vida de um organismo. Em média o corpo humano é atacado pelo menos 10 mil vezes por dia, com o sistema imunológico reagindo. Em uma explicação simplista, diríamos que as moléculas são formadas de átomos regulares, com seus elétrons pareados, de forma a haver uma estabilidade com o núcleo.

Se, por qualquer motivo, um desses elétrons perder sua correspondência, irá procurar de imediato uma outra molécula para se associar. Tal molécula se forma irregular, a célula fica imperfeita e também gera outras imperfeitas. Tal como se fossem pequeninas explosões atômicas acontecendo em todas as partes do corpo, destruindo conjunto de moléculas e células.

Felizmente, o sistema imunológico reage prontamente, isolando a área e destruindo as células imperfeitas pelo sistema de impedir que se alimentem. Assim ocorrem as inflamações, cujo perigo vai desde as tromboses até os cânceres. Os radicais livres são produzidos de duas formas específicas: Uma, pela radiação. Pessoas expostas a elementos radioativos recebem um ataque bem maior de radicais livres. Aliás, como eles são devastadores, utilizam-nos na radioterapia para a cura do câncer.

Mais os radicais livres também se produzem pela ação química metabólica dos alimentos ou de substâncias poluidoras ou tóxicas, como as Drogas, o Cigarro, as Bebidas Alcoólicas, as Carnes e Laticínios Gordurosos. Quanto maior o número de “explosões atômicas” , pelo escape de elétrons e sua respectiva ação em cadeia, mas as células precisam se renovar, diminuindo consideravelmente o tempo de vida de uma pessoa. Isso, você envelhece mais rápido, quase sempre pela ação dos Radicais Livres.

Além de alimentação equilibrada, um dos destruidores dos Radicais Livres, são os Antioxidantes. Como o nome diz, são substâncias que fazem o ato de “enferrujar” ficar mais lento. Mais ou menos como aquela pintura à base de ZARCÃO, feitas nos portões de ferro para que custem a enferrujar. As células se reproduzem até um determinado número de vezes, o que está gravado no seu registro genético. Quanto mais se reproduzirem, ou se enferrujarem, mais rápido o indivíduo envelhece.

Os Antioxidantes mais poderosos são o TOCOFEROL (Vitamina E produzida pelo nosso próprio organismo), VITAMINA C, COENZIMA Q10 e VITAMINA P. Sem esquecer o ÔMEGA 3, presente no Salmão e na popular Sardinha. Lembre-se, para viver saudável, distância dos vícios, um cálice de vinho de boa qualidade às refeições (exceto se tiver doença que o proíba), verduras, legumes, frutas em geral (sem esquecer o mamão), mel puro de abelhas, limão, alho e cebola.

VIDA LONGA PARA VOCÊ. CUIDE-SE.

Fonte: Desconheço a autoria do texto. Matéria extraída da Revista Ervas Medicinais – Plantas e Alimentos - Editora AKS - Adotado pelo curso de Medicina Natural da UFRJ
http://sopadelula.blogspot.com/2009/02/o-que-sao-radicais-livres-e-o-que-os.html
Foto: http://www.dqb.fc.ul.pt/investigacao/index.htm

Nenhum comentário: